Como fazer sabão de aloe vera sem soda cáustica


Você quer aprender a fazer um sabonete artesanal de aloe vera sem soda cáustica? Nós dizemos como fazê-lo em casa, em etapas simples e com poucos ingredientes. Anote!

Para fazer sabão de aloe vera, não é necessário usar soda cáustica. Embora esse componente tenha sido utilizado há muito tempo na elaboração deste tipo de produtos, hoje existem várias alternativas para dispensar seu uso. De fato, existem fórmulas leves que oferecem um benefício “extra”.

O soda cáustica pode causar efeitos colaterais na pele, especialmente aqueles com algum tipo de sensibilidade. É um ingrediente corrosivo que tem sido associado a problemas como dermatite, secura e caspa. De fato, em muitas empresas eles pararam de usá-lo.

Por que é melhor evitar sabões cáusticos?

Várias apresentações de sabonetes convencionais vendidos em supermercados contêm soda cáustica entre seus componentes. Embora não causem efeitos colaterais em todos os tipos de pele , algumas pessoas apresentam reações negativas após o uso. Por que razão?

O refrigerante cáustico, também chamado de hidróxido de sódio, é um componente agressivo que pode causar irritação quando em contato com a pele. Está presente em sabonetes e em muitos outros produtos de beleza, embora em concentrações relativamente baixas.

Sabão artesanal

Pode lhe interessar: 9 benefícios saudáveis ​​de beber o suco de aloe vera

No entanto, entidades como o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional aconselham os consumidores a evitar todo tipo de contato entre esse componente e a pele e os olhos. Além disso, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)  relatam que:

“O contato da pele com o hidróxido de sódio pode causar queimaduras graves com ulcerações profundas. Dor e irritação são evidentes em 3 minutos, mas o contato com soluções diluídas pode não causar sintomas por várias horas. Demonstrou-se que soluções tão fracas quanto 0,12% destroem células saudáveis ​​da pele em uma hora “.

Agora, para não criar alertas desnecessários, é importante deixar claro que, no caso de sabonetes e cosméticos, os fabricantes costumam usar quantidades seguras de soda cáustica combinada com gordura ou “óleo extra”, o que impede a pele de queimar acidentalmente .

Desde que o processo de fabricação do sabão tenha sido bem-sucedido e correto, o hidróxido de sódio não apresentará riscos. Apesar disso, seu uso constante pode afetar pequenos problemas de secura ou irritação; Nesse caso, é melhor evitá-lo e procurar outras opções.

Não perca: Aprenda a fazer sabão de aloe vera para eliminar acne e rugas

Fazendo sabão de Aloe Vera sem soda cáustica

Deseja usar um sabão cáustico sem soda? Então aprenda a fazer sabão de aloe vera com ingredientes naturais. Embora já existam apresentações comerciais livres desse componente, fazer um sabão artesanal tem benefícios interessantes que valem a pena ser aproveitados .

Feito com aloe vera, este produto nutre a pele e ajuda a prevenir sinais de sensibilidade, como coceira e irritação. Sua fórmula é muito suave e pode ser aplicada até nos tipos de pele mais sensíveis. Além disso, contém outros ingredientes que nutrem, hidratam e amaciam a pele.

Sabão de Aloe Vera ou Aloe Vera
suco de aloe vera com folhas frescas

Ingredientes

  • 2 comprimidos de sabão de glicerina (250 g).
  • 1 xícara de gel de aloe vera (200 g).
  • 4 colheres de sopa de mel (60 g).
  • 5 colheres de sopa de azeite (100 ml).
  • Raspas de limão ou gotas de óleo essencial.

Instruções para fazer sabão de aloe vera

  • Primeiro, pegue um recipiente resistente a microondas. Em seguida, insira as barras de sabão de glicerina e derreta-as. Pode demorar cerca de 4 minutos.
  • Mais tarde, quando o sabão derreter, adicione as colheres de sopa de mel, as raspas de limão ou as gotas de óleo essencial e a polpa de aloe vera .
  • Além disso, aqueça o azeite até que esteja quente. Isso evita o superaquecimento porque pode perder suas propriedades.
  • Depois de fazer isso, misture todos os ingredientes com a ajuda de uma batedeira em potência baixa. No final, você deve obter uma mistura brilhante com um aroma agradável.
  • Quando conseguir, despeje o conteúdo em vários moldes de sabão ou em um recipiente de plástico limpo.
  • Para finalizar, coloque o sabão na geladeira por um dia, até solidificar bem. Se você o fez em um molde grande, corte várias pílulas para facilitar o uso. 

Você quer fazer este sabão natural em casa? Como você pode ver, fazer seu próprio sabão de aloe vera é muito simples e não vai demorar muito tempo. No final, você terá um produto ideal para cuidar da sua pele . Além disso, você garantirá que ele não contenha soda cáustica. Experimente!