Frutas que ganham mais peso e como incluí-las na dieta


As frutas que podem favorecer o ganho de peso são aquelas que contêm mais gordura e frutose, principalmente quando ingeridas em grandes quantidades ou combinadas com outros alimentos calóricos, no entanto, apesar disso, fornecem vitaminas e minerais essenciais ao organismo .

Portanto, essas frutas que serão mencionadas abaixo, com exceção das frutas em calda, podem ser incluídas em uma dieta balanceada para perder, aumentar ou manter o peso, a chave estará sempre nas porções em que são consumidas. É importante mencionar que qualquer fruta que é ingerida em excesso pode favorecer o ganho de peso.

1. Abacate

O abacate é uma fruta rica em boas gorduras monoinsaturadas, vitamina C, E e K e minerais como potássio e magnésio, entre outros. Cada 4 colheres de sopa de abacate fornecem cerca de 90 calorias.

Esta fruta oferece vários benefícios à saúde, pois ajuda a melhorar o trânsito intestinal, controlar os níveis de açúcar, cuidar do coração e manter a pele e os cabelos saudáveis, e pode ser usada para perder peso, quando consumida em pequenas porções, como para aumentá-lo

Como consumi-lo: Para consumir o abacate sem ganhar peso, você deve comer no máximo 2 colheres de sopa por dia e pode ser incluído em saladas, na forma de guacamole, em smoothies com legumes ou em sobremesas. Se você deseja ganhar peso, pode combiná-lo com smoothies com outras frutas, consumi-lo com mais frequência e em maior quantidade.

2. Coco

A polpa de coco (que é a parte branca) é rica em gorduras saturadas, enquanto a água de coco é rica em carboidratos e minerais, sendo uma bebida isotônica natural. É uma fruta calórica, pois 100 gramas de polpa fornecem cerca de 406 calorias, praticamente 1/4 das calorias que devem ser consumidas diariamente.

Esta fruta oferece vários benefícios à saúde, é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade e melhorando o funcionamento intestinal, pode cuidar da saúde do coração, fortalecer o sistema imunológico e ajudar a reabastecer os minerais do corpo.

Como consumir: O  coco deve ser consumido com moderação e em pequenas porções, o ideal é consumir no máximo 2 colheres de sopa (30 mL) de óleo de coco ou 2 colheres de sopa de raspas de coco ou 1/2 xícara de leite de coco ou 30 g de Polpa de coco por dia para obter seus benefícios e evitar ganho de peso. Se, pelo contrário, você quiser ganhar peso, as porções podem ser aumentadas para uma maior ingestão calórica.

3. Uvas vermelhas

A uva é uma fruta rica em carboidratos que possui um índice glicêmico moderado, principalmente uvas vermelhas, ou seja, seu consumo em excesso favorece o aumento do açúcar no sangue. Quanto às calorias, 100 gramas fornecem aproximadamente 50 calorias.

Esta fruta é rica em resveratrol, um poderoso antioxidante presente em sua casca. Esse composto pode ajudar a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares.

Como consumi-las: as uvas devem ser consumidas em pequenas porções, a recomendação é de 17 unidades pequenas ou 12 grandes e devem ser consumidas com a pele para aumentar o seu teor de fibras. Essa é a quantidade ideal para consumir essa fruta como alimento, pois a ingestão de todo o cluster tem muitas calorias e estimula o ganho de peso. Além disso, evite consumi-lo em suco, pois fornece cerca de 166 calorias e cerca de 28 gramas de carboidratos, quase duas fatias de pão branco.

4. Bananas

A banana é uma fruta rica em carboidratos, 100 gramas fornecem 21,8 ge 104 calorias. Esta fruta é rica em potássio e magnésio, por isso ajuda a prevenir cãibras musculares e reduzir a pressão sanguínea. Também ajuda a melhorar o humor, sendo rico em triptofano e regulando o intestino por ser rico em fibras.

Idealmente, consuma apenas 1 banana por dia para obter seus benefícios e evitar o ganho de peso.

Como consumir: Para poder consumir a banana sem ganhar peso, a porção recomendada é 1 banana pequena ou 1/2, se for grande. Além disso, a banana pode ser preparada de diferentes maneiras, como polvilha-la com um pouco de canela, o que adiciona um efeito termogênico ou a colocação de uma colher de aveia que aumenta a quantidade de fibras, ajudando a controlar o açúcar no sangue. Conheça todos os benefícios da canela .

Além disso, a banana também pode ser combinada com boas gorduras, como 1 colher de sopa de manteiga de amendoim, sementes de chia ou linhaça ou um punhado de nozes, ou consumida como sobremesa após uma refeição principal ou em conjunto como uma proteína.