Cirurgia que acaba com “língua presa” em bebês é realizada gratuitamente


Além desse tipo de cirurgia, mais oito tipos de procedimentos são ofertados gratuitamente 

Com o objetivo de acabar com um problema que pode prejudicar a fala e dificultar a amamentação: a língua presa o  Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da da cidade de Lauro de Freitas, região Metropolitana de Salvador, está realizando cirurgia gratuita em bebês . Segundo especialistas, o procedimento é simples, dura cerca de 15 minutos e o resultado é positivo.

De acordo com coordenadora geral de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriela Borges,o primeiro passo para realização do procedimento que é feito gratuitamente é fazer o diagnóstico para que a criança seja encaminhada para cirurgia. Ainda segundo Gabriela, o ideal é que a análise seja feita logo após o nascimento e realizada a cirurgia o mais cedo possível porque, se for feita posteriormente, o procedimento se torna mais complicado.

 A gestora alerta, que  quando a cirurgia é realizada em recém-nascido, o pós operatório é mais tranquilo, praticamente sem sangramento e dor. “Durante o procedimento é realizada anestesia tópica, com o auxílio da mãe ou do pai para segurar o bebê, posicionado instrumental adequado na língua para fazer a incisão (picote) e imediatamente o freio é “solto”. explicou

Para realizar o procedimento os pais deverão procurar a unidade do CEO que fica localizado na Avenida São Cristóvão, S/N bairro de Itinga. Além desse procedimento na unidade também oferta gratuitamente oito tipos de especialidades como diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia (tratamento de canal), atendimento a pessoas com necessidades especiais, odontopediatria, confecção e instalação de próteses dentárias e ortodontia dos maxilares. O serviço é ofertado também no terceiro turno, de segunda a sexta-feira, das 7h da manhã até as 21h.