20 efeitos colaterais do chá verde e quem deve evitá-lo


O chá verde é principalmente seguro para adultos quando consumido com moderação. Mas pessoas com problemas estomacais, deficiência de ferro, pessoas com baixa tolerância à cafeína, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com anemia, distúrbios de ansiedade, distúrbios hemorrágicos, problemas cardíacos, diabéticos, doenças hepáticas e osteoporose não devem consumir chá verde, pois pode ter efeitos colaterais. efeitos.

O chá verde é um dos chás de ervas mais antigos conhecidos pelo homem. Ele ganhou destaque rapidamente no Ocidente por causa de seus supostos benefícios à saúde, sendo a perda de peso uma das mais populares. Alguns desses benefícios à saúde são respaldados por estudos, enquanto outros ainda precisam ser pesquisados. Mas é preciso estar ciente dos efeitos colaterais também.

O chá verde é principalmente seguro para adultos quando consumido com moderação. O extrato de chá verde também é considerado geralmente seguro para a maioria das pessoas quando tomado por via oral ou aplicada topicamente na pele por um curto período de tempo. No entanto, beber muito chá verde (mais de 5 xícaras por dia) é considerado inseguro. Quando consumidos em excesso, os efeitos colaterais do chá verde incluem problemas estomacais, azia, diarréia, dor de cabeça, palpitações e arritmias, anemia, tremores e contrações musculares, diabetes, glaucoma, pressão alta e osteoporose.

Pessoas que têm uma baixa tolerância natural à cafeína sofrerão esses sintomas mesmo quando ingerem pequenas quantidades. Alguns já podem estar sofrendo de problemas que podem ser agravados pela ingestão de chá verde. Essas pessoas devem limitar o consumo de chá verde a no máximo 2 xícaras por dia. A hora de beber chá verde também é crucial.

Efeitos colaterais do chá verde

Como todos os chás, o chá verde contém cafeína; a ingestão excessiva de cafeína pode levar a ou agravar uma variedade de problemas, incluindo os seguintes:

1. Problemas de estômago

Os taninos presentes no chá verde aumentam a acidez estomacal que pode causar dor de estômago, náusea ou constipação. Por esse motivo, o chá verde não é consumido com o estômago vazio no Japão e na China.

Um estudo sobre suplementação dietética com extratos de chá verde descobriu que o suplemento de chá verde com o estômago vazio pode afetar o fígado. 1

Prepare seu chá verde em água entre 160 ° e 280 ° F. Não o coma com o estômago vazio.

É melhor beber chá verde após uma refeição ou entre as refeições. Pessoas com úlcera péptica ou refluxo ácido não devem consumir chá verde em excesso. Um estudo de 1984 concluiu que o chá é um potente estimulante do ácido gástrico, que pode ser reduzido pela adição de leite e açúcar.

Às vezes, a fabricação inadequada de chá verde também pode ter efeitos adversos. É melhor preparar o chá verde com água entre 160 ° e 280 ° F. Água excessivamente quente pode causar azia ou dor de estômago.

2. Deficiência de ferro e anemia

O chá verde reduz a absorção de ferro dos alimentos. Seus polifenóis se ligam ao ferro e o tornam menos disponível para o seu corpo. Anteriormente, acreditava-se que o chá verde impedia a absorção de ferro não-heme (ferro de origem animal) em cerca de 25%. 2 Porém, descobertas recentes sugerem que isso também prejudica a absorção de heme ou planta. 3

Adicione uma pitada de limão ao chá verde para verificar a má absorção de ferro.

No entanto, a vitamina C aumenta a absorção de ferro não-heme, para que você possa espremer limão no chá ou consumir outros alimentos ricos em vitamina C, como ervilhas, brócolis e tomate durante a refeição. Se você tem uma deficiência de ferro como anemia, o Instituto Nacional do Câncer recomenda consumir chá entre as refeições. 4

3. Dores de cabeça leves a graves

Embora o chá verde seja considerado uma bebida segura para pacientes com enxaqueca, ele ainda pode estar fora do gráfico da dieta de pessoas com dores de cabeça diárias crônicas. Estudos de pesquisa populacional demonstraram que a cafeína é um fator de risco para o início diário da dor de cabeça crônica e, embora o chá verde contenha muito menos cafeína que o café ou outros tipos de chá, é melhor evitar essas pessoas. 5

4. Problemas do sono, nervosismo e ansiedade

Não importa a quantidade de chá verde com cafeína, não é uma bebida para dormir. A própria cafeína pode bloquear substâncias químicas indutoras do sono no cérebro e aumentar a produção de adrenalina. A cafeína exerce efeitos óbvios na ansiedade e no sono, que variam de acordo com a sua sensibilidade. 6

O chá verde também contém o aminoácido L-teanina, que tem a capacidade de acalmá-lo, mas também o alerta, o foco e a concentração, o que está em desacordo com a boa noite de sono. 7

5. Batimento cardíaco irregular ou acelerado

A cafeína no chá verde pode causar batimentos cardíacos irregulares. Também estimula os músculos do coração a contrair quando em repouso.

6. Vômitos

Como a cafeína afeta o movimento dos alimentos através do tubo de alimentação, a contração e o relaxamento alternados dos músculos do tubo de alimentação podem causar náusea.

7. Diarréia

A cafeína tem um efeito laxante. Contribui para o peristaltismo (o movimento dos alimentos através do sistema digestivo). Ele estimula os músculos do cólon a se contrair e depois relaxar, o que resulta em uma maior necessidade de mover os intestinos.

8. Tremores musculares e contrações

Ao regular os canais de íons cálcio nas células, a cafeína força as contrações dos músculos esqueléticos. 8

9. Azia

A cafeína aumenta a liberação de ácido no estômago. 9 Isso causa desconforto semelhante à azia .

10. Tontura

A cafeína pode diminuir o fluxo de sangue para o cérebro, causando tonturas e enjôo. 10

11. Zumbido nos ouvidos

A cafeína pode agravar o zumbido ou zumbido nos ouvidos. 11

12. Convulsões

Cafeína estimula o sistema nervoso central. Ativa os neurônios quando consumidos em excesso, causando convulsões. 12

13. Distúrbios hemorrágicos

Cafeína no chá verde pode aumentar o risco de sangramento.

14. Diabetes

A cafeína no chá verde pode interferir no controle do açúcar no sangue. Se você bebe chá verde e tem diabetes, monitore cuidadosamente o açúcar no sangue.

15. Glaucoma

Beber chá verde aumenta a pressão dentro do olho. O aumento ocorre em 30 minutos e dura pelo menos 90 minutos.

16. Pressão alta

A cafeína no chá verde pode aumentar a pressão arterial em pessoas com pressão alta . No entanto, isso não parece ocorrer em pessoas que bebem regularmente chá verde ou outros produtos que contêm cafeína.

17. Doença hepática

Os suplementos de extrato de chá verde têm sido associados a vários casos de danos no fígado. Os extratos de chá verde podem piorar a doença hepática, pois a cafeína no sangue pode se acumular e durar mais tempo.

18. Osteoporose

Beber chá verde pode aumentar a quantidade de cálcio liberada na urina, o que pode levar à deterioração da saúde óssea e da osteoporose , especialmente naqueles que podem estar predispostos ao mesmo devido a outros fatores. A cafeína deve ser limitada a menos de 300 mg por dia (aproximadamente 2-3 xícaras de chá verde). É possível compensar alguma perda de cálcio causada pela cafeína pela ingestão de suplementos de cálcio.

19. Gravidez e riscos para a saúde infantil

O chá verde contém cafeína, catequinas e ácidos tânicos. Todas as três substâncias foram associadas a riscos de gravidez. Se você estiver grávida ou amamentando, o chá verde em pequenas quantidades – cerca de 2 xícaras por dia – é seguro. Essa quantidade de chá verde fornece cerca de 200 mg de cafeína. No entanto, beber mais de 2 xícaras de chá verde por dia tem sido associado a um risco aumentado de aborto e outros efeitos negativos.

A cafeína passa para o leite materno e pode afetar um lactente. Além disso, beber uma grande quantidade pode causar defeitos congênitos no tubo neural em bebês.

20. Problemas de absorção de nutrientes em crianças

Os taninos do chá verde podem bloquear a absorção de nutrientes, como proteínas e gorduras em crianças. Também pode levar à superestimulação por causa da cafeína presente no chá verde.

As pessoas sob medicação podem beber chá verde?

O chá verde não deve ser tomado junto com estes medicamentos, pois é conhecido por causar reações negativas:

Altamente interativo

Drogas estimulantes como anfetaminas, nicotina, cocaína e efedrina.

Moderadamente interativo

Adenosina, Antibióticos de quinolona, ​​Pílulas anticoncepcionais, Cimetidina (Tagamet), Clozapina (Clozaril), Dipiridamol (Persantine), Disulfiram (Antabuse), Pílulas de estrogênio, Fluvoxamina (Luvox), Lítio, Medicamentos para depressão (MAOIs), Hepatotóxicos, Medicamentos que coagulam lentamente o sangue (medicamentos anticoagulantes / antiplaquetários), pentobarbital (Nembutal), fenilpropanolamina, riluzol (Rilutek), teofilina, verapamil e varfarina.

Ligeiramente interativo

Álcool, fluconazol, medicamentos antidiabéticos, Mexiletine (Mexitil) e Terbinafina.

Como consumir chá verde?

O Conselho de Chá do Reino Unido recomenda beber não mais que 3 xícaras de chá por dia. Para obter os melhores benefícios à saúde, recomenda-se 2 a 3 xícaras. No entanto, as doses de chá verde variam significativamente, mas geralmente até três xícaras por dia é considerado seguro. A dose comum de chá verde é baseada na quantidade normalmente consumida nos países asiáticos, que é de cerca de 3 xícaras por dia, fornecendo 240-320 mg dos ingredientes ativos, polifenóis. Para fazer chá, as pessoas normalmente usam 1 colher de chá de folhas de chá em 250ml de água fervente.

Beba chá verde quando estiver fresco, mas ligeiramente resfriado. Escaldar o chá pode danificar seu sistema digestivo. Além disso, estudos recentes sugerem que muito chá quente pode promover câncer de garganta. Compostos no chá como catequinas, theanine e vitaminas C e B diminuem com o tempo através da oxidação, de modo que os benefícios à saúde são mais fortes com o chá fresco. Se você estiver produzindo as mesmas folhas de chá, faça-as com moderação. A cada infusão sucessiva, substâncias cancerígenas nas próprias folhas (geralmente pesticidas) são retiradas e podem até ser tóxicas. O chá velho também pode abrigar bactérias, principalmente porque suas propriedades antibacterianas diminuem com o tempo.

Conclusão

Você não precisa parar de beber sua xícara favorita de chá verde, mas se tiver alguma das condições médicas acima mencionadas ou tomar medicamentos prescritos, tenha cuidado e consulte seu médico sobre quantas xícaras você pode tomar por dia. Moderação é a chave para aproveitar todos os benefícios do chá verde.