13 maneiras cotidianas de evitar o câncer


Primeiro, as boas notícias: você provavelmente não terá câncer. Ou seja, se você tem um estilo de vida saudável. “Até 70% das causas conhecidas de câncer são evitáveis ​​e relacionadas ao estilo de vida”, diz Thomas A. Sellers, PhD, diretor associado de prevenção e controle do câncer no Moffitt Cancer Center, em Tampa. Dieta, exercício e prevenção de produtos de tabaco são, é claro, sua primeira linha de defesa, mas pesquisas recentes descobriram muitas maneiras pequenas e surpreendentes de você incluir ainda mais a prevenção de doenças em sua vida cotidiana. Experimente essas novas estratégias e seu risco poderá diminuir ainda mais.

1. Filtre a água da torneira
Você reduzirá sua exposição a substâncias cancerígenas conhecidas ou suspeitas e produtos químicos que causam interrupções hormonais. Um novo relatório do Painel do Câncer do Presidente sobre como reduzir a exposição a agentes cancerígenos sugere que a água da torneira filtrada em casa é uma aposta mais segura do que a água engarrafada, cuja qualidade geralmente não é mais alta – e em alguns casos é pior – do que a de fontes municipais, de acordo com um estudo do Grupo de Trabalho Ambiental. (As principais opções da Consumer Reports para filtros montados em torneiras: Culligan, Pur Vertical e Brita OPFF-100.) Armazene a água em aço inoxidável ou vidro para evitar contaminantes químicos, como o BPA, que podem lixiviar de garrafas plásticas.

2. Pare de encher o tanque do carro
Dizem a EPA e o Painel de Câncer do Presidente: injetar um último esguicho de gás em seu carro depois que o bico sair pode derramar combustível e frustrar o sistema de recuperação de vapor da bomba, projetado para manter produtos químicos tóxicos, como o câncer. causando benzeno no ar, onde eles podem entrar em contato com a pele ou entrar nos pulmões.

3. Marinar a carne antes de grelhar 
As carnes processadas, carbonizadas e bem cozidas podem conter aminas heterocíclicas causadoras de câncer, que se formam quando a carne é queimada em altas temperaturas, e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, que entram nos alimentos quando são grelhados no carvão. “A recomendação para reduzir a carne grelhada tem evidências científicas realmente sólidas por trás”, diz Cheryl Lyn Walker, PhD, professora de carcinogênese no MD Anderson Cancer Center da Universidade do Texas.

Se você assar, adicione alecrim e tomilho à sua marinada favorita e deixe de molho a carne por pelo menos uma hora antes de cozinhar. As especiarias ricas em antioxidantes podem reduzir os HCAs em até 87%, de acordo com uma pesquisa da Kansas State University.

4. Cafeína todos os dias
Os
amantes de café que bebiam 5 ou mais xícaras com cafeína por dia tinham um risco 40% menor de câncer no cérebro, em comparação com as pessoas que bebiam menos em um estudo britânico de 2010. O hábito de tomar 5 xícaras por dia reduz o risco de câncer da faringe e da boca quase tanto. Os pesquisadores creditam a cafeína: o descafeinado não teve efeito comparável. Mas o café era um protetor mais potente contra esses cânceres do que o chá, que, segundo os pesquisadores britânicos, também oferece proteção contra o câncer no cérebro.

Mudar para alimentos potentes

    • Combatente do câncer: Beta-caroteno
      Fonte usual: Cenouras
      Melhor fonte: Batata-doce tem o dobro do beta-caroteno das cenouras.
    • Combatente do câncer: Beta-criptoxantina
      Fonte usual: Laranjas
      Melhor fonte: Uma porção de mamão tem 11 vezes mais beta-criptoxantina que uma laranja e 6 vezes mais que uma xícara de suco de laranja.
    • Combate ao câncer: luteína / zeaxantina
      Fonte usual: espinafre
      Melhor fonte: couve cozida tem 7 vezes a luteína / zeaxantina de espinafre cru.
    • Câncer: ácido elágico
      Fonte usual: Morangos
      Melhor fonte: framboesas frescas têm 3 vezes mais ácido elágico do que os morangos.
    • Combate ao câncer: Glucosinolatos
      Fonte usual: brócolis
      Melhor fonte: meia xícara de couve de bruxelas contém 4 vezes mais desses compostos antitumorais do que a mesma quantidade de brócolis.Você obtém o maior benefício de saúde das frutas e legumes quando come muitos tipos diferentes. No entanto, a maioria de nós obtém fitonutrientes para combater o câncer a partir de um punhado de tentativas comprovadas que nem sempre são as fontes mais potentes, de acordo com um estudo apresentado na reunião de Biologia Experimental de 2019, uma reunião anual organizada por várias organizações de pesquisa. Escolhas típicas e melhores substitutos:

5. Reduza os riscos 

Beber bastante água e outros líquidos pode reduzir o risco de câncer de bexiga diluindo a concentração de agentes causadores de câncer na urina e ajudando a liberá-los mais rapidamente pela bexiga. Beba pelo menos 8 xícaras de líquido por dia, sugere a American Cancer Society.

6. Carregue verduras realmente verdes
Na próxima vez em que escolher saladas, procure as variedades mais escuras. A clorofila que lhes dá a cor é carregada com magnésio, o que alguns estudos grandes descobriram diminui o risco de câncer de cólon em mulheres. “O magnésio afeta a sinalização nas células e, sem a quantidade certa, as células podem fazer coisas como se dividir e se replicar quando não deveriam”, diz Walker. Apenas ½ xícara de espinafre cozido fornece 75 mg de magnésio, 20% do valor diário.

7. Lanche nas castanhas do Brasil
Eles são uma fonte estelar de selênio, um antioxidante que reduz o risco de câncer de bexiga em mulheres, de acordo com uma pesquisa da Dartmouth Medical School. Outros estudos descobriram que pessoas com altos níveis de selênio no sangue têm taxas mais baixas de morte de câncer de pulmão e colorretal. Os pesquisadores pensam que o selênio não apenas protege as células dos danos causados ​​pelos radicais livres, mas também pode melhorar a função imunológica e suprimir a formação de vasos sanguíneos que nutrem os tumores.

8. Queime esse fator de risco de câncer de mama
Exercícios moderados, como caminhadas rápidas 2 horas por semana, reduzem o risco de câncer de mama em 18%. Exercícios regulares podem reduzir seus riscos, ajudando você a queimar gordura, que de outra forma produz seu próprio estrogênio, um conhecido contribuinte para o câncer.

9. Pergunte ao seu médico sobre densidade da mama
Mulheres cujas mamografias revelaram leituras de densidade da mama de 75% ou mais têm um risco de câncer 4 a 5 vezes maior do que o das mulheres com escores de baixa densidade, de acordo com uma pesquisa recente. Uma teoria é que os seios mais densos resultam de níveis mais altos de estrogênio – tornando o exercício particularmente importante (veja o item anterior). “Diminuir a gordura corporal também altera os fatores de crescimento, sinalizando proteínas como adipocinas e hormônios como a insulina de maneiras que tendem a desativar os processos de promoção do câncer nas células”, diz Walker.

10. Evite a lavagem a seco
Um solvente conhecido como perc (abreviação de percloroetileno) usado na lavagem a seco tradicional pode causar câncer de fígado e rim e leucemia, de acordo com uma descoberta da EPA apoiada no início de 2010 pelas Academias Nacionais de Ciências. Os principais perigos são para os trabalhadores que manipulam produtos químicos ou roupas tratadas usando máquinas mais antigas, embora os especialistas não tenham concluído que os consumidores também correm um risco maior de câncer. Alternativas menos tóxicas: lave à mão as roupas com sabão neutro e seque-as ao ar, limpe-as se necessário com vinagre branco.

11. Evite os riscos do telefone celular
Use seu telefone celular apenas para chamadas ou textos curtos ou use um dispositivo viva-voz que mantenha o telefone – e a energia de radiofrequência que ele emite – longe da sua cabeça. O ponto é mais para evitar qualquer risco do que proteger contra um perigo comprovado: as evidências de que os telefones celulares aumentam o risco de câncer no cérebro “não são consistentes nem conclusivas”, diz o relatório do Painel do Câncer do Presidente. Mas vários estudos de revisão sugerem que há um link.

12. Proteja-se do sol

A escolha inteligente de sua roupa ao ar livre pode ajudar a proteger contra o câncer de pele, dizem os cientistas espanhóis. Em suas pesquisas, os tecidos azul e vermelho ofereciam uma proteção significativamente melhor contra os raios UV do sol do que os brancos e amarelos. Não se esqueça de usar um chapéu: embora o melanoma possa aparecer em qualquer parte do corpo, é mais comum em áreas que o sol atinge, e os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill descobriram que pessoas com melanomas no couro cabeludo ou no pescoço morrem em quase o dobro da taxa de pessoas com câncer em outras áreas do corpo.

13. Coma alimentos limpos
O Painel de Câncer do Presidente recomenda a compra de carne sem antibióticos e hormônios adicionados, suspeitos de causar problemas endócrinos, incluindo câncer. O relatório também recomenda que você adquira produtos cultivados sem pesticidas ou lave bem os alimentos cultivados convencionalmente para remover resíduos. (Os alimentos com mais pesticidas: aipo, pêssegos, morangos, maçãs e mirtilos.) “Pelo menos 40 carcinógenos conhecidos são encontrados em pesticidas e devemos absolutamente tentar reduzir a exposição”, diz Sellers.