Mancha de óleo atinge praias de Camaçari e deve chegar em Salvador nesta quinta


 

FOTO: Reprodução

A marinha emitiu comunicado nesta quarta-feira 9, informando que as manchas de petróleo que atingem a costa do Nordeste chegaram em algumas praias de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Os locais atingidos são Itacimirim, Guarajuba, Jauá e Arembepe, sendo que nas duas últimas praias as manchas foram vistas na manhã desta quinta-feira 10.

De acordo com entrevista concedida ao Jornal Correio da Bahia,o professor do Departamento de Oceanografia da Ufba, Guilherme Lessa explicou que, devido a mudança no sentido dos ventos no mês passado, o óleo chegou à costa da Bahia. Ainda segundo o oceanógrafo, o óleo continuará se deslocando para o sul enquanto estiver na água e a previsão é que nesta quinta-feira 10, a mancha de petróleo que atinge a região Nordeste deve chegar também às praias de Salvador.

As demais cidades baiana já atingidas pela substância são Jandaíra, Mata de São João, Esplanada, Entre Rios e Conde. Cerca de 13 praias já foram afetadas pelo óleo, que já está sendo investigado por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo o Ibama até terça-feira 9, já haviam sido retiradas cerca de 10 toneladas do resíduo apenas no estado. O órgão  orienta aos banhistas que evitem contato com essa substância devido o risco dela ser prejudicial a pele.