Leite dourado: a bebida indiana que ativa o metabolismo e ajuda a emagrecer


Resultado de imagem para foto do leite dourado açafrão

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de mel .
  • 1 colher (chá) de açafrão-da-terra (ou cúrcuma)
  • 1/4 colher (chá) de gengibre (em pó)
  • 1/4 colher (chá) de cardamomo (em pó)
  • 1/4 colher (chá) de canela (em pó)
  • 2 colheres (sopa) de Água fervente
  • 2 xícaras (chá) de leite de coco (ou leite de amêndoas)

Modo de preparo

Em uma tigela média, misture o mel, o açafrão, o gengibre, o cardamomo e a canela. Misture bem. Em seguida, acrescente a água fervente e mexa para dissolver o mel. Junte o leite. Mexa e sirva.

Se você ainda não conhece a nova bebida da moda, prepare-se: ela se chama leite dourado e é uma mistura de leite (de vaca ou vegetal), cúrcuma e outros ingredientes variados, que podem ser mel, cardamomo, gengibre, óleo de coco, ghee, canela e até pimenta-do-reino. A atriz americana e natureba Gwyneth Paltrow é adepta, assim como a musa fitness brasileira Gabriela Pugliesi. Até a rede de cafés Starbucks incluiu uma versão da bebida (turbinada com café) no cardápio de suas lojas inglesas. Mas o que, afinal, ela tem de especial? A resposta está em seu ingrediente-chave, a cúrcuma. Também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta da família do gengibre. A parte usada é o rizoma.

Faz bem para a saúde? A cúrcuma possui um componente chamado curcumina, que ostenta uma longa lista de benefícios para a saúde. Para começar, ela é anti-inflamatória. “Existem estudos que relacionam o uso de extrato de curcumina com a melhora dos processos inflamatórios da artrose, controle da dor em articulações do joelho e alívio de doenças intestinais, como a colite”, diz a nutricionista Clarissa Fujiwara, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). A curcumina também tem ação antioxidante, ou seja, protege o organismo da ação dos radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento celular. Achou pouco? Pois a cúrcuma é estudada.