Inscrições para colégio da Polícia Militar estão abertas até sexta-feira (10)


Colégio Militar
Foto: reprodução
Foi aberta nesta segunda-feira (6), às inscrições do processo seletivo de admissão de alunos para o ano letivo de 2020 nas unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da PM. Os interessados devem se inscrever via internet, gratuitamente, até as 18h de sexta (10), por meio dos endereços www.pm.ba.gov.br/cpm2020 e www.pm.ba.gov.br/creche2020, informando os dados do candidato e do responsável, as informações sobre o servidor público (caso haja), além de já escolher a unidade do CPM e a série desejada.
De acordo com a Polícia Militar, o sorteio eletrônico dos contemplados será no dia 13 de janeiro, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), no bairro de São Marcos, em Salvador. “Este ano, especificamente, a creche tem vaga para o Grupo 2, [para alunos] de 2 anos, e para o Grupo 4, de 4 anos. [No CPM], a partir do 2º ano do Fundamental II tem vaga disponível. É importante consultar o edital, que tem o quadro de vagas no anexo”, explica o oficial do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da PMBA, capitão Rêmulo Veloso.

O edital

O edital, divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (4), disponibiliza o total de 3.303 vagas, sendo 3.269 para as 15 unidades do CPM na capital e no interior do estado, e 34 vagas para a creche. Nos CPM de Salvador, 70% das vagas são destinadas aos filhos de militares estaduais, professores e demais servidores públicos civis da PMBA e da Secretaria da Educação. Os 30% restantes são para o público externo. Já no  interior, metade das vagas é reservada aos servidores da PMBA e da Secretaria da Educação, e a outra metade para o público geral.
Em todo estado, o CPM possui 12.814 alunos. Além dos cinco colégios na capital (Dendezeiros, Luiz Tarquínio, Ribeira, Lobato e Cajazeiras), há unidades nas cidades de Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ilhéus, Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Candeias, Juazeiro, Jequié e Barreiras. A Creche da PM funciona na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, em Salvador.