Câmara de Simões Filho aprova projetos e 11 indicações; entre elas a implantação da DRFV


Dezesseis proposições estiveram em pauta durante a 20ª sessão ordinária desta terça-feira (20). Destes, foram apreciados, votados e aprovados por unanimidade um Projeto de Lei, de autoria do Legislativo, dois Projetos de Resolução, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, e 11 indicações, de autoria dos vereadores.

Entre as matérias em destaque aprovada pelo Legislativo, está a indicação nº 123/2019, de autoria do vereador Del (SD), que solicita ao Executivo, que interceda junto ao Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública (SSP), para que seja implantada a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos – DRFV, com pátio próprio para acondicionamentos dos veículos apreendidos. Por conta do tempo da 19ª sessão ordinária, a matéria retornou à pauta, desta vez, para apreciação e votação, sendo aprovada por unanimidade na sessão de hoje.

Outro projeto apreciado foi o PL nº 017/2019, de autoria do vereador Arnoldo Simões (PRB), que altera o Parágrafo Único do artigo 1º, da Lei 1128/2019, que institui o Dia Municipal do Capelão. O projeto foi lido e encaminhado para a Comissão Permanente de Justiça.

Logo após, foi apreciado em primeira discussão e votação o Parecer da Comissão Permanente de Justiça, referente ao Projeto de Lei nº 016/2019, de autoria do vereador Luciano Almeida (MDB), que denomina Pedro Sobral, a rua conhecida como “do Pesque Pague”, localizada no Conjunto Habitacional Rubens Costa, no bairro CIA I. O PL foi aprovado por unanimidade.

Posteriormente, entrou em segunda discussão e votação dois Projetos de Resolução, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. Um deles é o Projeto de Resolução nº 002/2019, que dispõe sobre as regras de utilização do sistema de telefonia móvel pela Câmara Municipal de Simões Filho e dá outras providências, e o outro, foi o Projeto Resolução nº 003/2019, que dispõe sobre a regulamentação de utilização, guarda, conservação e abastecimento dos veículos oficiais da Câmara Municipal de Simões Filho-BA, ambos aprovados por unanimidade.

Ainda em pauta, as indicações dos vereadores Del (SD), Deni da Metalúrgica (PSD), Orlando de Amadeu (PSDB), Cleiton Bolly Bolly (SD), Manoel Carteiro (PSB), Adailton Caçambeiro (PRP), Jailson ‘Jajai’ (PP), Eri Costa (DEM), Canjirana (PSL), Vel Silva (PRP) e a de autoria conjunta dos vereadores Arnoldo Simões (PRB), Everton Paim (PSD) e Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD) também foram apreciadas, votadas e aprovadas por unanimidade em plenário. Somente a indicação do vereador Elimário Lima (PSDB) não foi votada por motivo de ausência do parlamentar. Os vereadores Nel da Metalúrgica (DEM) e Sandro Moreira (PSL) também estiveram ausentes da sessão.

Após a proposição do vereador Del receber aprovação unânime pelos pares, a indicação nº 125/2019, de autoria do vereador Deni da Metalúrgica (PSD), foi aprovada por unanimidade. A proposta solicita à Mesa Diretora a reiteração das Indicações nºs 408/2012 e 657/2016, que requerem a abertura de uma rua entre a quadra 03 e quadra 07 do bairro CIA I, a ser localizada no fundo do posto de gasolina, como uma paralela da Avenida Elmo Serejo Farias.

Tendo como autor o vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a indicação nº 126/2019 que denomina o nome da saudosa “Maria Vitalina dos Santos” a Unidade Básica de Saúde do bairro Pitanga de Palmares foi aprovada por unanimidade.

O vereador Cleiton Bolly Bolly (SD) apresentou proposição. O parlamentar indica através da proposição nº 128/2019 a revitalização da lagoa, no bairro Coroa da Lagoa.

O vereador Manoel Carteiro (PSB) indica através de proposição nº 129/2019 a pavimentação asfáltica e iluminação em LED na Rua São Luís, localizada no Bairro Santa Rosa.

O vereador Adailton Caçambeiro (PRP) indica através de proposição nº 130/2019 a construção de uma piscina olímpica ou semiolímpica na reforma do Estádio Municipal Reitor Edgard Santos.

Através da proposição nº 131/2019, o vereador Jailson ‘Jajai’ (PP) indica o Sr. Carlos Bispo de Oliveira para receber o Título de Cidadão Simõesfilhense. A indicação recebeu aprovação unânime dos edis que enalteceram o trabalho do respectivo homenageado pelos serviços prestados à comunicação e a imprensa de Simões Filho.

Proposta pelo vereador Eri Costa (DEM), a indicação nº 132/2019 que solicita ao Executivo a criação de uma Clínica dos Olhos no município de Simões Filho foi aprovada por unanimidade.

A outra aprovada por unanimidade foi a indicação nº 133/2019, de autoria do vereador Canjirana (PSL), que solicita ao Executivo a construção de uma Praça com academia ao ar livre na Rua Tibiriçá, quadra I, no bairro CIA II.

Foi também aprovada por unanimidade a indicação nº 134/2019, de autoria conjunta dos vereadores Arnoldo Simões, Everton Paim e Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), que solicita ao Executivo que denomine “Ronério Silva dos Santos” a praça em construção no Alto do Bom Viver.

O último item da pauta apreciado, votado e aprovado por unanimidade foi o Requerimento de nº 001/2019, de autoria do vereador Vel Silva (PRP), para a realização de uma Sessão Especial no dia 15 de outubro de 2019, às 9h, em homenagem à canonização da Santa Irmã Dulce dos Pobres.

Encerrada a votação acerca das matérias em pauta, na continuidade da sessão, foi aberto o espaço para os discursos dos vereadores durante a Palavra Franqueada.

Por conta do tempo, apenas dois edis fizeram uso da palavra. O primeiro a discursar na tribuna do plenário foi o líder do governo na Câmara, vereador Manoel Almeida ‘Neco’, que expressou “felicidade”, ao noticiar diante da solicitação do vereador Canjirana, que foram apresentadas propostas a três empresas para intervenção no bairro Engenho Novo. Em outro momento, o parlamentar lamentou os dados da recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam um alto índice de desemprego no Estado da Bahia e, para contrastar essa realidade, ressaltou que a reabertura do SENAI na oferta de cursos de capacitação e a instalação das empresas Atacadão, da Bomix e da J. Macêdo Alimentos reacenderam a esperança de novas oportunidades no mercado de trabalho para a geração de emprego e renda no município. Por último, destacou o “grande evento” na final da ‘Copa Cia de Futebol Amador’ no último domingo (18), com a vitória do time do América que sagrou-se campeão vencendo o Bragantino nos pênaltis.

Aproveitando o destaque feito pelo vereador Neco, o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu, também enalteceu a Copa Cia como um evento esportivo que movimenta a cidade: “foi um dia lindo, ainda mais com a comunidade presente que assistiu a vitória do América”.  Mudando de assunto, o parlamentar mencionou o fechamento de parte do Hospital Geral de Camaçari (HMC) pelo governo do Estado para a reforma do equipamento público de saúde, onde também atende pacientes dos municípios de Candeias, Lauro de Freitas e Simões Filho.