Aprenda a fazer bolo de chocolate com aveia super úmida, sem farinha e sem açúcar


Por Mayla Nascimento – Os bolos de chocolate são bolos que eu gosto desde que eu era pequena , e se você ler algumas das minhas receitas, eu sei que este ano eu passei a preparar bolos com aveia .

Esta combinação de aveia com cacau e mel está em alta. Esta é uma receita muito simples, com poucos ingredientes. O resultado final é um bolo esponjoso e úmido no centro, perfeito para qualquer ocasião.

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras de aveia
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 ½ xícara de água fervente
  • 1 xícara de mel
  • 4 colheres de sopa de melaço
  • 1/3 de xícara de óleo vegetal
  • 4 ovos
  • ½ xícara de cacau
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação

  1. Combine aveia com fermento em pó, cacau, sal e amido de milho.
  2. Bata os ovos com mel e melaço por três minutos; adicione o extrato de baunilha e o óleo em forma de fio enquanto mexe.
  3. Adicione os secos à mistura de ovos, pouco a pouco e sem deixar bater; adicione a água fervente e bata até que tudo esteja bem incorporado.
  4. Unte uma forma de bolo e veja a mistura de chocolate.
  5. FORNO a 180ºC por 35 minutos ou até que, ao introduzir um palito no centro, ele saia limpo.
  6. REMOVA o bolo do forno e deixe esfriar por 20 minutos antes de desenformar e esfriar completamente.
  7. Sirva este delicioso bolo de chocolate com aveia e aproveite.

Caso não consiga aveia , você mesmo pode fazer. Basta colocar os flocos de aveia no processador de alimentos ou no liquidificador e esmagar até que a aveia se torne pó. Olho! Farinha de aveia não permanece tão fina quanto a farinha de trigo. Se desejar, você pode peneirar várias vezes para ficar o mais fino possível; No entanto, esta etapa não é necessária para esta receita.

bolo de aveia com cacau

Este bolo é perfeito para quem não pode consumir açúcar refinado ou farinha branca. A migalha do bolo é úmida, mas compacta. Caso você queira decorar este bolo com chocolate, recomendo que você o refrigere por 30 minutos, pois libera muitas moronas e, no momento da decoração, elas são misturadas com o chocolate.

bolo de aveia com cacau

O que ajuda este bolo a ficar super úmido é a água fervente. Normalmente, qualquer mistura de bolo de chocolate é muito grossa e, quando assada, seca facilmente. É por isso que, quando usamos cacau nesses bolos, a água fervente é o principal ingrediente.

O cacau em pó é muito seco e a melhor maneira de integrá-lo em uma preparação é com água fervente, especialmente se estivermos adicionando aveia, que também absorve muita água.

bolo de aveia com cacau

Caso queira preparar este bolo no fogão, você pode fazê-lo. Para isso, basta untar uma panela (de preferência Teflon). Despeje a mistura de chocolate e cozinhe-a coberta em fogo muito baixo por uma hora ou, até que, ao introduzir um palito no centro, ele saia limpo.

Se sua panela estiver muito fina, sugiro que você a coloque em uma panela de carvão ou maior. Dessa forma, a panela que você está usando como molde não entra em contato direto com o fogo, impedindo que queime.