Deputada critica situação dos ônibus intermunicipais de Simões Filho


 

Na última segunda-feira (22), a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) cobrou da Agerba o aumento da frota dos ônibus intermunicipais que fazem linha no distrito de Ilha de São João, em Simões Filho, até o terminal do Retiro, em Salvador. A solicitação, feita através de um ofício, foi enviado ao diretor executivo do órgão estadual, Carlos Henrique Martins. Nesse mesmo dia, um grupo de moradores da localidade realizou um protesto cobrando melhorias no sistema de transporte público.

 A população local já vem sofrendo com a péssima qualidade do serviço há bastante tempo, porém a situação se agravou em 2017, com a extinção de três linhas de ônibus intermunicipais, operadas pela empresa Expresso Metropolitano no distrito. Eram elas: Ilha de São João-Campo Grande (via Suburbana); Ilha de São João-Pituba; e Ilha de São João-Campo Grande (via BR-234), passando a ser atendida por uma única linha, até a estação de metrô do Retiro.

“Moradores de Ilha de São João sofrem diariamente com os ônibus intermunicipais lotados. Essa linha não suporta a demanda da comunidade, ocasionando superlotação, o que fere diretamente o direito fundamental ao transporte e mobilidade urbana eficiente”, pontuou. Além disso,  a parlamentar afirma que “a situação jurídica em questão se trata de relação de consumo, sendo devido aos passageiros a prestação de serviço seguro e de qualidade, o que não está ocorrendo”.

Na solicitação, Kátia também pede o agendamento de uma audiência entre a Agerba, a empresa Expresso Metropolitano e a Comissão de Líderes, que representa os moradores de Ilha de São João, além da própria deputada.