Como enfrentar o fim de um relacionamento depois de tanto tempo juntos


Enfrentar o fim de um relacionamento geralmente não é fácil. Depois de compartilhar tempo, experiências e sentimentos com uma pessoa, é difícil ter que se separar . De fato, as estatísticas mostram que grande parte dos suicídios em todo o mundo são causados ​​por rompimentos de amor.

No entanto,  pode-se aprender a passar por esse processo no qual o sofrimento se torna quase um companheiro de rotina e melhora . Para isso, são necessárias grandes doses de esforço e uma atitude de avançar. A recompensa será a recuperação do seu estado de calma a partir da aceitação e liberação da dor experimentada. Vamos mais fundo.

O fim de um relacionamento pode experimentá-lo como um processo muito doloroso, mas do qual você pode sair pouco a pouco.

Onde colocar o foco para enfrentar o fim de um relacionamento

Praticamente todos nós nos sentimos despedaçados quando nosso parceiro nos deixou. As ilusões terminam e parece que um profundo sentimento de vazio do qual é difícil escapar está instalado dentro de nós . Além disso, nossos pensamentos não param de girar em tudo o que é vivido. Mesmo quando somos os que quebram, às vezes podemos sofrer muito.

Mulher chorando de desgosto

Assim, para enfrentar uma ruptura, é necessário focar em dois aspectos fundamentais:

  • Nossa mentalidade .
  • Nossas ações

Alterar os dois requer muito esforço, mas  é a única maneira de enfrentar o fim de um relacionamento saudável . Se você estiver interessado em aprender como fazê-lo, continue lendo!

Etapa 1: mude sua mentalidade

O principal problema que enfrentamos diante de uma ruptura é que  nossa maneira de pensar não é adequada . Nossas crenças nos machucam em vez de nos ajudar, e o sofrimento é amplificado por tudo o que dizemos a nós mesmos.

Assim, o primeiro passo para enfrentar o fim de um relacionamento é  mudar nossa maneira de pensar . Embora existam muitas crenças prejudiciais a esse respeito, uma das piores é o que nos leva a dizer a nós mesmos que nunca encontraremos outra pessoa. Essa maneira de pensar é muito comum, mas totalmente errada . Considere por um momento o número de pessoas com quem você pode formar um relacionamento.

Digamos que você é uma mulher heterossexual e que mora em uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Cerca de metade deles serão homens; cerca de 500.000. De todos eles, digamos que 90% não teriam nenhum tipo de relacionamento com você, por já estar casado, por não ser compatível com seus gostos ou por ter uma idade muito distante da sua. Bem, mesmo que essa porcentagem fosse verdadeira,  ainda haveria 50.000 homens com quem você poderia ser muito feliz .

A verdade é que  seu ex-parceiro não é tão especial quanto você a vê agora . Embora você tenha compartilhado muitas coisas, existem milhões de pessoas em todo o mundo. Depois de se recuperar, você pode encontrar alguém mais compatível com você sem muitos problemas.

Relacionado:

5 conselhos de relacionamento poderosos que podem mudar sua vida amorosa para sempre

15 sinais de que você está num relacionamento abusivo

No entanto, é importante ter em mente que não é aconselhável encerrar um relacionamento e fingir iniciar outro instantaneamente. É melhor dar tempo para curar suas feridas , processar tudo o que você viveu, elaborar o que aconteceu e reconstruir.

Homem pensando

Etapa 2: Tome uma atitude

Agora, mudar a maneira como pensamos geralmente não é suficiente para enfrentar o fim de um relacionamento. Nesses momentos, sua vida certamente estará de cabeça para baixo, pois o espaço que seu ex deixou foi vazio. Portanto, é necessário que você comece a trabalhar para preenchê-lo com algo novo.

E  neste momento você decide como deseja que seu futuro seja . É muito possível que você se sinta fatal, mas como você quer se lembrar dessa vez quando olha para trás? Você quer ver você chorando e assistindo filmes românticos o dia todo? Ou você prefere se ver sorrindo para as adversidades e preparando as bases para que sua vida seja incrível?

Embora sua dor não permita que você veja o que tem pela frente, a verdade é que você tem uma grande oportunidade. De fato, você pode ter mais tempo livre e muito mais independência. Além disso, enfrentar o final de um relacionamento  pode fornecer doses muito altas de motivação . Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é tirar proveito deles para construir algo grande em sua vida.

Ao se recuperar, defina  uma meta que o desafie e comece a trabalhar . No momento, pode ser o momento perfeito para começar a exercitar ou escrever o livro que você estuda há tanto tempo. Talvez você sinta vontade de trabalhar em seu apelo para se sentir melhor consigo mesmo. Mesmo agora que você não tem um compromisso, pode aproveitar a oportunidade para fazer uma longa viagem que permite desconectar.

Mulher escrevendo uma agenda

A decisão está em suas mãos. Lembre-se de que  esse relacionamento não é o único que você encontrará em sua vida  e que agora é a hora de agir. Somente você pode conseguir isso, quando olhar para trás e pensar nesse momento, poderá se lembrar de si mesmo com um sorriso.