Baianão 2020 terá clássico Ba-Vi; confira tabela


Baianão 200 terá o clássico Ba-Vi
Baianão 200 terá o clássico Ba-Vi

Na reta final da temporada de 2019, clubes, entidades e torcedores já começam a dar atenção para o ano seguinte. Após confirmar o início do Campeonato Baiano de 2020 no dia 15 de janeiro, com a mesma fórmula desta temporada, a Federação Baiana de Futebol (FBF) divulgou na noite deste domingo (17) a tabela base da competição. O único clássico Ba-Vi confirmado no estadual acontece no dia 1º de março. O local da partida ainda será definido.

Atual campeão, o Bahia, que deve utilizar o time de transição no campeonato, estreia contra Juazeirense fora de casa. O Vitória inicia a participação no Baiano em casa contra o Jacobina.

Fórmula

Assim como em 2019, o campeonato terá uma primeira fase disputada em pontos corridos, com as dez equipes se enfrentando em apenas um turno. Os quatro primeiros classificados disputam a segunda etapa, com semifinal e final, com jogos de ida e volta, e o lanterna é rebaixado.

Ficou decidido também que o árbitro de vídeo (VAR) será utilizado apenas nos dois jogos da final. Foi cogitada a utilização do sistema para as semifinais, mas os clubes optaram apenas para as decisões.

O último Ba-Vi, aconteceu no dia 14 de outubro, no Estádio de Pituaçu, pela Copa Baiana de Aspirantes.  Por recomendação do Ministério Público, o jogo ocorreu com torcida única do Esquadrão de Aço, que na época, foi  o mandante da partida. O ingresso custou apenas um quilo de alimento não perecível.

Confira aqui a tabela completa do Baianão 2020.