Candeias irá realizar a maior celebração católica na Região Metropolitana de Salvador


No dia 24 de janeiro (quinta-feira) a praça do município, cujo o nome é Nossa Senhora das Candeias será um palco de muito amor, fé e principalmente devoção. Isso porque a cidade de Candeias dará início ao Novenário que homenageia a padroeira da cidade Nossa Senhora das Candeias.

Os festejos contarão principalmente com canções “Mãe das Candeias, Iluminai na Santidade a Igreja Peregrina”, e terão encerramento em 3 de fevereiro. Ao todo, a festa terá 9 noites dedicadas à Santa de Candeias. E a abertura do evento acontece às 5h, com o hasteio da bandeira junto com a oração do Ofício de Nossa Senhora, localizado no Santuário de Nossa Senhora das Candeias.

Segundo o pároco frei Jorge Luiz Soares, a empolgação com a chegada de mais um festejo do Novenário de Nossa Senhora das Candeias é grande. O pároco ainda diz que este ano, a celebração contará com o tema ‘Mãe das Candeias, Iluminai na Santidade a Igreja Peregrina’, com intuito de que todos tenham oportunidade de refletir o apelo do Papa Francisco para que não esqueçamos nossa santidade.

A celebração que homenageia Nossa Senhora das Candeias é vista como a maior celebração católica realizada na Região Metropolitana de Salvador. E as festas ainda consegue atrair turistas de vários lugares do país.

Equipes que irão trabalhar na organização local

Segundo a comissão que organizará os festejos deste ano de 2019, aproximadamente mil pessoas, que serão divididas entre 12 grupos, auxiliarão na Paróquia durante o Novenário. As equipes irão se dividir em Comunicação, Canto, Decoração, e Comunidade, Intercessão, Trânsito, Eventos, Liturgia, Recepção, Noiteiros, Romeiros, e Procissão.

Procissão

A procissão será realizada em 3 de fevereiro, que será em um domingo, a partir das 17h, e será encerrada com o grande momento de luz e fé dos cristãos. Ao todo, estima-se que o número de fiéis que irão comparecer nos festejos, percorrer as ruas da cidade em ato de louvor e fé pela Santa, ultrapasse os 11 mil.

Bandas católicas também irão animar os fiéis durante este trajeto, que receberá uma decoração dos moradores para que a imagem da Nossa Senhora das Candeias seja recebida com a fé que ela merece.

Calendário Oficial da Bahia

Em novembro do ano de 2017, o projeto de Lei 22.336/2017 que tem como responsabilidade incluir as festividades relacionadas à homenagem de Nossa Senhora das Candeias, foi aprovado pela AL-BA (Assembleia Legislativa da Bahia). E com a aprovação deste Projeto, as celebrações agora contam com o apoio da empresa de turismo da Bahia, a BahiaTursa.

Devoção

Essa devoção voltada à Nossa Senhora das Candeias tem sua origem quando o Brasil ainda tinha pouco tempo de descoberta pelos europeus, precisamente no século XVI.

Essa devoção começou a acontecer após um relato de mulher cega curada depois de lavar os olhos com água da Fonte Milagrosa. Outro milagre parecido com este aconteceu em 2002, quando a avó de uma menina chamada Stephany teve uma mensagem através de um sonho que lhe pedia que lavasse os olhos da criança com essa água milagrosa. E o resultado foi a constatação médica que a criança foi curada.

Santuário

Erguido no final do século XVIII, este Santuário representa um local de imensa devoção à Virgem Maria.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias teve seu reconhecimento pelo Vaticano após ser elevada à condição de um Santuário diocesano no mês de fevereiro de 2014. Próximo à Baía de Todos os Santos, este Santuário representa um lugar de imensa peregrinação dos romeiros de todos os lugares do solo brasileiro, que têm a intenção de buscar curas, além de bênçãos através da água benta milagrosa.