9 produtos de limpeza caseiros que realmente funcionam; veja


Os principais ingredientes que você precisa podem estar escondidos em sua despensa.

Alguns itens da sua despensa (como bicarbonato de sódio e vinagre ) funcionam como produtos de limpeza eficazes e, melhor ainda, custam quase nada. Portanto, da próxima vez que você estiver olhando para uma grande bagunça, mas estiver fora do seu produto favorito , não corra para a loja – tente uma mistura de um desses produtos de bricolage.

Dica importante de segurança : nunca combine produtos de limpeza à base de amônia com alvejante à base de cloro ou produtos que contenham alvejante, como detergente em pó para lava-louças. Os vapores que eles criarão são extremamente perigosos. Antes de fazer qualquer mistura, leia primeiro os rótulos dos produtos. Sempre rotule todos os frascos de produtos de limpeza com todos os ingredientes dentro. No caso de uma criança ou animal entrar, é importante saber o que a mistura contém.

Como tirar cheiro de mofo: dicas caseiras para eliminar o problema

1. Líquido de limpeza perfumado para todos os fins

O que você precisará:

  • Uma parte de vinagre branco
  • Uma parte de água
  • Casca de limão
  • Ramos de alecrim

Combine os ingredientes acima juntos, despeje em um frasco de spray, agite e deixe infundir por uma semana antes de usar. Uma vez feito, você pode usar a solução para remover manchas de água dura, limpar latas de lixo, limpar manchas de parede e muito mais . Além disso, o ácido da fruta adiciona propriedades extras de limpeza – perfeitas para manchas difíceis.


2. Limpador e Desodorizador de Cozinha

O que você precisará:

  • 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 litro de água morna

Para limpar balcões de cozinha, eletrodomésticos e a parte interna da geladeira, tudo o que você precisa é de bicarbonato de sódio. “Ele é um ótimo desodorizante e pode ser usado para lustrar pias e utensílios de aço inoxidável”, diz Carolyn Forte, diretora do Laboratório de Limpeza do Good Housekeeping Institute . Apenas despeje a solução acima em uma esponja limpa e limpe.


3. Limpador de vidro

O que você precisará:

  • 2 xícaras de água
  • 1/2 xícara de vinagre branco ou de cidra
  • 1/4 de xícara de álcool 70% de concentração
  • 1 a 2 gotas de óleo essencial de laranja para cheirar (opcional)

Na próxima vez que você precisar lavar as janelas e os espelhos, combine esses ingredientes e coloque-os em um frasco de spray. Dica: não limpe as janelas em um dia quente e ensolarado, porque a solução seca muito rapidamente e deixa muitas estrias. Para espelhos, borrife a solução em uma toalha de papel ou pano macio antes de limpar.

4. Limpador de Latão

Truques de polimento com 2 ingredientes

O que você precisará:

  • Vinagre branco ou suco de limão
  • Sal de mesa

Para limpar os puxadores não lacados do armário, as nomeações para o banheiro e muito mais , umedeça uma esponja com vinagre ou suco de limão e depois polvilhe com sal. Esf

Mistura caseira para limpar móveis de madeira e jeito certo de higienizá-los

regue levemente sobre a superfície. Enxágue abundantemente com água e seque imediatamente com um pano macio e limpo.

5. Esfrega para Serviços Pesados

O que você precisará:

  • 1/2 limão
  • 1/2 xícara de pó de bicarbonato de sódio

Manchas de ferrugem em pias e banheiras de porcelana ou esmalte não são páreo para este limpador. Mergulhe o limão no bicarbonato de sódio e esfregue a superfície e depois enxágue. (Isso não é seguro para mármore ou granito.) 

Como tirar manchas de roupas brancas: aprenda a fazer 3 receitas caseiras

6. Limpador de graxa

O que você precisará:

  • 1/2 xícara de espuma de amônia

Sudsy amônia contém detergente que ajuda a remover a sujeira resistente . Misture 1/2 xícara com água suficiente para encher um recipiente de um galão. Em seguida, limpe as prateleiras do forno , os exaustores e as grades mergulhando uma esponja na solução e passando sobre a superfície antes de enxaguar com água limpa. Você também pode mergulhar as prateleiras do forno e grelhar a mistura diretamente na mistura, com um pouco de amônia extra se estiver particularmente suja.


7. Removedor de anel de água

O que você precisará:

  • Uma parte de creme dental branco sem gel
  • Uma parte de bicarbonato de sódio

Lugares onde você acidentalmente deixou um anel de água (mas não em madeira inacabada, laca ou antiguidades), umedeça um pano com água, adicione a mistura de pasta de dente e esfregue com o grão para lustrar sobre o local. Depois, pegue um pano seco e limpe. Use outro pano macio para um brilho final. Polonês como você faria normalmente.


8. Removedor de manchas de roupas de último recurso

O que você precisará:

  • 1 galão de água quente
  • 1 xícara de detergente em pó para lava-louças
  • 1 xícara de lixívia líquida regular de cloro , não ultra ou concentrada

Trate roupas brancas muito manchadas, mas laváveis , misturando os ingredientes acima em uma tigela de aço inoxidável, plástico ou esmalte (não de alumínio). Deixe de molho por 15 a 20 minutos. Se a mancha ainda estiver lá, deixe de molho um pouco mais e lave o item como de costume.

9. Limpador de Mármore

O que você precisará:

  • 2 gotas de detergente neutro
  • 2 xícaras de água morna

Misture detergente para lavar louça e água da próxima vez que quiser limpar as bancadas de pedra natural. Esponja sobre mármore e enxaguar completamente para remover qualquer resíduo de sabão. Lustre com um pano macio; não deixe o mármore secar ao ar. Cuidado: nunca use vinagre, limão ou qualquer outro limpador ácido em superfícies de mármore ou granito; vai comer na pedra.