Chuva forte causa transtornos em Salvador e moradores ficam em estado de atenção; fotos e vídeos


Cidade amanheceu com diversos pontos de alagamento, provocando congestionamentos e até paralisação de serviços públicos.

Salvador amanheceu debaixo de chuva nesta terça-feira (26). Desde a madrugada, diversos pontos de alagamento foram identificados na capital baiana. Há grande volume de água nas regiões das Avenidas Paralela, Bonocô, ACM, Tancredo Neves, Cardeal da Silva e na região do Largo Dois Leões, no Acesso Norte e na Cidade Baixa.

Por conta da chuva, a Transalvador informou pontos de lentidão na Avenida ACM, no sentido Shopping da Bahia, na Avenida San Martim, no Largo da Calçada, na Avenida Luiz Tarquínio, na subida da Cardeal da Silva, em direção ao Campo Grande, e na subida da Estação Pirajá.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), foram registradas 13 ocorrências nesta terça: três de alagamentos, dois deslizamento de terra, duas ameaça de desabamento, cinco ameaças de deslizamento e uma infiltração.

Ainda segundo o órgão, os bairros da Federação, Ondina, Pituba, Centro e Liberdade foram os que tiveram maior volume de chuva nesta madrugada. Em caso de emergências, a população deve acionar a Codesal no número 199.

Alangamentos e Ocorrências

Há alagamento nas Avenidas Bonocô, Paralela, Tancredo Neves, ACM, Cardeal da Silva, na região do Largo Dois Leões, no Acesso Norte e na Cidade Baixa, bairros da Federação, Pirajá, Calçada e São João do Cabrito. No bairro de São Caetnao, um barranco deslizou e atingiu uma casa. 

De acordo com a Transalvador, há pontos de lentidão na Avenida ACM, no sentido Shopping da Bahia, na Avenida San Martin, no Largo da Calçada, na Avenida Luiz Tarquínio e na subida da Estação Pirajá. O órgão monitora a situação.

A previsão do tempo para a cidade nesta segunda-feira é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima deve chegar a 29ºC e a mínima fica em 23ºC.

Confira pontos de alagamentos:

AVENIDA ACM

  1. ACM ficou completamente congestionada

Na Avenida ACM, os dois sentidos ficaram totalmente alagados. Todos os acessos à via estão bastante congestionados.

SÃO JOÃO DO CABRITO

Chuva provoca enxurrada na Rua Senhor do Bonfim, em São João do Cabrito, nesta terça-feira

A chuva provocou uma enxurrada na Rua Senhor do Bonfim, no bairro São João do Cabrito. Com a profundidade e a força da água, moradores estão ilhados em casa e assustados.

PIRAJÁ E SÃO CAETANO

Temporal gera problemas em Pirajá e São Caetano

Trânsito muito lento em Pirajá. No bairro de São Caetano, no trecho da Jaqueira do Carneiro, uma enxurrada foi registrada próxima a um ponto de ônibus. Os passageiros que esperavam pelos coletivos tiveram que subir nos bancos para fugir da água.

FEDERAÇÃO

Chuva forte causa alagamento em viaduto no bairro da Federação

No bairro da Federação, há registro de diversos trechos alagados. Em um viaduto que dá acesso à Rua Caetano Moura, há muita água empoçada.

CALÇADA

Chuva deixa ruas inundadas na região da Calçada, na Cidade Baixa

Trecho em frente à estação de trem da Calçada está bastante alagado. Moradores e pessoas que trabalham na região relatam estar ilhados.

Ocorrências

Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), os bairros com maior volume de chuva nas últimas horas foram Federação, Ondina, Pituba, Centro e Liberdade.

Até por volta das 10h, 98 ocorrências haviam sido registradas na cidade nesta terça-feira, de acordo com o órgão. Dessas, 34 ocorreram na região de Cabula/Tancredo Neves e 22 em Pau da Lima. São:

36 alagamentos de imóveis

6 alagamentos de área

28 deslizamento de terra

7 ameaça de desabamento

11 ameaças de deslizamento

3 desabamentos de muro

1 árvore caída

1 infiltração

Chuva forte causa alagamento em viaduto no bairro da Federação

Ainda segundo a Defesa Civil, também em decorrência da chuva, uma criança ficou ferida depois de ser atingida por um muro que desabou, na noite da segunda-feira (25).

O caso ocorreu no Parque Bela Vista, por volta das 22h30. A vítima foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

A limpeza do local foi feita pela Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb).