Como é trabalhar em uma plataforma de petróleo offshore


Trabalhar em uma plataforma de petróleo ou gás não é um dos trabalhos mais comuns, devido ao seu perigo , dureza e longos períodos longe de casa . Em troca, são empregos muito bem pagos .

Para aqueles que estão pensando em trabalhar em um deles ou simplesmente curiosos, resumimos os aspectos mais importantes e marcantes da vida nas plataformas.

Como são as plataformas de petróleo / gás?

As plataformas têm tamanhos muito diferentes e podem ser fixas ou flutuantes ; os fixos estão em águas rasas e são dedicados à perfuração e / ou produção. Os carros alegóricos, enquanto isso, só perfuram.

Eles geralmente têm capacidade para entre 200 e 400 pessoas.

Como você acessa a plataforma?

A plataforma de petróleo ou gás é geralmente alcançada por helicóptero . As medidas de segurança são muito rigorosas: além de ter uma qualificação específica que permita realizar esses passeios de helicóptero, você deve viajar com um colete salva-vidas.

Onde e como as refeições são servidas?

A maioria das plataformas de petróleo / gás serve refeições de autoatendimento , com uma grande variedade de pratos para escolher. Estar em alto mar não significa ser incomunicável do resto do mundo e a comida não seria menor: regularmente a plataforma recebe alimentos frescos por via aérea ou marítima, portanto frutas e legumes são abundantes.

Obviamente, as plataformas têm chefs profissionais que preparam comida para todos os funcionários.

Os trabalhadores têm lugares para lazer?

A maioria das plataformas têm áreas de lazer para os funcionários, que podem incluir ginásio, sala de jogos, sala de TV, etc .

Onde eles ficam?

O espaço é um ativo muito precioso nas plataformas em alto mar, mas, apesar disso, pretende-se que a acomodação dos funcionários seja o mais confortável possível. Mesmo assim, é comum que uma cabine seja compartilhada com outro parceiro e que o banheiro não seja individual , mas compartilhado – geralmente há um banheiro para cada duas cabines.

Você pode se comunicar com sua família?

Por razões de segurança – além da falta de cobertura – o uso do telefone celular não é permitido . No entanto, os trabalhadores têm muitas opções para se comunicar com sua casa: além de telefones públicos , as plataformas geralmente possuem Internet de banda larga , para que possam enviar e receber e-mails, mensagens instantâneas e usar aplicativos de videoconferência, como o Skype.

Como estão os dias úteis?

Depende muito da plataforma e da empresa, mas geralmente o horário de trabalho é de 12 horas (dia ou noite). Normalmente, um trabalhador alterna 2 ou 3 semanas a bordo com outros 2 ou 3 no continente.

Tabaco e álcool são permitidos?

O álcool é completamente proibido em plataformas de gás e petróleo; O perigo do trabalho exige que os funcionários usem sempre seus poderes o tempo todo; portanto, a posse de álcool – e, claro, drogas – significa demissão imediata. Muitas empresas realizam testes aleatórios de álcool e drogas.

Com relação ao tabaco , é permitido, mas devido ao perigo de incêndio e deflagração – são manuseadas substâncias altamente inflamáveis ​​- apenas nas áreas designadas para ele . Não é permitido possuir isqueiros ou fósforos, que são fornecidos nas áreas de fumantes e não os deixam.

O mais importante a bordo é observar e respeitar as medidas de segurança , tanto durante o dia útil como fora dele, pois não estamos no continente e as substâncias perigosas são manuseadas na plataforma.

O equipamento de protecção individual (capacete, óculos de proteção, botas e luvas) é obrigatória em quase todas as áreas da plataforma, exceto aqueles reservados para descanso -camarotes, ginásios, entretenimento, restaurante, e assim sobre . Além disso, é necessário passar por vários cursos e certificações de segurança para trabalhar nessas plataformas.

Como podemos ver, ninguém pode trabalhar em uma plataforma de petróleo / gás, pois, além de poder suportar condições adversas, deve ter um treinamento muito completo que nem sempre é fácil de obter ou econômico.