É bom comer bacalhau? Nutrientes e benefícios


Cuidar de nossa comida também é cuidar de nossa saúde. Nesse sentido, o peixe não pode faltar na sua dieta e comer bacalhau é uma excelente opção se você deseja investir em saúde.

Cuidar de nossa comida também é cuidar de nossa saúde. Nesse sentido, o peixe não pode faltar na sua dieta e comer bacalhau é uma excelente opção se você deseja investir em saúde.

O bacalhau é um tipo muito benéfico de peixe branco em uma dieta saudável e equilibrada . É uma espécie de mar frio e estabelece seu habitat em profundidades de 500 a 600 metros, embora seja comum nadar a 150 ou 200 metros.

O bacalhau sazonal é pescado do final do outono à primavera , embora o bacalhau salgado, seco, defumado ou congelado esteja disponível durante todo o ano.

Quer saber mais sobre este peixe? É bom comer bacalhau? Aqui, mostramos quais são seus benefícios e como você pode prepará-lo.

Por que é bom comer bacalhau?

Pedaços de bacalhau
É um peixe saudável para incorporar à nossa dieta regular.

Você gosta de bacalhau fresco? Bem, talvez você esteja interessado em conhecer um pouco dos benefícios para a nossa saúde, bem como seu valor nutricional e a importância de seus nutrientes . E o bacalhau fresco é facilmente digerido e tem pouco conteúdo de gordura .

Também é rico em minerais como cálcio, fósforo e iodo. Essa é talvez uma de suas características mais distintas, pois em apenas 100 gramas de bacalhau fresco encontramos 170 miligramas de iodo , que podem diminuir de acordo com a receita e sua conservação.

A lista de benefícios para a nossa saúde é extensa , mas podemos resumi-los assim:

  • Melhora o funcionamento do sistema nervoso e atividade muscular
  • Regula o balanço da água dentro e fora da célula devido à presença de potássio.
  • Aumenta o fósforo presente em nossos dentes e ossos.
  • Favorece a formação de glóbulos vermelhos ; a síntese de material genético e melhora o funcionamento do sistema nervoso, graças ao fato de conter as preciosas vitaminas do complexo B.

Leia também: 5 truques para eliminar o cheiro de peixe da culinária

Valor nutricional do peixe fresco

Pedaços de bacalhau com laranjas, azeite e sal
Especialmente marcante é o teor de sódio presente neste peixe.

Outros nutrientes que encontramos em 100 gramas de bacalhau fresco são:

  • 17,68 g de proteína
  • 1,01 g de gordura
  • 352 mg de potássio
  • 190 mg de purinas
  • 89 mg de sódio
  • 26 mg de cálcio
  • 24 mg de magnésio
  • 0,40 mg de zinco
  • 0,32 mg de ferro
  • 2 mg de vitamina C
  • 1 mg de vitamina E,
  • 5,15 mg de vitamina B3
  • 0,20 mg de vitamina B6
  • 0,06 mg de vitamina B1
  • 0,05 mg de vitamina B2

Comparado com outros peixes frescos, o bacalhau tem um alto teor de sódio . No entanto, quando comparado a outros alimentos ricos neste mineral, como queijo (500-1.000 mg) ou o próprio peixe enlatado (500-800 mg), a quantidade de sódio presente no bacalhau não é relevante.

Por outro lado, o bacalhau salgado fornece maiores quantidades de sódio (até 8.100 mg por 100 gramas), uma vez que o sal é usado como conservante. Portanto, pessoas com hipertensão ou retenção de líquidos podem consumir bacalhau fresco e bacalhau salgado, desde que seja totalmente desencorajado.

Leia também: Como se livrar dos maus cheiros da geladeira

Como prepará-lo

No mercado, pode ser encontrado de diferentes maneiras; frescos, salgados, defumados ou congelados , o que torna seus métodos de produção muito variados e é possível provar esse peixe em qualquer época do ano.

As possibilidades de preparar o bacalhau são inúmeras e tão variadas quanto a região em que é cozido . Os lombos ou filetes de bacalhau cozido no vapor, no microondas, no forno, frito ou na grelha permitem que você aprecie o sabor deste peixe nutritivo.

Também pode ser usado como ingrediente para fazer saladas originais, preparar paella de peixe ou cozinhar o famoso ensopado de grão de bico com bacalhau e espinafre.

Sugestões para os mais pequenos

croquetes
Seu sabor característico tornará o peixe mais agradável para os pequenos da casa.

O bacalhau é um peixe de sabor agradável, mas mais acentuado que o de outros peixes brancos. Isso pode ser uma vantagem para as crianças gostarem . De fato, uma das razões pelas quais eles rejeitam o peixe é a falta de sabor de alguns deles, em comparação com o apresentado, por exemplo, por um filé de porco ou de vaca.

Você pode comer bacalhau de várias maneiras, para que aumentem as possibilidades de agradar o paladar dos pequenos da casa . Tanto os croquetes quanto as almôndegas, a omelete e, por que não, alguns lombos cozidos com um molho que torna o prato mais alegre e atraente, podem ser escolhas sábias.

Finalmente, não há dúvida de que o bacalhau é um peixe que oferece muitos benefícios à saúde. Portanto, esperamos que essas dicas sobre como prepará-lo sejam úteis para você e que comece a comer bacalhau com mais frequência.