Alho e vinagre de maçã: uma combinação que aumenta a imunidade e combate muitas doenças


Resultado de imagem para foto de alho é vinagre de maca

A natureza nos dotou de vários alimentos que são bons para a saúde e o bem-estar, sem esquecer o sabor culinário que agrada ao paladar. O alho é um deles, mesmo que repele um pouco pelo odor, causando hálito indesejado. Apesar desse inconveniente, vale ressaltar que seus benefícios à saúde são consideráveis; associado ao vinagre de maçã, seus benefícios são aumentados em dez vezes.

Cuidar de sua saúde é importante e, para isso, é necessário focar nos alimentos que melhor podem nos fornecer os nutrientes necessários para a vitalidade do nosso corpo . Não se deve esquecer que uma dieta saudável, acompanhada de atividade física regular, são ações benéficas para liberar toxinas e combater os radicais livres, que causam doenças e envelhecimento prematuro das células.

Assim, apresentamos a você uma preparação à base de alho , vinagre de maçã e muitos outros ingredientes, o que permite preservar efetivamente seu capital de saúde.

Vamos primeiro rever os benefícios do vinagre de alho e maçã

Alho: Este essencial da cozinha que aromatiza nossos pratos, traz ao mesmo tempo sua contribuição para nos dar o vigor que nosso corpo precisa. Possui propriedades anti-inflamatórias e imunomoduladoras, que foram objeto de um estudo , publicado no Journal of Immunology Research. Da mesma forma, oferece proteção potencial ao sistema cardiovascular, graças à sua capacidade de diminuir o colesterol, como aponta este estudo . Enquanto a alicina contém, possui atividade antimicrobiana e antibacteriana significativa contra uma infinidade de bactérias Gram-negativas e Gram-positivas, conforme declarado nesta análise . Como bônus, esse ingrediente de saúde também permite, de acordo com um estudo Estudo randomizado, publicado pela Advanced Biomedical Research, diminui a gordura no fígado e evita a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Vinagre de maçã: tendo o ácido acético como componente principal, o vinagre de maçã ajuda a combater a obesidade e reduzir a inflamação. Em um estudo , esse ingrediente ajudou a reduzir a ingestão alimentar de roedores obesos e a modificar sua microbiota intestinal, além de reduzir a oxidação e a inflamação do fígado. O vinagre de Nipa, no entanto, é ainda mais eficaz no combate a esses inconvenientes. Além disso, e como este estudo aponta , o vinagre de maçã é considerado como tendo atividade antimicrobiana quando adicionado a um programa alimentar.

Como preparar este remédio para a saúde?

Antes de tudo, é importante usar alimentos de uma cultura orgânica, a fim de evitar os efeitos nocivos dos produtos químicos na saúde.

Ingredientes

  • 450 g de alho descascado
  • ½ litro de vinagre de maçã
  • 2 folhas de louro
  • 1 colher de sopa de orégano
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 6 pimenta preta
  • ½ copo de água

Preparação

– Comece colocando a água, o azeite, o orégano, as folhas de louro e os grãos de pimenta em uma panela e deixe cozinhar até ferver.

– Adicione o alho descascado e cozinhe por mais três minutos, depois desligue o fogo e deixe esfriar.

– Despeje a mistura em frascos de vidro previamente esterilizados.

– Finalmente, adicione o vinagre de maçã.

– Misture bem os ingredientes e guarde na geladeira.

Após cinco dias, a marinada estará pronta para comer e poderá ser adicionada às suas saladas, sanduíches ou outros pratos culinários.

Advertências

O alho não é recomendado para pessoas com porfiria, uma doença sanguínea que torna fotosensível, para pessoas submetidas a cirurgia devido ao seu efeito anticoagulante; portanto, é aconselhável parar de tomar altas doses de alho, pelo menos 10 dias antes de qualquer cirurgia. Este ingrediente também não é recomendado para mulheres que amamentam pelo seu sabor, o que pode alterar o do leite materno.

O vinagre de maçã pode causar algum desconforto digestivo devido à sua acidez.