Alerta: sobe para 26 o número de casos de sarampo na Bahia


Com a confirmação de três novos casos de sarampo, subiu de 23 para 26 o número de pessoas com a doença na Bahia. As novas ocorrências foram confirmadas em Salvador, Camaçari e Santo Amaro. Ainda não há registro de contaminação em Simões Filho.

De acordo com informações do último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), até o dia 26 de outubro foram notificados 616 casos suspeitos de sarampo. Desse total, 314 foram descartados (51%), 26 foram confirmados (4%) e 276 (45%) permanecem em investigação. Ainda segundo a Sesab, há oito municípios com surto ativo da doença.

Em Salvador, a doença foi confirmada em um jovem de 29 anos, que ainda não havia sido vacinado contra doença. Segundo a Sesab, não há histórico de deslocamento do paciente para outros municípios ou estados com surto ativo. Já em Camaçari trata-se de uma criança de 4 anos de idade, com a vacinação incompleta, enquanto que, em Santo Amaro, a doença foi confirmada em uma adolescecente de 12 anos que não tinha sido vacinada.

“Nota-se que 50% do total de casos confirmados no estado da Bahia se concentra no município de Santo Amaro. Vale ressaltar que o recente caso confirmado de Camaçari tem histórico de deslocamento para outros 03 estados com surto ativo de sarampo, sendo, portanto, importado”, informa a nota divulgada pela Sesab.

Dose 417 municípios baianos, 185 noticiaram casos suspeitos de sarampo (44,36%). A faixa etária de 20 a 29 anos de idade concentrou o maior número de casos confirmados (5), porém, a maior incidência foi na faixa etária de < 1 ano de idade (1,31casos /100.000 habitantes). A maior proporção de casos confirmados foi no sexo masculino, com 19 casos (73%).

Até a semana passada, mais de 90 mil crianças ainda precisavam ser vacinadas para que a meta de imunizar 95% da população alvo contra o sarampo fosse atingida. O grupo foco da vacinação é de 849.361 crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias.  Vacinar 95% desse grupo significa imunizar, aproximadamente, 806.892 crianças. Na ocasião,  84% (713.463 pessoas) do grupo já havia tomado a vacina. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa, ainda, que as vacinas contra o sarampo seguem disponíveis nos postos de saúde estadual.

Os moradores de Simões Filho podem buscar pela vacina no seguintes postos abaixo;

Unidade de Saúde da Família de Cristo Rei
Estrada de Candeias

Unidade de Saúde da Família João Marques de Souza
Cristo Rei

Unidade de Saúde da Família Dra Vera Lucia Cerqueira
Av. Camaçari – km 30

Unidade de Saúde da Família Nice Lourdes Simões
Rua Mal Hermes – Ponto de Parada

Unidade de Saúde da Família Dra Clarice Nunes Pinto
Praça Cezar Borges – Coroa da Lagoa

Unidade de Saúde da Família Manoel Nascimento Costa
Rua Vital Brasil – Pitanguinha

Unidade de Saúde da Família Dr Walter Alcântara Gomes
Conj Hab. Simões Filho I Rua A – Simões Filho I

Unidade de Saúde da Família Hamilton Veloso Santana
Av. Visconde de Mauá – Goes Calmon

Unidade de Saúde da Família Mapele
Rua Mapele de Cima – Mapele

Unidade Básica de Saúde de Pitanga de Palmares
Rua Esperança – Pitanga de Palmares

Unidade de Saúde da Família de Palmares
BR 093, km 10 – Palmares

Unidade de Saúde da Família Péricles Reni de Souza
Rua da Linha – Aratu

Unidade de Saúde da Família Ilha de São João
Ilha de São João

Unidade de Saúde da Família Dinalio Tolentino Alves
Rua Jurando Carmo – Santo Antônio Rio das Pedras