Chá de sene: o que é, para que serve e efeitos colaterais


O chá de sene é feito com a folha de sene, uma planta medicinal, também conhecida como senna ou sene, sendo amplamente utilizada no tratamento de problemas intestinais devido às suas fortes propriedades laxantes e purgativas.

O nome científico desta planta é  Senna alexandrina  e pode ser comprado em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação. Senna Alexandrina é um nome moderno que engloba dois nomes antigos de senna,  Cassia Senna e  Cassia angustifolia .

Folha de senna: o que é, para que serve e efeitos colaterais

Para que serve

Sena possui propriedades laxantes, purgativas, purificadoras e vermífugas, sendo, por esse motivo, amplamente utilizada no tratamento de problemas gastrointestinais, principalmente constipação. Esta planta amolece as fezes e pode ser usada para aliviar o desconforto ao evacuar pessoas com fissura anal e hemorroidas.

Apesar de seus benefícios, as folhas de sene devem ser usadas com cautela e sob orientação médica, pois seu uso constante pode causar alterações da microbiota intestinal, cãibras muito fortes e até predispor ao câncer de colo de retal.

Veja mais: Quando você bebe chá de kombucha todos os dias, é isso que acontece com seu corpo

Como preparar o chá de folhas de sene

Para preparar o chá de sene, você deve preferir as folhas verdes do sene, porque elas têm um efeito mais ativo no corpo, em comparação com a sua versão seca. Além disso, quanto mais verde a folha, mais forte o efeito.

Ingredientes

  • 1 a 2 g de folhas de sene;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparação

Coloque a erva em uma panela ou copo, adicione a água e deixe descansar por 5 minutos. Espere até que esteja quente, coe e beba 2 a 3 vezes ao dia sem adicionar açúcar.

Embora o chá de sene seja uma opção prática para consumir, esta planta também pode ser comprada na forma de cápsulas, que podem ser vendidas em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias, onde são ingeridas 1 cápsula de 100 a 300 mg por dia.

Idealmente, esta planta deve ser usada sob a orientação de um médico e por um período entre 7 a 10 dias no máximo. Se após esse período a constipação for mantida, você deve consultar um clínico geral ou gastroenterologista.

O chá de folhas de sene ajuda a perder peso?

O chá  de Sene é popularmente usado durante processos de perda de peso. No entanto, esta planta não possui nenhuma propriedade que ajude a queimar gordura. A perda de peso está relacionada ao aumento da frequência dos movimentos intestinais, além da inibição da absorção de água, evitando a retenção de líquidos.

Possíveis efeitos colaterais

O uso do excesso de folhas de sene pode causar vários efeitos colaterais, como cólicas severas, vômitos, diarreia, aumento do fluxo menstrual, hipocalcemia, hipocalemia, má absorção intestinal e diminuição da hemoglobina.

Quem não deve usá-lo

As folhas de Sene são contra-indicadas em casos de hipersensibilidade a sene, durante a gravidez, amamentação, em crianças menores de 12 anos, bem como em caso de obstrução intestinal, enterite, apendicite aguda e dor de estômago de causa desconhecida.

Além disso, o sene não deve ser consumido por pessoas que tomam medicamentos para o coração, laxantes, cortisona ou diuréticos e seu uso não deve exceder 10 dias consecutivos, pois pode causar vários efeitos colaterais e aumentar a predisposição ao câncer colorretal. Portanto, antes de usar o sene é importante pedir orientação a um médico para evitar possíveis complicações.

Com informações de Manuel Reis – Enfermeiro

Manuel Reis

Com cerca de 6 anos de experiência, Manuel Augusto Rocha Reis é um enfermeiro formado pela Escola de Enfermagem do Porto em 2013.

Enfermeira geral, registada como membro nº 79026 na Associação de Enfermeiros de Portugal.

Ele completou um diploma em Fitoterapia Clínica Avançada na CESPU, Portugal em 2018.

Você também pode encontrar a enfermeira Manuel Reis no  Linkedin