9 benefícios do uso de vinagre de maçã todos os dias e como adicioná-lo à sua dieta


O vinagre de maçã, também conhecido com ACV, é um ingrediente usado medicinal e terapeuticamente há séculos. De fato, Hipócrates (você sabe, o pai da medicina) recomendaria uma mistura de vinagre e mel aos pacientes para tratar a tosse. Também era tradicionalmente usado para cicatrização de feridas, limpeza e higienização e preservação de alimentos.

O vinagre de maçã é feito de suco de maçã e é fermentado para cidra de maçã dura. Depois é fermentado uma segunda vez para se tornar vinagre de maçã . Em grandes volumes, é conhecido por conter vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos orgânicos ( ácido acético e ácido cítrico ) e compostos polifenólicos (micronutrientes conhecidos por seu papel na prevenção de doenças).

É eficaz para praticamente qualquer coisa – sua pele, cabelo, casa e até seus animais de estimação podem se beneficiar de um pouco de vinagre de cidra de maçã cru, orgânico, não filtrado e não pasteurizado. Aqui estão algumas das nossas maneiras favoritas de usar o ACV e por que:

1. É bom para o seu intestino.

processo de fermentação que produz vinagre de maçã incentiva o crescimento e a proliferação de micróbios que favorecem o intestino. O consumo de alimentos fermentados ricos em probióticos demonstrou melhorar a digestão, impulsionar o sistema imunológico e até afetar positivamente a saúde mental. A maioria dos probióticos do vinagre de maçã está nos fios “mãe” nublados que você encontrará flutuando nele; portanto, compre um ACV que ainda mantém a mãe intacta.

Além de estar cheia de probióticos, muitas outras propriedades do ACV são benéficas para a saúde intestinal. Como explica o médico de medicina funcional Will Cole, DC, IFMCP , “o ACV também demonstrou ter benefícios antivirais e anti-leveduras e antifúngicos, todos úteis no apoio ao microbioma e ao equilíbrio imunológico geral”.

2. Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue.

O ACV pode ajudar a combater a montanha-russa de açúcar no sangue que você sente após uma refeição pesada em carboidratos. Em um pequeno estudo, suplementar uma refeição com alto índice glicêmico (pense em um bagel e suco) com o ACV reduziu os níveis de açúcar no sangue após a refeição em cerca de metade em pacientes saudáveis. Em um estudo semelhante dos mesmos autores, os participantes com diabetes ou resistência à insulina também viram benefícios do ACV no equilíbrio do açúcar no sangue.

Portanto, antes de se interessar por seus favoritos ricos em amido, como massas, batatas e biscoitos, tente tomar um pouco de ACV.

3. Pode ajudar na perda de peso.

Provavelmente, um dos benefícios mais conhecidos do ACV é o seu papel na perda de peso. Embora não existam muitos estudos diretamente sobre ACV e manutenção de peso, houve estudos sobre seus componentes, como o ácido acético. Em um estudo com adultos japoneses obesos, verificou-se que indivíduos que consumiram ácido acético por 12 semanas experimentaram perda de peso significativa e declínio na gordura abdominal , circunferência da cintura e triglicerídeos em comparação com aqueles que consumiram um placebo.

Os pesquisadores acreditam que ele funciona suprimindo o apetite. Foi demonstrado que o ácido acético atrasa o esvaziamento gástrico , o que significa que você se sente mais cheio por mais tempo. É provavelmente por isso que o consumo de ACV também foi fracamente associado ao menor consumo total de energia ao longo do dia.

Embora sejam necessárias mais pesquisas, você pode incluir com segurança o ACV como parte de uma rotina nutritiva de gerenciamento de peso. Tente adicionar 2 colheres de chá de vinagre de maçã a 16 onças de água e beber esta mistura ao longo do dia.

4. É um limpador não tóxico 

O ACV possui propriedades antibacterianas , para que você possa usá-lo para limpar tudo, desde o balcão da cozinha até a banheira. Basta misturar ½ xícara de ACV com 1 xícara de água e fazer a limpeza. Use esta solução para limpar microondas, superfícies de cozinha, janelas, copos e espelhos. Também pode ser usado em máquinas de lavar louça como substituto do detergente.

O ACV até limpa seus banheiros e deixa seu banheiro com cheiro de maçã. Apenas despeje no vaso sanitário e deixe descansar durante a noite.

Ao usar o ACV em vez de outros produtos, você pode diminuir o uso de produtos químicos em sua casa e na vida diária.

5. Você pode usá-lo para lavar produtos.

Mesmo que seu produto seja orgânico, ainda pode haver pesticidas. O ACV é uma ótima maneira de eliminar esses resíduos e eliminar os germes de suas frutas e vegetais frescos. A pesquisa mostrou que o ACV reduz o número de bactérias Salmonella em vegetais frescos de salada. Para aumentar o poder de combater bactérias, misture suco de limão, pois essa combinação foi especialmente eficaz.

6. Pode fazer seu cabelo brilhar.

O shampoo normal é alcalino, o que pode prejudicar o pH do cabelo, causando mechas quebradiças e secas . A acidez do ACV faz com que seja o enxágue pós-shampoo perfeito para ajudar a restaurar o equilíbrio do pH, aumentando o brilho e o corpo do cabelo.

Tente reciclar um frasco de xampu antigo e encha-o com meia colher de sopa de vinagre de maçã e 1 xícara de água fria. Despeje a solução no cabelo após a lavagem.

Bônus adicional: o ACV pode ajudar a se livrar da caspa escamosa. Devido às suas propriedades antifúngicas , ele pode atuar contra algumas das causas mais comuns de caspa , como um acúmulo de óleo ou um fungo chamado levedura chamado malassezia.

7. Pode atuar como um toner de pele.

A acidez e a natureza anti-inflamatória do ACV o tornam um ótimo complemento para sua rotina de cuidados com a pele. Dilua-o com duas partes de água e espalhe a mistura sobre o rosto com uma bola de algodão para substituir o toner atual. Você pode fazer isso à noite após a lavagem e pela manhã antes de aplicar o hidratante. A acidez ajuda a eliminar as células mortas da pele, enquanto acalma a irritação.

É importante notar que, devido à sua natureza ácida, o vinagre de maçã sozinho pode causar irritação na pele . Sempre dilua o ACV antes de usar topicamente.

8. Ele pode remover manchas dos dentes.

Tente misturar duas partes de ACV e uma parte de bicarbonato de sódio para obter uma pasta natural de clareamento dos dentes . Esfregue os dentes diretamente com a pasta de vinagre de maçã e enxágue com água. Os resultados não serão imediatos, mas feitos algumas vezes por semana, isso deve ajudar a remover manchas e clarear os dentes. Você também pode gargarejar com o ACV para obter um efeito semelhante. Bônus adicional: Gargarejar o ACV aliviará o mau hálito. Suas propriedades antibacterianas podem matar as bactérias do hálito fedorento.

Vale ressaltar que, devido à sua acidez, existe alguma preocupação de que o consumo de ACV possa contribuir para a cárie do esmalte dentário , assim como sucos de refrigerante e frutas . Portanto, aconselhamos cautela com esse método e não recomendamos fazê-lo a longo prazo.

9. Pode repelir pulgas de seus animais de estimação.

Embora o ACV não elimine necessariamente o seu animal de estimação de um problema de pulgas, ele pode ajudar a evitar um. Aparentemente, as pulgas não gostam do cheiro ou do sabor do vinagre, então o ACV pode ser um bom repelente natural .

Tente pulverizar uma parte de vinagre e uma parte de água no pêlo do seu animal de estimação e esfregar generosamente. Sature o casaco inteiro e continue todos os dias por alguns dias a uma semana

O que exatamente é “a mãe” no ACV?

Quando o ACV é produzido usando um processo de fermentação lenta, há acúmulo de leveduras e bactérias. Acredita-se que esse acúmulo, chamado de mãe, contenha a maioria dos ingredientes benéficos (enzimas e proteínas). A mãe faz com que pareça um pouco turva e pode até aparecer em fios ou sedimentos no produto acabado.

Ao comprar, você sempre quer comprar um com a mãe ainda intacta, pois essa é a parte do vinagre que retém muitos dos ingredientes benéficos. Agite bem para dispersar a mãe antes de usá-lo.

Como adicionar o ACV à sua dieta.

Molho de salada

Eleve sua salada, substituindo o seu balsâmico habitual por ACV. Basta misturá-lo com óleos, ervas e especiarias saudáveis. Essa é uma ótima maneira de obter alguns benefícios extras para a saúde. Você também pode comprar curativos pré-fabricados que usam o ACV como um dos principais ingredientes.

Tônico probiótico

Tente criar seu próprio tônico misturando ACV com frutas e algo doce. Deixe descansar por alguns dias na geladeira. Coloque algumas frutas frescas para adicionar cor e sabor a uma bebida probiótica divertida !

marinado

Outra maneira criativa de incorporar o ACV à sua dieta é usá-lo como amaciante quando estiver cozinhando carne ou aves. Misture com ervas e especiarias para criar sua própria receita de marinada.

Coquetéis

Festejando? Tente adicionar o ACV à sua receita de cidra ou mistura de Bloody Mary.

Ainda não tem certeza sobre o sabor? Você também pode obter o ACV em forma de cápsula e fazê-lo dessa maneira. Aviso: As cápsulas ainda terão cheiro de vinagre de maçã.

O vinagre de maçã é seguro?

É hora de conversar. A conversa sobre segurança do ACV. Em geral, consumi-lo em pequenas quantidades é considerado seguro. No entanto, muitos médicos sugerem que você não consuma mais do que 8 onças por dia porque está associado a baixos níveis de potássio , que podem causar cãibras ou fraqueza muscular e, se ficar extremo, pode ser perigoso. Além disso, se você tem diabetes, converse com seu médico, pois ele pode diminuir os níveis de glicose no sangue. Se você tiver algum tipo de condição crônica de saúde, é aconselhável consultar seu médico antes de decidir suplementar. Também é recomendável que você não o beba direto, pois é muito ácido e, portanto, pode prejudicar seu esôfago e possivelmente contribuir para a cárie dentária. (Também tem um gosto terrível assim, TBH.)