Site aponta candidatos a deputados federais mais fortes para 2014 na BA

Publicado em 18 de janeiro de 2014

%Fala Simões Filho Site aponta candidatos a deputados federais mais fortes para 2014 na BAChega a Assembleia, como sempre no final da legislatura, vários projetos do Poder Executivo e só podem ser votados na urgência

 

Antonio Imbassahy, um dos destaques do PSDB
 
   1. Saiu a primeira lista dos nomes mais fortes como candidatos a deputados federais pela Bahia, em 2014, segundo análise de deputados estaduais e do BJÁ.
 
   2. São eles: (PT) – Walmir Assunção, Nelson Pelegrino, Joisias Gomes, Moema Gramacho, Waldenor Pereira, Jorge Solla, Luiz Caetano, Geraldo Simões, P. Gabriel (apontado como herdeiro dos votos de Zezéu Ribeiro), Amauri Teixeira, Afonso Florence, Luiz Alberto e Robison Almeida.
 
   3. Na base governista: (PDT) Félix Jr; (Solidariedade) Arthur Maia; (PSD) Edson Pimenta, José Nunes e Zé Carlos Araújo; (PTB) Antonio Brito; (PCdoB) Daniel Almeida, Alice Portugal; (PP) Ronaldo Carleto, Mario Negromonte (pai ou filho), João Leão, Roberto Brito; (PR) José Rocha, João Carlos Bacelar Filho
 
   4. Oposição: (DEM) Carlos Cajado, Paulo Souto ou Fábio Souto, José Carlos Aleluia, Paulo Azi, Elmar Nascimento, Zito Barbosa, Pastor Luciano, Zé Chico (Feira); (PSDB) Antonio Imbassahy e Jutahy Magalhães; (PMDB) Lúcio Vieira Lima e Colbert Martins; (PROS) Maurício Trindade; (PTN) João Carlos Bacelar; (PPS) Joceval Rodrigues.
 
   5. São apenas 39 vagas o que significa dizer que a conta fecha com esse total e acima tem mais de 40 nomes. Interessante citar que são poucos os novos nomes na parada.
* João Henrique não consta da lista porque ninguém sabe se será candidato (ou não).
                                                                     ********
   6. O PT tem o prazo até dia 10/12 para compor seu novo Diretório (total de 59 nomes) e sua Executiva (19 nomes), mas, até hoje os grupos que participaram do último PED ainda não foram convocados para um encontro. 
 
   7. A divisão está centralizada em 75% do grupo vencedor do pleito (grupo de Wagner/Rui) e 25% integrados pelos minoritários.
 
   8. O grupo que teve à frente o jornalista Ernesto Marques detém 22% do bolo e 11 vagas no Diretório e + 4 na Executiva. Ernesto disse ao BJÁ que espera ser chamado para conversar e já passou do tempo. Outro detalhe é que a composição primeira é da Executiva e depois se compõe o Diretório.
 
   9. A discussão maior e interna no partido é saber quem vai sair (ceder o lugar) para os novos integrantes. Como não há consenso por lá, os debates acalorados seguem nos bastidores.
 
   10. A deputada Luiza Maia (PT) já obteve 28 assinaturas para dar entrada na PEC do voto direto válido para todas as instâncias. Ainda precisa de mais 10 para formalizar o pedido. Mas, tá difícil. Alguns deputados não concordam em dois pontos: a votação para a escolha dos deputados da Mesa e para a escolha dos conselheiros dos tribunais. 
 
   11. Temem que o voto sendo aberto a pressão do governador seja mais valia.
 
   12. A vereadora Tia Eron (PRB) fez pronunciamento no plenário da Câmara de Salvador e mostrou indignação pelo duplo assassinato ocorrido no município de Ibititá, microrregião de Irecê. 
 
   13. Por volta das 23h do  último sábado, em uma estrada do povoado Canoão, o vereador do referido município Ricardo de Reinato – PRB e seu sobrinho, Reinato Alencar de 11 anos, foram mortos a tiros.
 
   14. De acordo com a polícia local, o carro do vereador foi interceptado por um outro veículo ocupado por vários homens que disparam mais de 20 tiros com armas de grosso calibre. Para Tia Eron é difícil suspeitar que trata-se de latrocínio, pois os criminosos já chegaraM atirando. 
 
   15. Curiosamente ano passado, a esposa do vereador, Gabriela Martins de Alencar, 28, desapareceu e ninguém sabe do seu paradeiro.
 
   16. Como acontece todo final de legislatura o Poder Executivo enviou para a Assembleia Legislativa uma leva de projetos, os quais a essa altura do campeonato, só em regime de urgência poderão ser aprovados. 
 
   17. Entre eles estão: PL que cria o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; uma nova operação de crédito junto ao Banco do Brasil;  PL que altera a estrutura organizacional do TCM; entre outros.
   18. Seu moço! O modelito apresentado na Assembleia pelo deputado Deraldo Damasceno causou inveja a Daniel Alves. Calça jeans, camisa pólo de listras e gravata. No plenário, Damasceno defendeu a redução da maioridade penal.
 
   19. Com pauta sobrecarregada de projetos de autoria do Executivo Municipal, a Câmara de Lauro de Freitas faz sua última sessão ordinária nesta terça-feira, dia 10, a partir das 14h. 
 
   20. São 15 projetos – de uma simples regulamentação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a projetos mais polêmicos como o que altera parâmetros para construções verticalizadas no município e para contratações de operações de crédito.
 
   21. A vereadora Naide Brito (PT) considera que não houve o amadurecimento necessário sobre o teor dos projetos e suas consequências para a cidade. “Não se pode aprovar ou desaprovar o que não se aprofundou com os elementos técnicos necessários”, destaca. Naide lembra ainda que ao longo ano não se votou na Câmara mais que 20 projetos. “Agora se despeja um pacote com 15 projetos para votação em uma única sessão”.
 
   22. O deputado Elmar Nascimento (DEM) repercutiu no plenário da Assembleia o artigo de Antonio Risério, A Tarde, criticando duramente Rui Costa e Jaques Wagner. Para Elmar, quem “toca” o governo, hoje, é Ruy. “Wagner só faz política”, comentou.
 
   23. O deputado Adolfo Menezes (PDT), da base governista, disse no plenário, hoje, que “virou brincadeira na Bahia todo dia ter um assalto e/ou explosão de um banco”.
 
   24. Faleceu o deputado Natálio Dantas. Nem 1 minuto se silêncio foi prestado ao camarada. Nem meio minuto à moda Blater.
 
   25.A Bahia tem um déficit de 30 mil soldados na Polícia Militar, o que justificaria o aumento da violência em todo o Estado. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), deveria existir um policial para cada 250 habitantes. 
 
   26. A Bahia possui pouco mais de 29 mil policiais para atender 15 milhões de baianos. Ou seja, um policial para cada grupo de 510 habitantes. Os números foram analisados pelo deputado estadual Tom Araújo (DEM), em pronunciamento na Assembleia Legislativa.
 
   27. Os historiadores e professores de várias gerações da Bahia, Cid Teixeira, 88 anos, e Luís Henrique Dias Tavares, 87, serão homenageados com a Comenda 2 de Julho, em Sessão Especial a ser realizada na próxima sexta-feira (13/12), às 9h:30min, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, por iniciativa do ex-aluno, o historiador e deputado do PT, Zé Raimundo Fontes.
 
   28. Um total de 216 estudantes, que fizeram parte da primeira turma de alunos do curso de inglês do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), serão certificados nesta terça-feira (10), às 16h, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D´Água, em Salvador.
 
   29. A cerimônia terá a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação da Bahia, Osvaldo Barreto, entre outras autoridades. O projeto, intitulado de Welcome to Brazil – Curso de Extensão em Língua Inglesa para Estudantes da Rede Pública, é uma realização da Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
   30. A Fundação Cidade Mãe (FCM) promove o I Concurso de Poesia da instituição, em parceria com o Rotary Club de Salvador. Com o tema “A Cidade Que Eu Moro”, a atividade é voltada para as crianças e adolescentes atendidos no setor de Proteção Básica, através dos Centros de Convivência.
   31. O concurso tem como objetivo incentivar e familiarizar os jovens com a linguagem poética, para que sintam satisfação em ler, ouvir e produzir poemas, despertando o prazer pela leitura. Outro foco destacado pela FCM é a valorização e o sentimento de pertencimento à cidade de Salvador.
 
   32. Por trás de um simples panetone, uma verdadeira ação de solidariedade. Esta é a mensagem que a agência Ideia 3 traz na campanha de Natal do tradicional panetone Irmã Dulce, que este ano é protagonizada pelas crianças Centro Educacional Santo Antônio (CESA), um dos núcleos e atendimento da OSID.
 
   33. O foco é mostrar que panetone Irmã Dulce é muito mais que um produto para consumo ou presente, é um ato de amor e solidariedade, já que toda verba arrecadada com a venda é revertida para o CESA. 
 
   34. Com o tom lúdico e emocional, a agência produziu peças com os alunos em diferentes situações de aprendizado, de forma divertida e envolvente que, além do aspecto solidário, valoriza também o sabor e qualidade do produto.(BJA)

Confira Também:

Dê a sua opinião:

bb_bid = "1692115"; bb_lang = "pt-BR"; bb_name = "custom"; bb_limit = "5"; bb_format = "bbh"; –>