Cinco casas condenadas por rachaduras desabam em Salvador


FOTO: Rafael Marques/ TV Bahia

Cinco casas desabaram na madrugada desta sexta-feira 4, no bairro Fazenda Grande do Retiro em Salvador. Os imóveis já haviam sido condenados pela Defesa Civil e caíram depois que a encosta onde as residências foram construídas desmoronou. Um galpão que fica próximo ao local  também foi atingido.

As famílias que moravam nas casas já haviam sido retiradas e ninguém ficou ferido. No local pelo menos 29 imóveis estão condenados. 

De acordo com informações da Defesa Civil de Salvador, as residências já tinham sido isoladas e a prefeitura já havia programado para essa sexta-feira a demolição de algumas delas.

Segundo os moradores, os imóveis começaram apresentar rachaduras no mês de julho depois de uma obra realizada pela Codesal,e o caso foi se agravando durante os meses seguintes. Preocupados, os proprietários procuraram a Superintendência de Obras Públicas (Sucop), que fez uma análise no local e constatou que as rachaduras haviam sido provocadas por vazamento de uma tubulação que passa na rua e então foi solicitado que as famílias saíssem de imediato dos imoveis.

Conforme Sosthenes Macêdo, superintendente da Defesa Civil de Salvador (Codesal), técnicos do órgão farão avaliação da atual situação ainda na manhã desta sexta-feira. Ele esclareceu ainda, que as chuvas que caíram nessa madrugada contribuíram, mas não foram o principal fator, uma vez que já havia possibilidade de desmoronamento.

 Ainda existe risco de desabamento e por isso, outros imoveis serão demolidos.