É bom beber água de limão com vinagre de maçã?


Uma rápida olhada no YouTube ou no Instagram mostra que a água com limão ou o vinagre de maçã (também conhecido como ‘ACV’ porque é chique) tem poderes milagrosos de cura.

De ajudar a digestão e desintoxicar o corpo, a dar-lhe cabelos brilhantes e a fazer você parecer cinco anos mais jovem (tudo bem, criamos esse último), água com limão e ACV são os anjos da Victoria’s Secret, obcecados com a saúde.

Brincadeiras à parte, a água com limão ou o vinagre de maçã realmente ajuda na digestão e desintoxicação?

Para descobrir, o Fala Simões Filho conversou com o professor sênior de farmacologia da Universidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Mariano Ferraz.

 

Alegação: água de limão e vinagre de maçã ajudam na digestão e indigestão

Essa rotina envolve beber um copo de água morna com pelo menos uma colher de chá de suco de limão e / ou ACV antes de cada refeição (em particular, café da manhã) para ajudar a “dar partida” em seu sistema digestivo. Infelizmente, não há evidências científicas para provar que isso realmente funciona.

“Não há evidências de que o vinagre de maçã ou a água de limão – ou uma combinação destes – fará qualquer coisa pela digestão ou indigestão”, disse Mariano Ferraz ao Fala Simões Filho.

“Existem muitas causas de indigestão. Muitas vezes, a indigestão envolve excesso de ácido, possivelmente irritação do revestimento do estômago e, ocasionalmente, úlceras e cálculos biliares.

“Com vários casos de indigestão, a causa raiz é o ácido do estômago chegar onde não deveria estar ou a exposição excessiva de partes do estômago ao ácido. Adicionar mais ácido ao ácido existente não fará nada, mas provavelmente não piorar. “

Mesmo se houver benefícios digestivos em beber limão ou ACV, Musgrave acrescentou que a quantidade encontrada em um copo diluído não seria alta o suficiente para perceber os benefícios.

“As receitas típicas para o vinagre de maçã e a água com limão são uma colher de chá de cada uma em uma quantidade variável de água morna”, disse ele. “Normalmente, a quantidade que você recebe é bem pequena e você não está usando o suficiente para afetar muito o pH do estômago”.

Alegação: água de limão e vinagre de maçã ajudam na desintoxicação

É um pensamento reconfortante: você teve uma grande noite fora e comeu muitas batatas fritas às 3 da manhã. Não se preocupe, um copo de água com limão expulsará as coisas ruins. Nós acreditamos.

“A palavra ‘desintoxicação’ é algo misterioso, e ‘toxinas’ é sempre usada, mas nunca há menção do que são essas ‘toxinas'”, disse Mariano.

Segundo  Ferraz, nossos corpos fazem um bom trabalho de desintoxicar por conta própria.

“Seu corpo tem um sistema de desintoxicação muito bom, chamado fígado. Está repleto de enzimas que tomam toxinas (toxinas reais), as quebram e as excretam”, disse ele.

“Quando você lê sobre o vinagre de maçã, ele faz muitas declarações ao longo das linhas de ‘contém minerais, vitaminas e enzimas’. Na verdade, ele tem muito poucos minerais, praticamente nenhuma vitamina e as poucas enzimas em que está envolvido. fermentação e, de qualquer maneira, não sobreviverá ao estômago, que os digerirá alegremente. Nada disso afetará a maneira como o fígado lida com as toxinas. “

Deixe seu corpo fazer as coisas, não exagere e tome cuidado com a erosão dos dentes.

Mariano também alerta para ser cauteloso com a alegação de “liberar toxinas”.

“As pessoas costumam fazer declarações de que o vinagre de maçã ‘libera toxinas’, mas a taxa de remoção de toxinas do corpo está relacionada à eficácia do fígado e ao fluxo sanguíneo no fígado”, disse Musgrave.

“A quantidade de líquido extra que você obteria ao beber uma bebida de desintoxicação de limão não mudará a quantidade de líquido que passa pelo seu fígado. Não fará nenhuma diferença.”

No entanto, se nossos fígados não estiverem funcionando de maneira ideal, o nutricionista Paulo Sá disse que a água com limão e o vinagre de maçã podem ajudar.

“Sim, é verdade que nosso fígado e sistema digestivo são projetados para se desintoxicar, no entanto, nem sempre estamos funcionando adequadamente ou em níveis ideais, como aqueles com intolerâncias alimentares não diagnosticadas ou não tratadas, pessoas com desequilíbrios hormonais ou pessoas com desequilíbrio hormonal. sofrendo altos ou prolongados níveis de estresse “, disse Mariano ao Fala Simões Filho.

“Durante esses períodos, nosso fígado e sistema digestivo ficam comprometidos e reduzem sua capacidade de funcionar de maneira ideal para lidar com a resposta ao estresse. É por isso que apoiar seu corpo de alguma maneira com alimentos ricos em nutrientes, como limões e ACV, pode às vezes ajudar Este processo.”

Alegação: água de limão e ACV melhoram a saúde intestinal

Embora pequenas quantidades de suco de limão possam não ser eficazes, Ferraz acha que a água com limão pode ajudar a melhorar a saúde intestinal se mais do que apenas o suco for ingerido.

“Pode haver um pouco mais do que apenas beber uma fatia de limão na água, o que pode incluir consumir mais limão, de preferência suco, casca e tudo”, disse Ferraz.

“Os limões são ricos em uma fibra chamada pectina, que é um prebiótico que ajuda a boa saúde intestinal, alimentando bactérias intestinais saudáveis . Os limões também contêm grandes quantidades de ácido cítrico, que podem aumentar a produção de urina e diminuir as pedras nos rins , além de ajudar na digestão”.

Quando se trata de vinagre de maçã, que pode conter uma ‘mãe’ de boas bactérias, Musgrave não acredita que pequenas quantidades tenham um impacto significativo na saúde intestinal.

“Se você tem bactérias intestinais normais e bebe uma colher de chá de vinagre de maçã, isso não fará muito”, explicou. “Você pode mudar as coisas mudando seriamente as bactérias intestinais, e isso tem um papel importante na saúde, mas o impacto das bactérias que você obterá de uma colher de chá é o vinagre de maçã, na melhor das hipóteses.”

Alegação: água de limão e vinagre de maçã ajudam a perder peso

Há alegações de que a água de limão e o vinagre de maçã ajudam a suprimir o apetite, aumentar o metabolismo e reduzir a retenção de água. No entanto, não há evidências suficientes para provar isso.

“Beber um copo inteiro de vinagre de maçã pode alterar a forma como você absorve as gorduras da sua refeição e pode ter um efeito sobre a glicose. No entanto, ninguém realmente mostrou que isso é eficaz em humanos”, disse Mariano ao Fala Simões Filho.

“Existem sugestões de que, se você estiver bebendo um copo de vinagre nas refeições, isso pode alterar favoravelmente o perfil lipídico. No entanto, os efeitos não serão evidentes com uma colher de chá a uma colher de sopa de vinagre ou suco de limão na água. Os níveis são muito baixo para fazer qualquer coisa “.

Segundo Musgrave, beber muito vinagre de maçã pode ser potencialmente arriscado para a saúde dos dentes e dos ossos.

“As desvantagens estão corroendo os dentes devido à sua acidez e lixiviação de potássio para fora do corpo, então isso não justifica realmente”, disse ele.

“Um dos problemas com a cidra é que ela pode reduzir o potássio no sangue, o que pode ter efeitos adversos e levar à mineralização óssea . No entanto, com a quantidade que você ingerir, você está olhando muito Os efeitos observados são quando você bebe um copo inteiro de ACV “.

Alegação: água com limão dá um impulso à vitamina C

Embora os limões sejam uma ótima fonte de vitamina C, a quantidade contida em uma bebida típica (por exemplo, 1-2 colheres de chá em um frasco de 500 ml) não é suficiente para justificar essa alegação.

“Gosto bastante de um copo quente de suco de limão ou de colocar uma fatia de limão em água fria em um dia quente. É muito refrescante. No entanto, embora a quantidade de vitamina C que você recebe seja suficiente para afastar frutas escuras, inteiras e frescas e os vegetais são muito melhores em termos de vitaminas e minerais “, disse Musgrave.

Basicamente, tudo se resume às suas preferências. Se você gosta de limão ou água ACV, vá em frente, mas infelizmente não será a resposta para suas orações de saúde.

“Não vai ser um milagre, não vai desintoxicar você ou resultar em perda de peso”, disse Mariano.

“Deixe seu corpo fazer o que precisa, não exagere e tome cuidado com a erosão dos dentes.”