Estado vai investir R$ 1 milhão para ajudar pescadores, diz vereador


Os pescadores de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador, que no mês de julho tiveram suas embarcações destruídas por conta das alterações climáticas que provocaram ressaca da maré, deverão receber ajuda do governo do estado.

A notícia, foi dada pelo vereador Marcelino (PT) durante a sessão ordinária da última quinta-feira 12. Segundo o edil, o estado irá investir cerca de R$ 1 milhão, para ajudar os pescadores que foram prejudicados.

Marcelino explicou que o investimento será feito através de um convênio que será firmado entre a Associação dos Pescadores de Camaçari e o Governo do Estado.

Apesar da boa notícia, o petista não deu detalhes de quando o investimento vai chegar aos pescadores que tiveram suas embarcações destruídas e na época.

Segundo levantamento feito  pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) o mau tempo arruinou mais de 60 embarcações, além de diversas barracas de praia, restaurantes, casas e hotéis situados na orla. Foram ventos fortes a 70 km/hora, o que fez com que as ondas em alto mar chegassem a quatro metros de altura, revirando barcos de pesca de todos os tamanhos, tanto de pescadores profissionais quanto artesanais. A pesca é responsável pela subsistência de cerca de 200 famílias, que ficaram prejudicadas por conta do desastre natural.