15ª Parada LGBT e 9ª Caminhada Rosa de Simões Filho acontecem neste final de semana


Neste domingo (15/09) será realizada a 15ª Parada LGBT e a 9ª Caminhada Rosa, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

De acordo com as informações divulgadas, pelo Grupo Gay de Simões Filho (GGSF) e o Grupo contra o Preconceito (GCP), o tema do evento desse ano será “Abrindo o armário da resistência, lutando pela nossa existência”.

Como tradicionalmente acontece, a parada terá sua concentração no Condomínio João Figueiras, a partir das 14 horas e seguirá pelas principais vias da cidade até a Praça Noêmia Meirelles, antiga Praça da Bandeira.

Ainda segundo a organização, o trio que será comando por artistas ligados a militância LGBT e dos Direitos Humanos terá apresentações e shows de artistas transformistas e de bandas locais.

Curiosidade sobre a Parada Gay

De acordo com a Associação da Parada do Orgulho LGBT, a primeira Parada do Orgulho LGBT  foi realizada na cidade de São Paulo e ocorreu em junho de 1997, na avenida Paulista, antecedida de uma manifestação, com o objetivo de reunir gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e ativistas para celebrar o orgulho e protestar contra o preconceito.

Naquela época, os movimentos sociais por direitos humanos não adotavam uma sigla comum para representar a diversidade, isso explica, por exemplo, o porque do grupo organizador denominar a primeira marcha de “Parada do Orgulho GLT”, ou seja, gays, lésbicas e travestis. No ano seguinte, veio a necessidade de instituir uma ONG, que fosse responsável pela Parada. Assim, nasceu a Associação do Orgulho GLBT de São Paulo.