Câmara de Simões Filho aprova três projetos de Lei, implantação de bueiros e outras indicações; confira


Na manhã desta terça-feira (13), os vereadores promoveram a 19ª Sessão Ordinária do Legislativo Simõesfilhense, a segunda após o período de recesso parlamentar. Três Projetos de Lei, de autoria do Legislativo, dois Projetos de Resolução, de autoria da Mesa Diretora foram aprovados por unanimidade durante a sessão, além de seis indicações, entre elas, destaca-se a de nº 109/2019, de autoria do vereador Vel Silva (PRP), que solicita ao Executivo a viabilidade de implantar “bueiros inteligentes“ no município.

De origem do Legislativo Municipal, foram aprovados três Projetos de Lei. O primeiro foi o PL nº 010/2019, de autoria do vereador Arnoldo Simões (PRB), que instituí o Dia Municipal do Levita, aprovado em segunda discussão e votação.

Na sequência, o segundo também aprovado em segunda discussão e votação foi o Projeto de Lei de nº 012/2019, de autoria do vereador Canjirana (PSL), que dispõe sobre a criação do Programa ‘Amigos do Museu’ no âmbito municipal da rede pública de ensino e dá outras providencias. Mesmo o autor do projeto ausente da sessão, o projeto foi colocado em votação em plenário e obteve aprovação unânime dos edis.

Em seguida, foi aprovado em primeira discussão e votação o Projeto de Lei de nº 013/2019, de autoria do vereador Eri Costa (DEM), que denomina “José Décio de Andrade”, o Mercado Municipal, localizado no Centro do município de Simões Filho, em menção ao pai do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), que se emocionou na tribuna do plenário ao falar de sua saudosa referência paterna.

Durante a sessão, foram aprovados por unanimidade, dois Projetos de Resolução, ambos de autoria da Mesa Diretora da Casa Legislativa, entre eles, o Projeto de Resolução de nº 002/2019, que dispõe sobre as regras de utilização do sistema de telefonia móvel pela Câmara Municipal de Simões Filho e dá outras providências, após receber o Parecer favorável das Comissões Permanentes de Justiça e Finanças. Além desse, foi aprovado o Projeto de Resolução de nº 003/2019, que dispõe sobre a regulamentação de utilização, guarda, conservação e abastecimento dos veículos oficiais da Câmara, após receber o Parecer favorável das Comissões de Justiça, Finanças e Transporte.

Foram encaminhados para as respectivas Comissões Permanentes de Justiça, Finanças, Saúde e Transporte o Projeto de Lei nº 014/2019, de autoria do vereador Sandro Moreira (PSL), que dispõe sobre a atuação e os serviços prestados por condutores de ambulâncias no âmbito do município de Simões Filho), Projeto de Lei nº 015/2019, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que institui a Política de Prevenção à Violência contra os Educadores do Magistério Público (PPVEM) no Município de Simões Filho e cria o Disque-Denúncia contra agressões aos educadores e dá outras providências e também o Projeto de Lei nº 016/2019, de autoria do vereador Luciano Almeida (MDB), que denomina ‘Pedro Sobral’, a rua conhecida como “do Pesque Pague”, localizada no Conjunto Habitacional Rubens Costa- CIA I.

O plenário também aprovou as seguintes indicações dos vereadores Láecio Valentim (PSB), Sandro Moreira (PSL), Jailson ‘Jajai’ (PP), Everton Paim (PSD), Adailton Caçambeiro (PRP) e Vel Silva (PRP). Entre os destaques, está a indicação nº 109/2019, de autoria do vereador Vel, que solicita ao Executivo a viabilidade de implantar “bueiros inteligentes“ no município.

De acordo com Vel, a instalação de bueiros inteligentes visa reduzir o acúmulo de lixo nas bocas de lobo. Ele explicou que o sistema de bueiros inteligentes, além de impedir que o lixo chegue até os rios e córregos, afetando diretamente o meio ambiente, ainda facilita a limpeza e manutenção. “É uma indicação muito importante que ajuda no meio ambiente e na saúde e qualidade de vida da população”, defendeu Vel.

O vereador Laécio Valentim apresentou a indicação nº 101/2019, aprovada por unanimidade,  que solicita ao Executivo a reforma das escadarias de Ilha de São de João e Aratu.

O vereador Sandro Moreira também solicitou à Mesa Diretora através da indicação nº 102/2019 a reiteração da indicação n° 188/2017, que requer ao Executivo a construção de uma praça com área de lazer e parque infantil na entrada de Pitanga de Palmares, denominada Praça ‘Binho do Quilombo’. O autor colocou a propositura a disposição para a subscrição dos vereadores que aprovaram a indicação por unanimidade.

O vereador Jailson ‘Jajai’, autor da proposta nº 105/2019, indica a construção de uma praça, uma quadra e equipamentos de ginástica no bairro Tanque do Coronel.

Ainda foi aprovada por unanimidade a indicação nº 106/2019, de autoria do vereador Everton Paim (PSD), que solicita obras de paisagismo no Núcleo Habitacional CIA I. Na mesma oportunidade em que usou a tribuna para defender a indicação, o edil sugeriu ao presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que a primeira sessão itinerante da Câmara seja realizada no bairro do CIA I.

Também foi aprovada a indicação nº 116/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PRP), que solicita a instalação de Sistema de Rastreamento por GPS nos carros oficiais à disposição das Secretarias Municipais.

Palavra Franqueada

Na continuidade da sessão, alguns dos vereadores inscritos manifestaram-se durante o tempo reservado para a Palavra Franqueada com discursos na tribuna do plenário.

O primeiro a fazer uso da palavra foi o vereador Jailson ‘Jajai’, ao destacar que a atual gestão  municipal conseguiu certidão que permitiu o município sair do Cauc e viabilizar recursos, entre eles, o recente empréstimo de R$ 25 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Além disso, o edil comemorou o anúncio de novas obras na cidade, a chegada de novo ônibus escolar e novas viaturas em benefício da população. “Estou junto para continuar o trabalho”, resumiu Jajai.

Visivelmente emocionado na tribuna, o vereador Adailton Caçambeiro agradeceu ao colega de parlamento, vereador Eri Costa, pelo Projeto de Lei que propõe dá nome ao Mercado Municipal de ‘José Décio de Andrade’, ao lembrar do seu saudoso pai. Em outro momento, reconheceu a capacidade de trabalho da administração municipal. “O município está indo no caminho certo e vai dar certo”, afirmou.

O líder do governo na Câmara, vereador Manoel Almeida ‘Neco’, destacou os recursos obtidos pela Prefeitura através do empréstimo junto à Caixa e repetiu o que declarou o superintendente do banco: “o município tornou viável esse empréstimo porque tem uma gestão pública competente”, reproduziu. O edil mencionou a visita técnica de inspeção nos últimos dias no Mercado Municipal e no Estádio Municipal Edgard Santos, dois equipamentos públicos que vão passar por reformas estruturais. “Estamos no caminho certo, apostando no governo certo, sério e competente”, confia Neco.

O vereador Laécio Valentim agradeceu ao grupo Simões Filho Bike Club pela iniciativa de promover mais um encontro dos adeptos que fazem uso da bicicleta como esporte. Em outro momento, mudou o tom do discurso ao se referir a fala do vereador Jajai sobre governo e oposição e aos que fizeram parte de gestões passadas. “A gente não pode repetir a história, mas fazer a história”, retrucou Laécio.

O vereador Del (SD) parabenizou aos maqueiros pelo Dia do Maqueiro e, além disso, conclamou aos vereadores fazerem sua parte dentro e fora do Legislativo ao parafrasear uma passagem da Bíblia com o seguinte dizer: “Deus é galardoador daqueles que praticam a justiça”, completou.

O vereador Manoel Carteiro (PSB) agradeceu ao Executivo pelo atendimento aos seus pedidos de intervenção em Mapele, a exemplo da Operação Tapa Buraco para a recuperação de vias públicas. O edil destacou também o pedido apresentado ainda no mês de junho para ações de limpeza nas comunidades de Aratu, Santa Luzia e Cotegipe que está em andamento nas três localidades citadas. “Eu tenho certeza que vão ser concluídas para continuarmos avançando”, disse Carteiro.

O vereador Elimário Lima (PSDB) saudou a imprensa e parabenizou o prefeito Diógenes Tolentino pelas obras na cidade ao destacar as ações e obras em Mapele. Além disso, lembrou do evento promovido no último domingo em comemoração ao Dia dos Pais. Em outra parte do discurso, o parlamentar agradeceu a Deus pela sabedoria na condução de seu mandato e pelo trabalho prestado a todo o povo simõesfilhense. “Estamos trabalhando dobrado buscando o melhor para o povo de Mapele e Cotegipe. Aprovamos os projetos pelo povo simõesfilhense porque trabalhamos para dar resposta ao povo, e a resposta é com trabalho nas comunidades dia e noite”, concluiu Elimário.

Em informação repassada por intermédio do presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Almeida (MDB), comunicou que a reunião do colegiado com a presença de representantes da diretoria da APMI está marcada para o dia 21 de agosto, na sala de reunião, na sede do Legislativo.

Ainda na sessão, o vereador Neco Almeida sugeriu um minuto de silêncio através de solicitação verbal, aprovada por unanimidade, manifestando pesar em decorrência da morte do Senhor Tomaz José dos Santos, um dos fundadores da cidade de Simões Filho, que faleceu no dia 12 de agosto (segunda-feira), aos 93 anos, completados no último dia 25 de julho. O velório e o sepultamento aconteceram hoje (13).

Por fim, o mandatário do parlamento municipal ainda apresentou um balanço com o número de pessoas atendidas nos gabinetes dos vereadores na Câmara: 2.200 em abril, cerca de 2 mil pessoas em maio e 1.300 pessoas durante o período de recesso parlamentar no mês de julho. “Isso é a prova de que a Câmara de Vereadores está trabalhando”, finalizou o presidente.