Aprenda a fazer limpeza de tapete com produtos caseiros


Resultado de imagem para foto de limpeza caseira em tapete

Mais econômicos, os produtos de limpeza caseiros são uma ótima alternativa para quem não quer mais usar os químicos convencionais – que são tóxicos e contaminam o ar das residências. Além da vantagem financeira, os caseiros têm ingredientes menos danosos ao meio ambiente. Para fazer limpeza de tapete, por exemplo, bicarbonato de sódio, vinagre e óleos essenciais são boas opções.

Esses ingredientes são simples e baratos, além de menos agressivos. Aprenda como fazer limpeza de tapete usando uma mistura caseira e confira outras dicas de limpeza de tapete para remover manchas e tirar odores. Veja também como lavar tapete a seco.

Limpeza de tapete

1. Bicarbonato e óleo essencial

Use a mistura para lavar o tapete a seco e neutralizar odores.

Materiais

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 10 a 20 gotas de óleo essencial de sua preferência;
  • 1 recipiente (de plástico ou vidro);
  • 1 colher;
  • 1 cartolina;
  • 1 furador.
Insira o conteúdo das duas xícaras de bicarbonato de sódio e as gotas do óleo essencial no recipiente. Em seguida, use a colher para misturar bem as substâncias.

Feito isso, se quiser, use um pedaço da cartolina e o furador para fazer uma tampa com furos para o recipiente (uma espécie de tampa de saleiro, em proporções maiores). Em seguida, é só aplicar o conteúdo no tapete ou carpete.

Deixe a mistura descansando por 15 minutos até que ela absorva os odores. Depois, use o aspirador de pó no tapete para retirar o que sobrou e pronto!

Um bom lugar para guardar esta mistura é embaixo da pia da cozinha. Desse modo, ela vai neutralizar os odores do entorno e também pode servir para esfregar panelas, frigideiras e a própria pia, quando estiverem muito sujas.

Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança que o produto é natural e que não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação.

2. Bicarbonato e amido de milho

Essa receita é muito similar à de cima e tem a mesma função. Misture os dois ingredientes em proporções iguais e polvilhe sobre todo o tapete. Espere agir por alguns minutos. Essa mistura ajuda a puxar a sujeira que está agarrada nas fibras e depois é só fazer a limpeza de tudo com o aspirador de pó.

3. Bicarbonato e água oxigenada

Essa mistura é indicada para quem precisa remover manchas do tapete. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água oxigenada e aplique sobre a região das manchas. Espere agir por alguns minutos e retire com um papel ou pano branco e seco. Lembre-se de não esfregar a mistura, pois isso pode espalhar a mancha para outras áreas. Não use papéis coloridos ou jornais velhos, que podem soltar tinta e piorar o problema.

4. Vinagre

O vinagre é uma solução caseira para quem precisa neutralizar odores – ele é muito útil para limpar urina de animais. Se seu cachorro fez xixi no tapete, seque o máximo possível, depois borrife vinagre puro na área. Ele vai neutralizar a acidez da urina, eliminar o cheiro ruim e matar os germes.