6 maneiras de ‘acalmar’ seu cérebro e viver mais


Todo mundo quer ficar mentalmente agudo à medida que envelhece – e é lógico que uma maneira de fazer isso é manter um cérebro ativo.

Mas novas pesquisas sugerem que menos pode ser mais quando se trata de sua atividade cerebral.

Em um estudo publicado na revista médica Nature, pesquisadores da Harvard Medical School relatam que um cérebro calmo com menos atividade neural pode levar a uma vida mais longa.

Depois de analisar o tecido cerebral doado de pessoas que morreram com idades entre 60 e mais de 100 anos, os pesquisadores disseram ter notado que as pessoas de vida mais longa tinham níveis mais baixos de genes relacionados à atividade neural.

Verificou-se que uma proteína, REST, que suprime a atividade neural está associada à atividade e mortalidade neurais.

Em experimentos com vermes e mamíferos, o aumento do REST levou a uma menor atividade neural e maior tempo de vida útil, enquanto o suprimia fazia o oposto.

“Este estudo mostra que períodos diários de atividade lenta, seja em meditação, unitarefa ou simplesmente ficar parado ou dormindo são tão importantes para a saúde e longevidade do cérebro quanto atividade e exercício”, Gayatri Devi , MD, neurologista e psiquiatra da Northwell Health em Nova York, disse à Healthline

“O cérebro é o órgão que mais consome energia, consumindo quase um terço da nossa energia, embora pesa apenas cerca de 1/70 do nosso peso”, explicou Devi. “Para nossos cérebros e nossos corpos, menos é mais e o resto é melhor.”

Em um mundo que geralmente parece estar se movendo rápido demais, quais são as melhores maneiras de acalmar o cérebro?

Maryanna Klatt , PhD, professora de medicina clínica da família no Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, é especializada em doenças crônicas relacionadas ao estresse e é treinada em atenção plena, executando um programa chamado Mindfulness in Motion .

Ela compartilhou algumas estratégias para o seu cérebro com a Healthline.

Sintonize seu corpo

Klatt diz que uma ótima maneira de começar seu caminho para reduzir o estresse e aumentar a atenção plena é estar mais consciente do seu corpo.

“Apenas alguns alongamentos suaves e a consciência de onde você está segurando sua tensão é um ótimo ponto de partida, porque quando as pessoas reconhecem seu corpo, elas se abrem para o que realmente está acontecendo com elas”, disse ela.

Outro exercício de atenção plena é estabelecer um hábito que põe em movimento os eventos.

“Como lidamos muito com médicos, sugiro tocar em uma maçaneta antes de encontrar um paciente”, explicou Klatt. “Isso cria um momento para focar no motivo pelo qual eles estão fazendo o que estão fazendo e como vão se conectar com o paciente. O hábito é uma maneira útil de estar presente com um paciente ou colega de trabalho. ”

A meditação trabalha de mãos dadas com a atenção plena, porque fornece um barômetro útil do estado mental da pessoa.

“Não se trata de limpar sua mente, é de ver onde está sua mente”, disse Klatt. “É por isso que praticar um pouco de meditação, mesmo 5 ou 10 minutos por dia, pode fazer a diferença na conscientização de sua atividade durante o dia inteiro.”

Ouço!

Em uma discussão animada, é muito fácil parar de ouvir os outros enquanto você espera sua chance de falar.

Klatt diz que viu isso em sala de aula.

“Uma maneira de reconhecer que estamos percorrendo milhares de quilômetros por hora é observar nossos pensamentos”, disse ela. “Se você realmente não está ouvindo, ou não está presente com quem quer que esteja, pode ser um alerta para estar presente e não perder o momento.”

Faça um gráfico

Um exercício simples pode indicar, em termos absolutos, se estamos realmente vivendo a vida que queremos viver.

Klatt pede aos alunos que criem dois gráficos de pizza, um para mostrar como eles gostariam de dividir as 24 horas do dia e outro para mostrar como eles realmente gastam seu tempo.

Embora o colapso provavelmente inclua um tempo fora do escritório, geralmente não inclui um tempo verdadeiramente livre.

“Marcar espaço aberto intencionalmente todos os dias, portanto, não é para X, Y ou Z, não para exercício, não para leitura, mas para tempo não estruturado, pode ajudar”, disse Klatt.

Durante esse período, é importante estabelecer limites e conscientemente dizer a si mesmo que você está tendo tempo para si mesmo.

“Trata-se de ser realmente honesto consigo mesmo sobre ter limites claros e dizer a si mesmo que você fará uma pausa no trabalho, nos filhos ou na tentativa de resolver problemas durante o tempo de inatividade”, explicou Klatt. “Eu acho que as pessoas perdem seu tempo de inatividade. As pessoas se sentem duplamente mal porque não fizeram nada produtivo e o que realmente não fizeram foi relaxante. ”

Pense em refeições

Muitas vezes nos dizem para assistir o que comemos, mas raramente nos dizem para assistir como ou onde comemos.

Embora seja bom desfrutar de um tratamento cheio de calorias vazias de vez em quando, provavelmente é melhor não devorar um saco de batatas fritas enquanto zoneando em frente à televisão.

“Eu digo às pessoas que, se quiserem comer de qualquer maneira, precisam saborear”, disse Klatt. “Saboreie cada momento porque, caso contrário, você está recebendo todas essas calorias e está sentindo falta do prazer.”

Reconhecer o esgotamento

Muitas pessoas não reconhecem o esgotamento até que estejam totalmente esgotadas.

Reconhecer os sinais de desgaste antes que ele se manifeste pode ajudar a reavaliar e priorizar novamente.

Klatt diz que os sintomas podem incluir exaustão emocional, falta de um sentimento de realização pessoal, falta de excitação e um clima generalizado de irritação.

“É quando coisas que antes não eram um grande negócio de repente se tornam um grande negócio”, disse ela. “Esse é o ponto em que você quer voltar antes de chegar ao ponto em que você realmente não é eficaz no seu trabalho, nem eficaz em viver a vida que deseja viver. Então é perder-perder.

É sempre bom aprender com os melhores.

Para esse fim, Klatt sugere ler sobre atenção plena e meditação. (Ela sugere o livro “ Onde quer que você vá, lá está você ”, de Jon Kabat-Zinn).

Exemplos positivos também podem ser encontrados na vida cotidiana. As pessoas envolvidas no trabalho e na vida podem ter bons conselhos para encontrar o equilíbrio certo.

“Acho que a orientação em termos de atenção plena realmente significou muito durante a minha vida”, disse Klatt. “Às vezes, você tropeça e não sabe como avançar. Acho que as pessoas ao nosso redor têm essa sabedoria, mas não temos tempo para pensar em quem respeitamos em termos de como eles vivem suas vidas. ”