Como fazer chá de açafrão para aliviar a dor e a inflamação


Resultado de imagem para foto de chá de açafrão

Mais conhecido hoje por suas muitas qualidades culinárias do que por seus benefícios para a saúde, o açafrão tem sido usado desde civilizações antigas, para aliviar várias doenças, incluindo doenças inflamatórias. Primeiro cobiçado na Índia antes da adesão de várias outras culturas, é consumido de várias maneiras, a mais popular delas é prepará-lo na forma de chá para aproveitar ao máximo suas propriedades anti-inflamatórias.

Antioxidante e anti-inflamatório por excelência, açafrão ou C urcuma longa  tem várias outras propriedades que o tornam um condimento a ser adotado. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para oferecer uma receita natural para o chá de açafrão com muitos benefícios à saúde. Concentre-se em sua capacidade de aliviar a dor e a inflamação .

Preparando o chá de açafrão

O chá de açafrão pode ser feito de várias maneiras, seja a partir de pó de açafrão puro, açafrão seco ralado ou seco. Uma concentração mais significativa é encontrada nas preparações fermentadas de açafrão que podem ser encontradas na forma de produtos de chá disponíveis comercialmente. Aqui está uma receita para o chá de açafrão para você. Observe, no entanto, que é aconselhável usar ingredientes de uma cultura orgânica para se proteger contra os efeitos nocivos dos pesticidas.

Ingredientes

  • 4 xícaras de água
  • 1 colher de chá de açafrão em pó
  • Metade de suco de limão
  • ½ colher de chá de mel puro
  • Uma pitada de pimenta preta

Preparação 

Ferva a água em um recipiente e adicione uma colher de chá de açafrão (seja moído, ralado ou em pó). Deixe macerar por alguns minutos e depois coe a bebida no recipiente, deixando esfriar por 5 minutos.

Quando estiver quente o suficiente, adicione mel e limão para preservar melhor os benefícios desses dois ingredientes. Além disso, o mel suaviza o sabor da infusão, assim como você se beneficia das propriedades  antioxidantes  do limão. A pimenta preta, por outro lado, promoverá a absorção da curcumina, dando ao chá um sabor picante.

Agora que compartilhamos esta receita de chá de açafrão com você, vamos dar uma olhada nos benefícios que fazem dele um ótimo aliado da saúde.