Benefícios e propriedades medicinais do chá verde


O chá é obtido das folhas da planta chinesa Camellia Sinensis e, em particular, o chá verde é preparado a partir das folhas menos oxidadas e não fermentadas da planta. É por isso que o chá verde é o que contém mais antioxidantes quando comparado a outros tipos de chá, como chá preto ou chá vermelho (não deve ser confundido com rooibos ).

Nos países asiáticos, eles apreciam os benefícios e propriedades medicinais do chá verde. O chá é cultivado e consumido na China há mais de 5.000 anos. Antigamente era considerado um produto exclusivo e consumido apenas pela nobreza chinesa. Monges budistas contribuíram para sua disseminação e consumo.

Matcha é pó de chá verde muito boa qualidade. No Japão, eles a usam para realizar a cerimônia do chá .

O chá verde perde peso?

Se você bebe chá para perder peso, isso pode ajudar a combater a retenção de líquidos, queimar mais gordura e ajudar a perder peso. Mas, obviamente, se você não tem um estilo de vida ativo, se não pratica atividade física várias vezes por semana e se não toma uma dieta equilibrada e de acordo com suas necessidades, o chá verde não fará milagres, por mais que você beba esta bebida.

Benefícios e propriedades medicinais do chá verde, para que serve, como preparar e beber e as contra-indicações do chá são os tópicos sobre os quais falaremos neste artigo.

Propriedades e benefícios do chá verde

Este chá contém polifenóis, luteína, zeaxantina, catequinas, cafeína, taninos e vitaminas A, C, E.

O chá é caracterizado por ter ação:

  • antioxidante
  • antibacteriano
  • estimulante
  • anti-inflamatório
  • cardiotônico
  • adstringente
  • diurético
  • tonificação
  • antiviral
  • antiviral
  • vasodilatador
  • digestivo
  • hepatoprotetor
  • imunoestimulante

Essas características fazem com que o chá seja consumido como remédio alimentar e é muito apreciado em todo o mundo por ajudar a prevenir e aliviar algumas doenças.

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Pode nos ajudar a manter uma boa saúde.

Atrasa o envelhecimento

Promove a circulação sanguínea por todo o corpo

Ajuda a prevenir ou retardar o endurecimento dos vasos sanguíneos

Combate vírus

Melhore a agilidade mental

É um aliado para pessoas que querem perder peso e fazem dieta para perder peso

Promove a concentração

É benéfico se você tem doença de Crohn

Para diarreia

Atrasa a degeneração articular

Ajuda-nos a prevenir cáries e a cuidar das gengivas, melhorando-as em casos de gengivite

Acelera a recuperação da pele contra queimaduras (aplicada localmente)

Pode ajudar a prevenir doenças oculares, como glaucoma

Melhore o desempenho esportivo

Ajude a prevenir o Parkinson

chá verde matchaFortalece os ossos, prevenindo a osteoporose

Estimula o funcionamento do metabolismo

Cuide do nosso fígado

Combater bactérias patogênicas

Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue

É benéfico ao estresse e à exaustão mental

Aumentar a fertilidade masculina

Combate o mau hálito ou a halitose

Aplicado à pele ajuda a reduzir a inflamação e atrasa o aparecimento de rugas

É aplicado localmente no cabelo para cobrir cabelos grisalhos

Ajuda a queimar mais gordura acumulada para o nosso corpo usar como fonte de energia.

.Como preparar o chá verde

Como você bebe chá verde? É importante prepará-lo corretamente para aproveitar os efeitos do chá.

Lembre-se destas dicas ao preparar o chá:

A água nunca deve estar fervendo porque causaria um gosto amargo no chá.

  1. Coloque uma colher de chá em uma xícara e adicione água muito quente (mas não para ferver).
  2. Cubra o copo e deixe descansar por 5 a 8 minutos.
  3. Coe e beba pouco a pouco enquanto esfria

E na primavera e no verão, você pode adicionar gelo ao seu chá verde para torná-lo refrescante e aquecer melhor com o chá verde gelado..

Contra-indicações de chá verde

  • Apesar de todos esses benefícios e propriedades do chá verde, recomenda-se que seu consumo seja moderado, não excedendo duas xícaras por dia e pare de tomá-lo por alguns dias a cada duas semanas.
  • Tomar grandes quantidades de chá (um litro por dia) pode causar azia, insônia, dor de cabeça, tontura ou nervosismo em algumas pessoas.
  • O chá pode interagir com certos medicamentos . Se você estiver sob medicação, consulte seu médico ou farmacêutico se você pode beber chá.
  • Como o chá dificulta a absorção de ferro e ácido fólico (B9), seu consumo é recomendado fora das refeições (deixe um período de 2 horas entre a comida e o chá).
  • O chá não é recomendado para mulheres grávidas ou amamentando ou para crianças devido à cafeína que ele contém.
  • Não beba chá com leite animal, pois inibe a absorção de antioxidantes no chá.
  • Tente não tomar chá no final da tarde se tiver problemas de insônia ou dormir mal e tiver problemas para adormecer.