Mata de São João é a 3ª melhor cidade para se viver de acordo com o IFDM


De acordo com o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, Mata de São João é a 3ª melhor Cidade da Bahia para se viver. A pesquisa realizada pelo Firjan, que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil Municípios brasileiros, analisa as cidades com base em três itens fundamentais: Emprego & renda, Educação e Saúde.

O Município de Mata de São João encontra-se em 3º lugar no índice consolidado (de maneira geral), superando até a capital do estado. Levando em consideração o item ‘Educação’, Mata garante o 4º lugar, antecedido por cidades como Lafaiete Coutinho, Licínio de Almeida e Brumado.

A cada ano que passa Mata de São João avança consideravelmente em relação a municípios com muito mais recursos e quantidade de habitantes. Recentemente, escolas da Rede Municipal de Ensino alcançaram o melhor IDEB (Índice de Educação Básica) da Região Metropolitana, alcançando um indicador de 5,7 nos anos Iniciais (1º ao 5º ano), e 4,6 nos anos Finais (6º ao 9º ano), e hoje, atua com o programa de Educação em Tempo Integral.

Sem contar os investimentos na capacitação de agricultores rurais, as mais de 79 obras efetivas em todo o município, a chegada um tomógrafo e novos respiradores mecânicos para o Hospital Municipal, oficinas de esporte para toda a população, projetos de inserção para fortalecimento dos vínculos sociais e muito mais coisa!

Atualmente, a Cidade recebe uma programação de inaugurações de obras finalizadas, onde a Prefeitura e a população comemoram juntas os 173 anos de emancipação de Mata de São João, que é celebrado oficialmente no dia 15 de abril, mas promove um mês inteiro de programação (inaugurações e eventos culturais).