Benefícios e propriedades do chá verde


chá verde é um alimento que tem muitos benefícios para a saúde , principalmente por causa de seu alto conteúdo elementos antioxidantes, como catequinas. Entre outras coisas, retarda o envelhecimento das células, previne alguns tipos de câncer e reduz o colesterol no sangue. No entanto, o consumo excessivo pode prejudicar a saúde.

Onde você consegue chá verde?

O chá é obtido das folhas do arbusto perene Camellia sinensis . Dependendo do tratamento dado a essas folhas e de haver ou não fermentação e oxidação, um tipo ou outro de chá será alcançado. O verde não possui processo de oxidação, mas é produzido por dois processos: secagem (com ar quente ou ao sol) e subsequente moagem. Embora geralmente seja tomado em formato de infusão (frio ou quente), também pode ser tomado como um comprimido.

Propriedades do chá verde

  • Possui uma alta proporção de antioxidantes , com muitas catequinas. Uma dessas catequinas, o EGCG (galato de epigolacatequina), é 20 vezes mais antioxidante que a vitamina E e 100 vezes mais que C. Esses antioxidantes são benéficos para diferentes órgãos e sistemas do corpo. Entre outras coisas, eles impedem o envelhecimento e a oxidação celular.
  • Contém cafeína que ajuda a acordar e ter agilidade mental.
  • Inclui oligoelementos como manganês, flúor, zinco e cobre.
  • Quanto às vitaminas , contém em pequenas quantidades os tipos A, C, E, B e P.

Benefícios para a saúde do chá verde

  • Pode ser um aliado para pessoas que querem perder peso . O chá verde estimula o metabolismo, o que melhora a capacidade de queimar calorias e impede a retenção de líquidos. No entanto, isso só é eficaz se uma dieta adequada e rotina de exercícios físicos forem realizados.
  • Atrasa o envelhecimento celular graças ao seu alto teor de antioxidantes, que combatem os radicais livres (a principal causa do envelhecimento celular).
  • Ajuda a baixar altos níveis de gordura , como colesterol e triglicerídeos no sangue (hiperlipidemia). Dessa forma, reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco .
  • Reduz o risco ou atrasa o aparecimento da doença de Parkinson .
  • Evita tonturas em pessoas com pressão arterial baixa.
  • Ajuda a prevenir vários tipos de câncer , principalmente bexiga, esôfago, ovários e pâncreas. No entanto, não se sabe que isso ajuda a prevenir o câncer de cólon, mama e próstata. Muitos estudos sugeriram que o chá verde reduz a chance de contrair câncer por causa de sua grande quantidade de antioxidantes, que impedem a reprodução das células cancerígenas e a formação de radicais livres que danificam as células saudáveis ​​do corpo.
  • Ajuda a prevenir infecções , resfriados e gripes: a catequina pode ajudar a matar bactérias e inibir vírus , o que pode reduzir o risco de infecções.
  • Melhora a saúde dental devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que impedem a formação de cáries e periodontites.
  • Pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
  • A cafeína do chá ajuda a aumentar a concentração e a agilidade mental .

No entanto, nem todos os benefícios são igualmente cientificamente comprovados, portanto, em nenhum caso o chá verde deve ser considerado um alimento milagroso .

Contra-indicações

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos analisou em 2018 o risco de infusões de chá verde e concluiu que elas geralmente são seguras. No entanto, consumir chá verde em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos nos consumidores. Devido ao seu alto teor de EGCG, o alto consumo pode causar efeitos adversos ao nível do fígado. Além disso, consumir grandes quantidades de chá verde pode:

  • Repercussione o ritmo intestinal e reduza a frequência de defecação.
  • Produzir dor de cabeça e azia.
  • Crie nervosismo ou insônia por causa do seu conteúdo de cafeína.

Além disso, o chá não é recomendado para pessoas ou crianças grávidas ou lactantes , devido à cafeína que ele contém. Também é recomendável tomá-lo fora das refeições, pois o chá impede a absorção de ferro e ácido fólico.