Atividade física para perder peso: o melhor aliado do bom peso


como perder peso

O século XX trouxe dois problemas ao mundo, até agora sem grande significado: estilo de vida sedentário e obesidade, também chamada de “Globesidade”. Isso está relacionado ao grande avanço tecnológico, que exige cada vez menos esforço nas tarefas diárias, menos movimento, nenhum exercício físico, muito carro e acesso rápido a toda a entrega.  Tornamo-nos homens e mulheres sedentários.

A atividade física é o pilar fundamental para alcançar a manutenção do peso corporal a longo prazo . Assim como as dietas de baixa caloria eram e ainda são indicadas para perder peso, o exercício recomendado era anteriormente de alta intensidade.

Apesar de, em alguns casos, terem atingido um resultado por um certo período, na maioria das vezes eram acompanhados de consequências indesejadas para a saúde física e mental, além da recuperação do peso inicial. Por isso, nos últimos anos, as evidências científicas trouxeram novas informações: indicam que o exercício físico não precisa ser tão intenso, uma vez que exercícios leves e moderados têm um impacto antropométrico igual ou maior, além de maior adesão a longo prazo.

Rotina de exercícios para perder peso rapidamente

A inatividade física é considerada pela Organização Mundial da Saúde como um fator de risco independente.

A atividade física tem sido uma prática aceita e há muito tempo é considerada um recurso terapêutico valioso no tratamento da obesidade. No entanto, existem dificuldades para o paciente realizar.

Como a atividade física influencia o peso

A atividade física pode influenciar o paciente obeso de duas maneiras:

  • Efeito agudo : é aquele produzido por um efeito esporádico que não é sistematizado nem regular. O gasto calórico é diretamente proporcional ao exercício realizado e, embora produza alterações metabólicas, não é significativo ou duradouro.
  • Efeito crônico : ocorre como conseqüência da atividade física realizada de forma regular e sistemática. Preserva ou aumenta a massa muscular, o que afeta o gasto calórico de maneira mais duradoura. Também evita a diminuição da massa magra produzida por dietas de baixa caloria.
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Benefícios da atividade física

  • O exercício físico favorece o uso de gorduras como energia.
  • A atividade física altera a gordura dos músculos.

A ação da atividade física está documentada em estudo realizado em mulheres obesas. As mulheres que treinaram 5 vezes por semana, em sessões de 45 minutos cada, com uma intensidade de 60% da freqüência cardíaca máxima, foram tomadas por 15 semanas. Estes foram comparados com mulheres sedentárias com as mesmas características. Observou-se que as mulheres treinadas diminuíram voluntariamente sua ingestão calórica, principalmente a partir da 6ª semana, apresentaram menor tendência a lanche e comeram menos pão e biscoitos.

Outro estudo realizado com pacientes obesos, divididos em três grupos, de acordo com o tipo de atividade física que realizavam, mostrou que o grupo que realizava atividade física aeróbica melhorava seu humor, estado emocional e considerava a atividade agradável. . Por outro lado, o mesmo não ocorreu com o grupo que realizou o treinamento anaeróbico ou aeróbico-anaeróbico, que classificou essa atividade como muito estressante e desagradável.

5 Motivos para fazer exercícios físicos pela manha

Não existe uma explicação única para a melhoria psicoemocional daqueles que praticam regularmente atividade física, uma das mais fortes é o aumento do nível de endorfina . Esse efeito no paciente obeso contribui para o cumprimento do plano alimentar e é um dos fatores que contribui para o sucesso a longo prazo da manutenção do peso corporal.

Em resumo, os efeitos da atividade física no tratamento da obesidade são:

  • Diminuição de peso, IMC; e a relação cintura / quadril.
  • Maior gasto de energia
  • Melhora a capacidade aeróbica
  • Melhora o perfil lipídico
  • Maior capacidade de oxidação e utilização de gorduras
  • Níveis reduzidos de insulina
  • Redução da pressão arterial
  • Maior resistência à leptina
  • Controle da ingestão de alimentos com a consequente redução da ingestão calórica, redução de lanches e menor ingestão de gordura.
  • Proporciona benefícios psíquicos, melhora o humor, melhora a auto-estima e melhora a imagem corporal.

Os critérios estabelecidos pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva para projetos de programas de redução de peso são:

  • Forneça uma baixa ingestão calórica para adultos normais. Esses requisitos são diferentes em crianças, idosos, atletas e mulheres grávidas.
  • Inclua alimentos aceitos pelo paciente.
  • Obtenha um equilíbrio calórico negativo.
  • Inclua técnicas de modificação de comportamento.
  • Inclua um programa de exercícios que produza um gasto calórico igual ou superior a 300 Kcal.
  • Preveja que novos hábitos alimentares e de atividade física possam ser adotados para toda a vida.

Pessoas com sobrepeso e obesas que realizam atividades físicas regulares e modificam seus hábitos alimentares ficam doentes e morrem menos que homens e mulheres sem treinamento e maus hábitos alimentares.

O nível de atividade física pode ser considerado um importante preditor de mortalidade. A proposta internacional é promover um estilo de vida ativo e incentivar a população a aderir a essa proposta.