Descubra como enviar currículo para qualquer vaga de emprego desejada


Nada melhor  do que fazer com que o seu currículo chegue às mãos adequadas, ou seja, à pessoa que faz a gestão do processo seleção ou ao departamento onde se faz a seleção de candidatos. Isto pode ser feito de duas maneiras: se você tiver o nome ou referência do processo de seleção, você deve mencioná-lo , além de chamar a empresa e perguntar o nome da pessoa ou pessoas que fazem a gestão do processo de seleção e o seu e-mail e enviá-lo especificamente para essa pessoa.

Como redigir o e-mail para enviar o currículo? Confira este passo a passo:

1. Assunto do e-mail

O assunto do e-mail é importante porque dele depende que o e-mail seja aberto ou não.

Se você tiver um número de referência da vaga ou do processo de seleção, o melhor a fazer colocar essa referência no assunto do seu e-mail. Desta forma, ficará claro o motivo da mensagem e a sua intenção de participar no processo de seleção.

Se você não tiver um número de referência, mas conhece o nome da pessoa que faz a gestão do processo de seleção, é recomendável que você coloque o e-mail dirigido à ela. Além do nome, você pode colocar o cargo ao que você quer enviar o seu currículo.

Uma dica: Utilize sempre minúsculas para evitar que a sua carta de apresentação e currículo acabem na bandeja de SPAM.

2. Saudação

Na saudação inicial você deve utilizar uma fórmula cordial, mas profissional, como “Prezado(a)”.

3. Apresentação e referência ao cargo

Você deve se apresentar e fazer uma referência à vaga para a qual você quer apresentar a sua candidatura.

4. Mostrar interesse pelo cargo e pela empresa

Funciona muito bem mostrar interesse pelo cargo, mas você também deve mostrar o mesmo pela empresa. Mostrar que conecta com a sua identidade, por exemplo.

5. Mostrar o seu interesse e disposição em passar por uma entrevista

Antes de se despedir, você pode chamar a atenção do seu recrutador e partir para ação. Neste caso, o objetivo é que o recrutador avalie a possibilidade de saber mais sobre o seu perfil e te convide a realizar uma entrevista entrevista para poder ampliar a informação.

É importante também que você se mostre disposto a facilitar este contato para que a entrevista aconteça.

6. Despedida

Você pode agradecer pelo tempo que o selecionador dedicou em ler o seu e-mail até este momento e pelo que vai dedicar a estudar a sua candidatura lendo a sua carta de apresentação e o seu currículo. Aqui é hora de que você aproveite para se despedir.

Além disso, é muito importante que você deixe seu nome visível e os dados de contato para facilitar que o recrutador possa entrar em contato com você no caso de que ele se interesse em conhecer mais sobre o seu perfil.

7. Colocar anexos a carta de apresentação e o currículo

Este último passo parece obvio, mas lembre-se sempre de colocar os documentos anexos. Quem alguma vez não se esqueceu de anexar um arquivo em um e-mail?

Você também deve reler a sua mensagem antes de fazer o click em enviar. Assim você evitará possíveis erros de ortografia e de gramática.

Uma dica: sempre que você for enviar uma carta de apresentação e um currículo, faça-o em formato PDF para evitar que o documento chegue sem formatar.

Portanto, quando você envia o seu documento em formato Word é muito frequente que a pessoa que o recebe veja meio currículo desmontado. Isto causa má impressão ao recrutador.