Hemoba convoca doadores de sangue no período de pré-carnaval


O estoque de sangue está em baixa na Fundação Hemoba

 

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

 

 

No período que antecede o carnaval, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA), reforça a convocação de doadores de sangue. O objetivo é garantir estoques seguros para o período da festa. Além disso, os estoques sanguíneos estão em baixa, principalmente o fator O com RH negativo. A coordenadora de captação de doadores, Iara Matos, chama atenção para a importância da doação de sangue como necessidade diária. “É o momento em que chamamos atenção para uma necessidade que ela é diária. Claro que nesses períodos, acaba diminuindo a frequência desses doadores ao Hemocentro porque as pessoas estão mais envolvidas nesses processos de festas. Então a nossa responsabilidade técnica ela dobra, ela aumenta para atender a demanda diária e qualquer situação que possa surgir durante o período festivo”.

Durante esta semana, a unidade móvel da Hemoba, o Hemóvel, atende em Salvador, na Escola Politécnica da UFBA, no bairro da Federação, até sexta-feira (22). A coleta acontece sempre das 8h às 17h. Além disso, tem 21 unidades de coleta funcionando no interior do Estado.

Outra ação será realizada no período de 26 de fevereiro a 1º de março, no Salvador Shopping, com uma unidade do Hemóvel estacionada no local. A instalação da unidade é estratégica por ser um ponto de muita movimentação da população, já que será a entrega de abadás para o carnaval.