Flavonóides em alimentos como maçãs e chá verde podem proteger contra câncer e doenças cardíacas


Uma maçã por dia pode ajudar a afastar o câncer e as doenças cardíacas.

E o mesmo se aplica a outros alimentos, como chá verde, que são ricos em flavonóides. Estes são nutrientes vegetais conhecidos por reduzir a inflamação e agir como potentes antioxidantes.

Pessoas que ingeriram mais alimentos ricos em flavonóides tiveram menos chances de morrer de câncer e doenças cardíacas do que aquelas que ingeriram menos alimentos, de acordo com um novo relatório publicado na revista Fonte confiável da Nature Communications.

Os efeitos protetores dos flavonóides são particularmente fortes para pessoas que usam muito álcool ou fumaça, de acordo com o estudo liderado por pesquisadores da Universidade Edith Cowan, na Austrália.

As descobertas vêm de uma análise das dietas consumidas por mais de 53.000 dinamarqueses em um período de 23 anos.

Nicola Bondonno, PhD, pesquisador de pós-doutorado na Universidade Edith Cowan e pesquisador principal do estudo, diz que as descobertas devem incentivar as pessoas a comer mais frutas e vegetais, especialmente se tiverem um alto risco de câncer ou doença cardíaca.

Pesquisas anteriores estimam que 7,8 milhões de pessoas no mundo morrem prematuramente a cada ano devido ao baixo consumo de frutas e vegetais. Isso é definido como comer menos de 800 gramas no total por dia.

“A melhor coisa a fazer para sua saúde é não fumar e reduzir o álcool”, disse Bondonno à Healthline. “Mas esse tipo de mudança no estilo de vida pode ser desafiador, portanto incentivar o consumo de flavonóides pode ser uma nova maneira de aliviar o aumento do risco, além de incentivar as pessoas a parar de fumar e reduzir a ingestão de álcool”.

  • Os pesquisadores dizem que alimentos ricos em flavonóides, como maçãs e chá verde, podem reduzir o risco de câncer e doenças cardíacas.
  • A pesquisa indicou que consumir 500 miligramas de flavonóides por dia reduziu o risco de doença.
  • O consumo adicional de flavonóides não diminuiu mais o risco de doenças cardíacas, mas os flavonóides extras diminuíram mais o risco de câncer.

Obtenha sua dose diária de flavonóides

O estudo descobriu que consumir cerca de 500 miligramas (mg) de flavonóides por dia parecia oferecer a maior proteção contra doenças.

Nenhuma proteção adicional contra doenças cardíacas ou mortalidade por todas as causas foi observada para não fumantes e bebedores moderados que consumiram um nível mais alto de flavonóides.

No entanto, a proteção contra o câncer parecia aumentar para até 1.000 mg de flavonóides consumidos diariamente.

“Esses níveis existem bem dentro dos limites alcançáveis ​​da dieta diária”, observou o estudo.

“Este é um estudo notável que contém evidências convincentes de que o que comemos pode melhorar os resultados de saúde – algo que sabemos inicialmente”, Dr. William Li, autor do livro “Coma para combater doenças: a nova ciência de como seu corpo pode se curar” ”E presidente da Angiogenesis Foundation, disse à Healthline. “Os flavonóides podem desempenhar um papel mais poderoso na nutrição do que pensávamos.”

“Esses tipos de resultados lançam luz sobre a possibilidade de doses fixas de nutrientes serem estudadas por seus benefícios à saúde”, disse Li. “Nem todos precisamos ser veganos para melhorar a saúde.”

Os alimentos que contêm flavonóides incluem frutas, legumes, chocolate amargo, chá e vinho tinto.

“Ninguém flavonóide ou composto fica sozinho”, disse Teresa Baczkowski, gerente de nutrição clínica do Hospital Adventista de Saúde White Memorial, em Los Angeles, à Healthline. “É o equilíbrio desses e de outros compostos nos alimentos naturais que nos mantém saudáveis”.

“É importante consumir uma variedade de diferentes compostos flavonóides encontrados em diferentes alimentos e bebidas à base de plantas”, disse Bondonno.

“Isso é facilmente alcançável através da dieta. Uma xícara de chá, uma maçã, uma laranja, 100 gramas de mirtilos e 100 gramas de brócolis forneceriam uma ampla gama de compostos flavonóides e mais de 500 mg de flavonóides totais ”, disse ela.

Reduzindo a inflamação

Mais de 6.000 compostos encontrados em alimentos à base de plantas foram identificados como flavonóides.

Os pesquisadores australianos não conseguiram identificar por que os flavonóides parecem proteger contra o câncer e as doenças cardíacas, mas Bondonno suspeita que sua ação anti-inflamatória possa ter algum papel.

“O consumo de álcool e o fumo aumentam a inflamação e danificam os vasos sanguíneos, o que pode aumentar o risco de várias doenças”, disse Bondonno.

“Os flavonóides mostraram ser anti-inflamatórios e melhoram a função dos vasos sanguíneos, o que pode explicar por que eles estão associados a um menor risco de morte por doenças cardíacas e câncer”, disse ela.

Um estudo de 2017 publicado no International Journal of Epidemiology também descobriu que os flavonóides parecem inibir o crescimento de células cancerígenas.

“A fumaça do tabaco limita a absorção de nutrientes no intestino e baseia-se na necessidade de aumento da vitamina C e na variedade desses compostos encontrados em frutas e vegetais”, disse Baczkowski.

Um potencial estudo de acompanhamento analisará quais tipos de flavonóides melhor protegem contra câncer e doenças cardíacas, diz Bondonno.

O Dr. Anton J. Bilchik, chefe de medicina do John Wayne Cancer Institute, em Santa Monica, Califórnia, elogia o estudo por seu acompanhamento a longo prazo. Ele diz que tem implicações importantes para a saúde.

“Este estudo contribui para o crescente corpo de literatura, que mostra a importância da nutrição na prevenção de doenças cardíacas e câncer”, disse Bilchik à Healthline.

“Mais estudos precisam ser feitos para explicar por que há mais benefícios em fumantes e bebedores. A teoria anti-inflamatória proposta pelos autores é importante, mas precisa ser mais explorada ”, afirmou.