26 maneiras legítimas de ganhar dinheiro


Ganhe dinheiro com uma apresentação paralela e saiba quanto tempo levará para ver a renda extra, seja freelancer online, dirigindo passageiros ou vendendo coisas que você não precisa mais.

Você precisa de dinheiro extra, mas não sabe por onde começar (ou o que é legítimo). Não se preocupe, temos tudo o que você precisa.

O NerdWallet reuniu 26 maneiras legítimas de obter uma renda extra – em casa ou por aí – e  listou cada opção com base na rapidez com que você pode começar e receber o pagamento. Enquanto a maioria das pessoas prefere dinheiro rápido, não descarte os shows “lentos”, pois eles podem pagar mais a longo prazo.

  • Rápido  – Se demorar duas semanas ou menos.
  • Médio  – Para shows que levam mais de um mês.
  • Lento  – Qualquer coisa que provavelmente leve mais de um mês.

1. Venda suas roupas usadas com cuidado

Vender roupas que você não usa mais é uma maneira rápida de ganhar dinheiro. Comece com lojas de remessa local para obter dinheiro mais rápido ou use sites como ThredUp e Poshmark para encontrar compradores. Se você seguir a rota on-line, tire fotos claras e bem iluminadas de suas peças e pesquise itens semelhantes para definir preços competitivos. 

2. Comércio de telefones antigos, eletrônicos por dinheiro

Tem um telefone antigo, iPad ou sistema de jogos por aí? Venda-o em um site como Swappa e NextWorth. Confira o programa de troca da Amazon, que paga aos participantes dos cartões-presente da Amazon – e ao eBay também. Se você está com pressa por dinheiro, tente um ecoATM. 

3. Alugue sua vaga de estacionamento

As vagas de estacionamento podem ser uma mercadoria quente, principalmente em áreas movimentadas. Se você tem uma entrada de automóveis ou local dedicado que não usa, alugue no Craigslist ou em outro serviço. Apenas certifique-se de alugar o seu espaço, se você for um locatário ou pertencer a uma associação de proprietários.

4. Dirija para Uber, Lyft

Participe do Uber ou Lyft (ou ambos) e ganhe dinheiro dirigindo passageiros. Só não se esqueça de levar em consideração os custos de gás e manutenção. Você precisa de um registro de condução limpo e um carro novo em boas condições. 

5. Faça entregas para Amazon, Uber Eats

Aproveite a crescente tendência de entrega e inscreva-se em um serviço como Instacart, UberEats, Postmates ou Amazon Flex. Você é pago por entrega, na maioria dos casos, e pode até receber dicas. Um carro nem sempre é necessário – os Postmates permitem que você use uma bicicleta, uma scooter ou seus dois pés para fazer entregas – mas uma verificação de antecedentes quase sempre faz parte do acordo. Saiba mais sobre como começar a usar o Amazon Flex , UberEats e Instacart .

6. Torne-se um passeador de cães ou babá de cachorro

Adora cães, mas não está pronto para comprar um dos seus? Obtenha sua solução cuidando dos problemas de outras pessoas – e seja pago por isso. Se sua casa não aceita cães, considere se tornar um passeador de cães. Aplicativos como Wag! oferece passear com cães sob demanda, para que você possa passear quando sua agenda permitir. Se você tiver espaço (e a permissão do seu senhorio, se você alugar), ofereça embarque noturno de cães. Os babás de cães no Rover.com, o site obrigatório para babás de animais de estimação, geralmente custam de US $ 25 a US $ 35 por noite, segundo a empresa.

7. Faça um show de babá

Babá não é apenas para adolescentes. Todos, desde estudantes universitários a aposentados recentes, podem ganhar dinheiro assistindo os filhos de outras pessoas. Os encaminhamentos boca a boca de amigos e familiares ainda são uma ótima maneira de começar, mas você também pode criar um perfil no Care.com ou no Sittercity para expandir seu alcance. Observe quaisquer habilidades especializadas, como certificações de RCP ou experiência com crianças com necessidades especiais, para tornar-se mais comercializável.

8. Encontre trabalho como empregada doméstica

Se você estiver disposto a assistir a casa de alguém – e talvez alimentar os animais de estimação, regar as plantas e tirar o lixo – torne-se empregada doméstica. Toque na sua rede pessoal para obter referências ou experimente o HouseSitter.com, que conecta proprietários de casas a proprietários de casas. As pessoas costumam ganhar de US $ 25 a US $ 45 por dia, de acordo com o site da empresa.

9. Pegue trabalho freelance online

Sites como Upwork, Fiverr e Freelancer oferecem oportunidades para realizar uma variedade de trabalhos freelancers, como redação, programação, design, marketing, entrada de dados e ser um assistente virtual. Fluente em um segundo idioma? Verifique sites como o Gengo ou a One Hour Translation, ou faça negócios através de um site próprio. Não importa que tipo de freelancer você faça, acompanhe a taxa atual do tipo de trabalho que você oferece, para saber se está cobrando muito ou pouco.

10. Teste de sites e aplicativos

Sites como o UserTesting.com pagarão por você pensar em quão bem – ou não tão bem – certos sites e aplicativos funcionaram. Você precisará passar em um teste curto para ser aceito, e receberá US $ 10 por cada teste de 20 minutos, o que envolve uma gravação e resposta a quatro perguntas escritas de acompanhamento.

11. Pegue tarefas no Mechanical Turk da Amazon

Mesmo na era da automação, alguns trabalhos ainda exigem um toque humano. As empresas geralmente terceirizam esses trabalhos por meio de serviços como o Mechanical Turk, da Amazon. Esses trabalhos podem ser entediantes – marcar imagens, transcrever vídeos, classificar recibos – e podem levar de alguns minutos a algumas horas. O pagamento depende da tarefa e a pessoa que solicita o trabalho aprova o produto acabado antes de pagar. Isso pode deixar espaço para golpes, assim como sua pesquisa e ingressar em uma comunidade como a TurkNation, que pode afastá-lo de negociantes desonestos.

12. Venda cartões-presente não utilizados

Descarregue seus cartões-presente não utilizados usando um site como o Cardpool ou o Giftcard Zen. Você pode vender cartões por uma porcentagem do saldo ou trocá-los por um cartão que usará. Cardpool também possui quiosques e locais assistidos por caixas para que você possa receber dinheiro no local. 

13. Liste seu quarto de reposição no Airbnb

Tem um quarto de reposição – ou dois? A disponibilização em sites de aluguel de férias pode fornecer uma renda secundária lucrativa. Por exemplo, os hosts do Airbnb ganham uma média de US $ 924 por mês, de acordo com dados do Earnest, um credor online. Se você é um locatário, verifique se tudo está bem com seu contrato de aluguel com antecedência. 

14. Alugue seu carro

Os moradores da cidade geralmente não usam seus carros por dias ou semanas a fio. Esse tempo ocioso pode se traduzir em dinheiro com serviços como Getaround e Turo, que permitem alugar seu carro a cada hora ou dia. O potencial de ganhos varia de acordo com o carro e a localização, mas os veículos padrão costumam alugar de US $ 30 a US $ 50 por dia. Carros de luxo e veículos utilitários esportivos comandam ainda mais dinheiro. Apenas certifique-se de conversar com seu provedor de seguros antes de se inscrever para garantir que você não colide com a política.

15. Faça pesquisas por dinheiro

Você pode gerar uma pequena receita secundária realizando pesquisas on-line – mas não espere rolar a massa. Os sites de pesquisa normalmente não oferecem um grande retorno, a menos que você invista muito tempo, e muitos sites são mais úteis para ganhar cartões-presente do que dinheiro. Alguns dos sites de pesquisa mais populares incluem Swagbucks e Global Test Market. 

16. Inscreva-se no TaskRabbit

Se você realmente gosta de montar os móveis da Ikea ou ficar em longas filas, pode ser que não faça tarefas para os outros. Sites como o TaskRabbit podem conectá-lo a pessoas que precisam de ajuda com diversas coisas. Mudar, limpar, entregar e ser um trabalhador braçal tem o “maior potencial de ganho”, de acordo com a empresa. 

17. Venda sua fotografia

Transforme suas fotografias em dinheiro através de sites como o Fine Art America, que permite carregar suas imagens para vender como impressões, camisetas, capas de telefone e muito mais. Outros mercados para fotógrafos incluem SmugMug, 500px e PhotoShelter. Alguns sites exigem uma assinatura, mas podem fornecer recursos que variam de armazenamento em nuvem a galerias protegidas por senha e um site personalizado.

18. Torne-se um professor particular

Troque sua experiência em matemática, ciências, língua estrangeira ou preparação para exames em um show lucrativo ao se tornar um professor particular. Você pode orientar as pessoas on-line ou pessoalmente. O que você cobra pode depender da sua experiência, conhecimento e da demanda. Para começar, veja que tipos de tutores são necessários no Craigslist ou crie um perfil em sites como Tutor.com ou Care.com. Você também pode anunciar seus serviços em escolas e centros comunitários locais.

19. Ganhe dinheiro com seu blog como afiliado

Se você é um blogueiro que obtém tráfego decente, pode ganhar dinheiro participando de uma rede de afiliados. Os afiliados (que é você) são pagos quando alguém clica no site para o site do parceiro e compra algo lá. Alguns blogueiros ganham muito dinheiro dessa maneira. 

20. Venda seus produtos no Etsy

Tem uma inclinação para madeira, jóias, bordados ou cerâmica? Venda seus produtos no Etsy, o site para artesãos que vendem artigos para o lar, arte e bugigangas. No ano passado, quase 30 milhões de compradores gastaram mais de US $ 2,8 bilhões no Etsy, segundo o site. 

21. Obtenha receita com publicidade do seu blog ou canal do YouTube

Transforme seus vídeos de gatos em vídeos a dinheiro. Se seus vídeos ou postagens de blog do YouTube atraem um grande público, você poderá ganhar dinheiro com publicidade. Com o Google AdSense, as empresas pagam para anunciar seu conteúdo. O serviço é gratuito, mas há requisitos que você deve atender. 

22. Torne-se um influenciador do Instagram

As empresas estão usando influenciadores do Instagram – pessoas com grande número de seguidores dedicados na plataforma – para representar seus produtos. Você pode entrar em ação solicitando oportunidades por meio de uma plataforma de marketing como Instabrand ou Famebit, ou entrando em contato com as marcas com as quais deseja trabalhar. 

23. Monetize seu canal do Twitch

Os jogos podem ser um show lucrativo quando você cria seguidores no Twitch, o site obrigatório para os jogadores. As emissoras podem receber doações dos espectadores e até obter uma parcela da receita de assinaturas e anúncios se atingirem o status de afiliado ou parceiro. 

24. Inscreva-se para ser um comprador misterioso

As empresas geralmente querem saber como estão o desempenho da perspectiva de um cliente. Inscreva-se para ser seus olhos e ouvidos. Você pode se inscrever on-line em sites como IntelliShop, BestMark e Sinclair Customer Metrics. Apenas tome cuidado com os golpes e faça uma pesquisa completa antes de assinar.

25. Encontre trabalho sazonal

Precisa de um show por alguns meses? Tente algo sazonal, como ser um salva-vidas, remover a neve ou trabalhar em um revendedor durante as férias. Os empregadores normalmente trabalham um mês ou dois antes da estação movimentada; portanto, planeje com antecedência a folha de pagamento. Verifique as vitrines das lojas, o Craigslist e os classificados locais para oportunidades sazonais.

26. Coloque seu drone para trabalhar

O mercado de drones está se expandindo. As empresas contratam trabalhos como inspeção aérea, fotografia e mapeamento terrestre. Então, se você já é um entusiasta dos drones, por que não colocar sua aeronave em funcionamento? Você primeiro precisa registrá-lo na Administração Federal de Aviação e obter uma licença deles para uso comercial. Então, você pode se inscrever para shows como piloto de drones. 

Cuidado com os golpes

A internet está cheia de oportunidades para ganhar dinheiro rápido online ou em casa, mas muitas são fraudes questionáveis, se não definitivas. Desconfie de qualquer “oportunidade” que exija uma taxa inicial, que você pague pela certificação ou solicite seu número do Seguro Social ou qualquer informação financeira, como o número do seu cartão de crédito.