5 sinais de que você seria um ótimo chefe


É preciso um pouco mais para ser gerente, e nem todo mundo tem. Se você está pensando em subir a escada da sua organização, veja se você tem algum desses cinco sinais de que seria um ótimo chefe.

Você está lá para as pessoas.
Se você acha que pode defender sua equipe, isso pode servi-lo bem como chefe, diz Davi Miranda, presidente da Insights corporativos . Um bom chefe “focará nos funcionários primeiro, nos clientes depois”, diz ele. “Se a maior parte do que o chefe diz é focada em clientes e vendas e pouco é dito sobre os funcionários, eles não ficarão na brecha para os funcionários quando as coisas ficarem estressantes e os melhores funcionários sairem.”

Você está atento.

Os melhores líderes evitam problemas, diz Marcos Carvalho , e para evitar problemas, é preciso estar atento. “Um funcionário remexendo ao atualizar o Projeto X dentro do cronograma, um funcionário que atualiza um projeto que é inconsistente com as atualizações anteriores, um vendedor que confia muito em uma venda necessária que não corresponde a outras dados disponíveis são todos os indicadores que merecem acompanhamento – agora. ”
Os líderes que aceitam os relatórios de que não há um problema, mesmo quando as evidências dizem o contrário, não terão sucesso por muito tempo. “Alguém que observa e acompanha o que viu e ouviu tem uma habilidade de gerenciamento extremamente valiosa”, diz Carvalho.

Você é empático.

 

Alguém que pode sentir e entender a dor e a felicidade de outra pessoa é cortado para ser um bom chefe, diz Douglas Martins presidente e sócio gerente do Dynamic Grupo . “Eles são mais capazes de ler os funcionários e se conectar com eles como chefe e pessoa”, diz ele.
Um estudo recente do Center Humanos conclui que a empatia é fundamental para a liderança porque é uma parte essencial do desenvolvimento de relacionamentos. Define empatia como sendo sensível a outros que parecem sobrecarregados; mostrando interesse nas esperanças e sonhos de outras pessoas; estar disposto a ajudar os funcionários com problemas pessoais e ter compaixão quando os outros discutem uma perda pessoal – está positivamente relacionado ao desempenho no trabalho. O estudo constatou que os chefes que demonstram empatia pelas pessoas que gerenciam são vistos como melhores por seus próprios gerentes.
 “Infelizmente, alguns gerentes de contratação / promoção não entendem essa característica”, diz Martins. “Eles vêem isso como compreensivo, o que é um problema, já que os gerentes compreensivos nem sempre responsabilizam as pessoas”.

Você está disposto a ser treinado.

 

Se você pode receber feedback e treinar bem e crescer a partir dele, essa característica pode servi-lo bem como chefe. “Uma pessoa que aprecia e procura feedback geralmente tem um ponto de vista saudável sobre o feedback”, diz Martins. “Eles são capazes de fornecer feedback direto aos seus relatórios de maneira direta e diplomática. Pessoas que não aceitam bem o feedback raramente o dão. ”
É importante ser flexível, diz Douglas. “Eles devem poder ajustar seu estilo de liderança à situação”, diz ele.

Você tem talento. 
Obviamente, você precisa fazer o trabalho. Se você é de alto desempenho, pode criar uma cultura e uma estrutura onde as coisas sejam feitas, diz Douglas Martins, presidente do Frontier Group . “Isso pode proporcionar uma excelente oportunidade de treinamento e avanço”, diz ele.