Celebridades do EUA juram pelo vinagre de maçã para perda de peso – mas isso realmente funciona?


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O vinagre de maçã é um alimento básico de longa data na despensa, conquistou seguidores entre entusiastas e celebridades do bem-estar, que afirmam que podem ajudar na perda de peso e oferecer muitos outros benefícios à saúde.

Kourtney Kardashian disse que toma duas colheres de sopa de vinagre de maçã diariamente para afastar a fome durante o jejum intermitente. E, irmã mais velha de Kim Kardashian tem postado sobre seu amor pelo vinagre no Instagram.

Mas, o ACV pode realmente ajudá-lo a perder peso? Nem todo mundo compra no hype sobre vinagre de maçã e perda de peso .

O que é vinagre de maçã?

Para fazer vinagre de maçã , as maçãs são picadas, cobertas com água e deixadas à temperatura ambiente para permitir a fermentação dos açúcares naturais. A fermentação permite a formação de etanol. As bactérias são então adicionadas para transformar o álcool em ácido acético.

O vinagre de maçã orgânico e não filtrado, popular na comunidade de bem-estar, contém proteínas “mãe” – enzimas e boas bactérias que fazem com que pareça turva.

O vinagre de maçã orgânico , que é cru e não filtrado, é uma marca popular. Ele ganhou seguidores de culto, com Kardashians e outras celebridades postando sobre isso no Instagram.

O vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso?

Embora o vinagre de maçã seja baixo em calorias, a pesquisa sobre seu verdadeiro impacto na perda de peso é limitada.

A maioria dos estudos se concentrou em assuntos de animais em vez de seres humanos e vinagre em geral, não no ACV. Pesquisas em ratos e camundongos obesos sugerem que o ácido acético pode ajudar a queimar gordura e melhorar o metabolismo.

Um estudo publicado na revista Bioscience, Biotechnology, and Bioochemistry em 2009 usou indivíduos humanos obesos e descobriu que a ingestão diária de vinagre levou a uma pequena quantidade de perda de peso, cerca de 2 a 4 libras. Os sujeitos também apresentaram circunferência abdominal inferior, índice de massa corporal (IMC) e níveis de triglicerídeos .

Devido à pesquisa limitada sobre o assunto, os especialistas em nutrição continuam céticos quanto ao potencial de perda de peso do vinagre de maçã.

“Quaisquer benefícios em potencial podem estar relacionados a mudanças no estilo de vida, além da adição de ACV ao dia”, diz Rachel Fine, nutricionista dietista registrada e fundadora da To the Pointe Nutrition .

O vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso, diz Gabby Geerts, nutricionista do Green Chef , mas, realisticamente, nenhum alimento pode reduzir significativamente o peso.

“A manutenção de peso a longo prazo virá de uma dieta cheia de frutas e vegetais frescos, fibras, gorduras insaturadas e proteínas magras”, diz Geerts.

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Vinagre de maçã pode ter outros benefícios à saúde

Alguns pequenos estudos sugerem que o ACV pode diminuir o açúcar no sangue. Um estudo de 2004 publicado na Diabetes Care constatou que 20g de vinagre de maçã diluído em 40g de água com 1 colher de chá de sacarina pode diminuir o açúcar no sangue, quando tomado após uma refeição. Outro estudo descobriu que tomar ACV antes de dormir moderava o açúcar no sangue quando os indivíduos acordavam.

“O ácido acético no vinagre pode contribuir potencialmente para a perda de peso, diminuindo o açúcar no sangue, queimando gordura e suprimindo o apetite”, diz Geerts.

Outro benefício, diz Fine, é que o ACV é um desinfetante natural, o que pode reduzir o risco de bactérias nocivas.

Herbalists também elogiaram a capacidade do vinagre de promover a saúde da pele . Pode esfoliar a pele, equilibrar o pH da pele e até ajudar com queimaduras solares, hiperpigmentação e outros problemas, como caspa .

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Não há mal nenhum em tomar vinagre de maçã

“Embora os benefícios positivos ainda sejam inconclusivos, não há evidências que sugiram que uma ingestão diária moderada (de vinagre de maçã) seja negativa”, diz Geerts.

Porém, o ácido no ACV pode corroer o esmalte dos dentes e o revestimento do estômago e causar queima do esôfago. Também pode interagir com certos medicamentos , como remédios para diabetes, digoxina levada para níveis mais baixos de potássio e alguns medicamentos diuréticos.

Se você estiver usando o ACV, dilua com água, lave a boca depois de tomá-lo e, geralmente, limite o quanto é necessário para evitar efeitos colaterais.

“A melhor maneira de incorporar o vinagre de maçã em sua dieta é usá-lo na sua culinária – por exemplo, em molhos para salada”, diz Fine.

Tendências como o vinagre de maçã podem alimentar uma cultura de dieta pouco saudável

O “contexto mental” do uso do ACV e seu papel na cultura da dieta é a maior causa de preocupação, diz Fine.

“Muitas vezes nos dizem para desintoxicar, limpar, eliminar e cortar certos alimentos como forma de diminuir números rápidos na balança”, diz ela. “No entanto, isso nos afasta ainda mais dos alimentos que trazem alegria nostálgica para nossas vidas (pense: pizza, sorvete, etc.).”

Essa mentalidade alimenta a culpa, define expectativas injustas e aumenta os desejos de comida.

“Se atribuímos valor moral às nossas escolhas alimentares, damos muito crédito à comida”, diz ela.

Concentrar-se em uma alimentação consciente, livre de julgamento e baseada em hábitos, é a melhor maneira de aumentar sentimentos intuitivos de fome, plenitude e satisfação, diz ela, e nenhum alimento jamais fará ou prejudicará sua saúde.

“A glamourização das tendências de perda rápida de peso torna essa ideia atraente para aqueles que desejam experimentar algo novo, independentemente dos riscos e das pesquisas limitadas”, diz Fine.

O vinagre de maçã não é um alimento milagroso, diz Geerts, acrescentando que colocar tantas expectativas em um alimento é irrealista.

“Nossos corpos não se tornam prejudiciais em um dia ou com uma mordida de um biscoito”, diz ela. “Da mesma maneira que nosso corpo não ficará saudável em um dia ou com uma colher de vinagre.”