Como resgatar um relacionamento danificado


Você já ouviu isso um milhão de vezes, mas vale a pena repetir: até os relacionamentos mais fortes enfrentam desafios.

Construir uma parceria saudável e feliz dá trabalho e nem sempre é fácil, especialmente quando há uma quebra de confiança. “Os problemas fazem parte da vida e do relacionamento”, diz o psicólogo clínico Stone Kraushaar . “E o objetivo é não se fixar no passado, mas trabalhar para criar juntos de maneira significativa.”

Então, você faz isso? Aqui estão algumas dicas para você começar, esteja lidando com as consequências de uma traição ou tentando manter um relacionamento de longa distância.

Quando há uma quebra de confiança

Sempre que a confiança for quebrada, haverá uma brecha no relacionamento. Pode ser difícil de enfrentar, mas deixar esses problemas sem solução não ajudará ninguém a longo prazo.

1. Assuma total responsabilidade se você estiver em falta

Se houve infidelidade ou confiança foi quebrada, é importante assumir total responsabilidade pelo que aconteceu e entender como seu comportamento prejudica seu parceiro.

Evite ficar na defensiva ou evitar o seu erro, mas também não caia na auto-aversão. “Você deve possuí-lo de uma maneira amorosa que crie espaço para começar a reconstruir a confiança”, diz Kraushaar.

Em poucas palavras: assuma a responsabilidade, mas não tente justificar suas ações ou culpar alguém ou outra coisa.

2. Dê ao seu parceiro a oportunidade de recuperar sua confiança

Embora você tenha todo o direito de se sentir magoado e zangado, deve haver um desejo de trabalhar no relacionamento.

“A confiança nunca pode ser restaurada até que a pessoa cuja confiança foi quebrada permita ao parceiro a chance de recuperá-la”, afirma Kraushaar.

3. Pratique transparência radical

Em vez de juntar emoções, Kraushaar incentiva os casais a serem “radicalmente transparentes” uns com os outros sobre o que os machucou. Isso envolve realmente divulgar tudo, mesmo que você se sinta um pouco tolo ou constrangido ao admitir certas coisas.

Se você é quem quebrou a confiança, isso também envolve ser radicalmente transparente consigo mesmo sobre o que o motivou a fazê-lo. Foi simplesmente um lapso de julgamento? Ou foi uma tentativa de sabotar uma situação da qual você não sabia sair?

Para ser honesto um com o outro, você terá que começar sendo brutalmente honesto consigo mesmo.

4. Procure ajuda profissional

Confiança quebrada pode causar danos a todos no relacionamento.

Se houve uma violação significativa, considere trabalhar em conjunto com um terapeuta qualificado, especializado em relacionamentos e que possa fornecer orientação para a cura.

5. Estenda a compaixão e o cuidado com a pessoa que você machucou

Se você machucou seu parceiro, é fácil cair em uma espiral de vergonha e decepção em si mesmo. Mas isso não vai ajudar nenhum de vocês.

Em vez de gastar todo o seu tempo se debatendo com o que fez de errado, tente mudar essa energia para mostrar cuidado e compaixão ao seu parceiro.

Quando você está em um relacionamento de longa distância

Estar fisicamente separado com mais frequência do que não pode ser difícil para um relacionamento. Manter o romance vivo exige um esforço extra de todos.

6. Gerenciar expectativas

Converse com seu parceiro e defina regras básicas que levem em conta sua exclusividade e compromisso um com o outro.

Ser honesto e aberto sobre suas expectativas desde o início pode impedir que as coisas dêem errado no futuro.

7. Tenha visitas agendadas regularmente

“É tão importante que os casais conheçam e tenham visitas agendadas e possam aguardar esses horários e planejar torná-los especiais”, observa Kraushaar. De fato, a pesquisa mostrou que relacionamentos de longa distância em que os parceiros planejam uma reunião são menos estressantes e mais satisfatórios.

8. Reserve um horário para as datas on-line

Se você não conseguir organizar o horário programado juntos devido a distância ou finanças significativas, Kraushaar recomenda a criação de datas on-line regulares com um tema ou foco específico.

Não basta ir para os tópicos de conversa habituais. Prepare uma refeição juntos, assista a um filme enquanto mantém o bate-papo por vídeo aberto, jogue um jogo virtual ou até leia uma história curta em voz alta, revezando-se.

9. Não deixe seu mundo girar em torno de seu parceiro

Embora seja importante prestar atenção para promover a proximidade em um relacionamento à distância, esse aspecto não deve consumi-lo.

Não importa o quanto você sinta falta da outra pessoa, não se esqueça de outras áreas importantes da sua vida. Acompanhe seus hobbies e interesses – um relacionamento feliz e saudável envolve parcialmente que você seja cada parceiro sendo sua própria pessoa.

Quando vocês moram juntos

Não importa como você os corta, passar por um período difícil quando você vive junto é estressante.

10. Planeje uma ‘reunião de casais’ semanal

Kraushaar recomenda definir um horário específico a cada semana que permita que você converse sobre tópicos mais difíceis, como dinheiro, sexo e confiança, para que eles não fluam em todas as suas interações.

11. Aprenda a comprometer

Todos os relacionamentos exigem dar e receber. Quando você mora de perto, acomodar-se às necessidades e preferências da outra pessoa sem sacrificar a sua pode ajudar a promover mais felicidade e satisfação.

Considere elaborar algum tipo de contrato temporário que permita que cada um de vocês relaxe em casa sozinho. Por exemplo, talvez você fique um pouco mais tarde na academia às terças e quintas-feiras, enquanto eles saem com um amigo às segundas e quartas-feiras.

12. Passe algum tempo com amigos fora do seu relacionamento

Passar um tempo com os amigos pode ter um efeito poderoso em sua saúde emocional pessoal e pode ajudar a fortalecer sua identidade pessoal.

Lembre-se, permanecer conectado ao seu parceiro significa ter uma vida fora do seu relacionamento.

13. Envolver-se em contato físico afetuoso

Kraushaar incentiva os casais a se abraçarem regularmente de uma maneira totalmente presente e conectada. Dar as mãos ou abraçar libera ocitocina, que pode reduzir o estresse e melhorar o humor.

Se você não está em boas condições no momento, pode ser mais fácil falar do que fazer. Tente começar devagar – simplesmente colocar a mão na deles pode ajudar a mostrar que você ainda se importa.

14. Não fique viciado em romance

Intimidade de nível profundo é criar um relacionamento satisfatório e significativo que nem sempre é baseado na expressão romântica.

Certamente, todo mundo quer ficar de pé de vez em quando, mas é importante respeitar e gostar genuinamente do seu parceiro por quem eles são fora do que eles podem lhe dar.