Como preparar e beber o chá verde corretamente para obter seus benefícios


Muitos se perguntam sobre a melhor maneira de preparar o chá verde. Se você é um amante de chá verde ou está apenas começando neste mundo, aqui o orientamos com dicas úteis para preparar a melhor xícara de chá verde.

O importante é saber que, para obter todos os benefícios do chá verde e manter suas propriedades, vários aspectos da preparação e como tomá-la devem ser levados em consideração.

Como preparar o chá verde corretamente

A importância da temperatura da água

A temperatura da água é um fator crítico na obtenção das melhores qualidades do chá verde. Se a temperatura da água estiver muito quente, o chá ficará muito amargo e muito do seu aroma delicado será perdido; Ao preparar o chá verde se a temperatura da água estiver muito baixa, todo o sabor contido nas folhas e no saquinho de chá não será extraído.

Por que o chá verde é melhor a uma temperatura mais baixa?

Várias substâncias na folha contribuem para o sabor e aroma do chá verde. O sabor geral e a doçura do chá verde são determinados por uma variedade de aminoácidos e açúcares naturais.

Amargura e adstringência são contribuídas por polifenóis (taninos). Os aminoácidos se dissolvem a 60 ° C, enquanto os taninos se dissolvem a 80 ° C. Portanto, preparar o chá verde a temperaturas mais baixas garantirá que seus sabores doces e complexos não sejam derrotados por sabores amargos.

A temperatura certa

Como orientação geral sobre como preparar o chá verde, é que ele tem um sabor melhor quando é produzido em temperaturas entre 60 ° C e 85 ° C. O grau de chá e o tempo da colheita também influenciam a temperatura de imersão apropriada. Os chás verdes coletados no início da primavera se beneficiarão de uma temperatura baixa devido aos seus níveis gerais mais elevados de aminoácidos.

Como atingir a temperatura certa?

A maneira mais precisa é usar um termômetro para medir a temperatura da água.

Um método é aquecer a água até a temperatura desejada e despejá-la na chaleira.

Outro método de preparar o chá verde é aquecer a água para ferver e depois esfriar um pouco antes de despejar na chaleira.

Quanto tempo devo deixar o chá verde na água?

O chá verde não requer muito tempo. Um tempo de imersão muito longo resultará em mais amargura e um sabor menos equilibrado. Ao fazer chá em chá de folhas, é recomendável experimentar com um intervalo de 1 a 3 minutos. O chá verde japonês geralmente tem um sabor melhor em 1-2 minutos, enquanto o chá verde chinês parece preferir 2-3 minutos (isso ocorre porque as folhas de chá japonesas menores serão extraídas mais rapidamente do que as folhas comuns maior de chá chinês). Para os saquinhos de chá verde, comece em 1 a 2 minutos e tente o tempo de descanso

O importante é equilibrar a preparação do chá verde com a temperatura da água: quanto menor a temperatura, mais tempo você precisa para absorver o chá.

Como devo tomar chá verde? 

Além da preparação do chá verde, é importante considerar como beber chá verde, quanto beber e quando. Sabendo disso, podemos obter todos os seus benefícios e evitar qualquer contra-indicação.

Obtenha os benefícios antioxidantes do chá verde

Para obter todos os benefícios dos antioxidantes no chá verde, você deve tomar chá verde entre as refeições. Primeiro, isso garantirá que as catequinas, que são um dos principais antioxidantes, não reajam com a caseína presente no leite e outras formas de proteína animal. Essa reação geralmente reduz a eficácia do chá verde.

Além disso, o chá verde é conhecido por inibir a digestão do cálcio e do ferro não-heme (ferro derivado da planta). Isso pode levar a problemas para quem é propenso a anemia. Estudos chineses em chá verde também descobriram que o chá verde reduz a absorção de macro nutrientes, como gorduras e proteínas. Portanto, como beber chá verde corretamente? Pelo menos duas horas antes ou após as refeições para evitar esses efeitos.

Como beber chá verde para perder peso

O chá verde promove a perda de peso de duas maneiras: aumentando o metabolismo do corpo e inibindo a absorção de gordura. Se você quiser usar o chá verde para perder peso, ele pode ser tomado junto com as refeições. No entanto, você só deve fazer isso se não tiver um estômago muito sensível. O chá verde é de natureza alcalina e estimula a secreção de ácido gástrico extra.

Outra recomendação sobre como beber chá verde

Não beba muito chá se for muito cedo pela manhã e com o estômago vazio. A cafeína pode levar à desidratação e estimular a liberação de ácido gástrico que pode causar dor de estômago ou até úlcera.

Devo tomar chá verde antes de dormir?

Se você não pretende tomar chá verde para perder peso, pode descobrir que o conteúdo de cafeína pode afetar sua capacidade de dormir. Nesse caso, você deve evitar tomá-lo imediatamente antes de dormir à noite.

Quanto chá verde para beber?

A Harvard Health Publications recomenda beber duas xícaras de chá verde todos os dias para obter seus benefícios e disse que em certas culturas beber chá três xícaras por dia é uma quantidade normal.

A Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, por sua vez, baseia sua recomendação com base na quantidade de polifenóis, antioxidantes ou compostos ativos do chá verde. Eles sugerem a obtenção de 240 a 320 miligramas de polifenóis por dia – equivalente à quantidade de 2 a 3 xícaras, dependendo da marca.

Efeitos de beber muito chá verde

Não é recomendável beber mais de 5 xícaras por dia para evitar efeitos colaterais como dor de cabeça, nervosismo, insônia, irritabilidade, batimentos cardíacos irregulares, azia, tontura e confusão.

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