Caixa lança novo serviço para o Bolsa Família e promete melhorar a vida dos usuários


A novidade permite acompanhar o calendário de pagamento, os saques realizados e o extrato do benefício Bolsa Família, além de orientações do Ministério da Cidadania.

Acessibilidade e inclusão são coisas que a tecnologia permite explorar com mais efetividade nos dias de hoje. Pensando nisso, a Caixa lançou um aplicativo para os beneficiários do programa Bolsa Família, proporcionando mais facilidade na obtenção de informações.

O aplicativo para telefones celulares permite acompanhar o calendário de pagamento, os saques realizados, o extrato do benefício e também orientações do Ministério da Cidadania. Além disso, o usuário pode acessar o conteúdo a qualquer momento.

Dessa forma, o app do Bolsa Família evita que quem recebe o benefício precise ir até uma agência da Caixa apenas para buscar informações e esclarecimentos.

É a modernidade e facilidade que já tínhamos para tantos outros setores, como transporte, alimentação, hospedagem e etc.

“Para o público que possui acesso ao app, nós transmitimos informações que diminuem o desgaste, por exemplo, de ir até um canal de pagamento fora da data estipulada pelo calendário”, explica a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) Caroline Paranayba.

Como instalar o aplicativo do Bolsa Família

A responsabilidade pelo aplicativo é da Caixa Econômica, mas o projeto foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Cidadania e já está sendo utilizado por milhões de usuários.

O aplicativo também teve a preocupação de ser desenvolvido com um sistema operacional acessível a aparelhos celulares compatíveis com o poder aquisitivo das famílias amparadas pelo projeto.

Confira abaixo o passo a passo para baixar e instalar a ferramenta no celular:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone e pesquise “Bolsa Família Caixa
  2. Certifique-se que é o app é o oficial (desenvolvido pela Caixa) e clique em instalar
  3. Após o download, clique em “Abrir”
  4. Em seguida, clique no item “Consulte seu benefício”
  5. Digite o número do CPF ou NIS do titular e faça o login

Vale ressaltar que o aplicativo é gratuito.

O Número do NIS

Para acessar o aplicativo na abertura, o beneficiário do Bolsa Família precisará informar o seu número do NIS.

O NIS é um número criado pelo Governo Federal para que todos os trabalhadores informais, ou seja, que não são registrados na carteira de trabalho, tenham como contribuir com o INSS.

O número vincula, portanto, o trabalhador à Previdência Social. Além disso, com ele, o trabalhador pode:

  • Consultar e sacar o FGTS;
  • Contribuir para o INSS;
  • Solicitar a aposentadoria;
  • Consultar e sacar o Abono Salarial e o bolsa família;
  • Consultar e sacar outros benefícios, como o Bolsa Escola;

Contudo, o número do NIS pode ser consultado em diversos documentos do trabalhador brasileiro.

Esse número é cadastrado pelo cidadão antes de fazer sua carteira de trabalho. Desse modo, se você já tem esse documento, só precisa consultá-lo.

Veja como encontrar o NIS nos seguintes documentos:

  • Na carteira de identidade – em modelos mais novos da carteira do RG, esse número está presente como PIS/PASEP, embora, em modelos mais antigos do RG, ele pode não estar listado;
  • No Cartão Cidadão – é o número impresso no seu cartão;
  • No cartão Bolsa Família – é o número impresso no cartão do beneficiário. Só vale para o beneficiário;
  • Na Carteira de Trabalho – Presente na página com informações sociais do trabalhador (Nome, foto, etc), podendo estar listado como “NIS”, “PIS/PASEP” ou ainda “NIT”, dependendo do seu benefício.