Centro de Zoonoses poderá ser implantado em Simões Filho


O vereador Luciano Almeida (MDB) apresentou na 7ª Sessão Ordinária da Câmara, realizada na manhã de terça-feira (16), indicação ao Executivo n° 054/2019, de sua autoria, que solicita a implantação do Centro de Zoonoses no município de Simões Filho. A proposição foi aprovada por unanimidade pelo plenário do Legislativo Municipal.

Foto: Dan Coutinho

Em sua justificativa, o autor lembra que os centros de zoonoses são unidades de saúde pública que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as doenças transmitidas por animais.

“A indicação é necessária para garantir o tratamento aos animais em situação de rua e o bem-estar dos animais e da população, bem como para agir no controle das zoonoses (doenças infecciosas que podem ser transmitidas de animais para seres humanos) e na prevenção de epidemias, evitando a proliferação de doenças”, destaca Luciano.

O vereador cita também que é de competência do Centro o controle da população de animais domésticos, além do controle de outras espécies.

Na discussão da proposição, o edil lembrou que é muito comum acontecer acidentes de trânsito provocados por animais à solta nas ruas, e muitos destes acidentes deixam vítimas. Cobrou ainda o apoio por parte do Executivo no recolhimento e cuidado de animais abandonados nas ruas.