Mel no cabelo, sim! Confira receitas para aproveitar os benefícios do alimento


Quem diria, o mel, com poder adoçante, pode revolucionar a saúde dos fios. Afinal, ele é super-hidratante e ainda combate a queda capilar.

Christiane Ribeiro, dermatologista da Clínica Excellence (SP); Karina Soeiro, farmacêutica bioquímica biomédica; Monica Batista, biomédica esteta e a hairstylist Sonia Nesi explicam como usufruir dessa potência toda com três receitas caseiras potentes.

BENEFÍCIOS PARA OS FIOS 
Devido à sua composição rica em nutrientes como açúcares simples, frutose, ácidos orgânicos minerais, aminoácidos, antioxidantes, vitaminas do complexo B, C, E e D, o mel é um excelente umectante, emoliente natural que permite o crescimento saudável dos fios.

Desta forma, previne a queda capilar, permitindo o crescimento do cabelo. Como o seu pH é ácido, fecha as cutículas do couro cabeludo, o que fortalece e protege a saúde do fio. Além disso, o uso de mel permite que o cabelo fique mais limpo em razão de sua propriedade bactericida.

VEJA TAMBÉM:

Tonalizante caseiro com café – escureça seus cabelos sem química

HIDRATANTES QUE VOCÊ TEM EM CASA E NÃO SABIA 

  • Abacate: possui substâncias antioxidantes e é rico em óleos naturais. Por isso, pode não ser o mais indicado aos cabelos e peles oleosos.
  • Azeite: contém ômega 3 e 9, vitamina E, substâncias importantes para manter os fios sedosos e brilhantes.
  • Ovo: rico em vitaminas D, B e A, ferro e proteínas. Esses elementos atuam sobre o folículo capilar, fortalecendo-o e dando brilho e suavidade ao cabelo.

RECEITAS CASEIRAS
As máscaras podem ser feitas semanalmente. Não existe contra- indicações, porém, se houver qualquer tipo de irritação no couro cabeludo, interrompa seu uso e procure ajuda de um especialista.

Alecrim, camomila e mel
Ingredientes 

  • 2 copos de água
  • 1 colher (sopa) de folhas de camomila
  • 1 colher (sopa) de alecrim
  • ½ copo de iogurte natural sem açúcar
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo e aplicação 
Na água fervente, coloque as folhas de camomila e o alecrim. Deixe que as ervas fervam durante cinco minutos. Quando o líquido esfriar, adicione o iogurte e o mel. Misture. Lave o cabelo normalmente com xampu e condicionador. Após retirar o excesso de água com a toalha, aplique a máscara e deixe agir durante 20 minutos. Retire-a com água fria.

Abacate, azeite e mel
Ingredientes

  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ abacate amassado

Modo de preparo e aplicação 
Misture todos os ingredientes em um recipiente. Lave bem o cabelo com água em temperatura de morna para fria. Aplique o xampu. Se tiver o couro cabeludo oleoso, esfregue. Para couro cabeludo seco, massageie para estimular a oleosidade natural. Aplique a solução dois dedos abaixo da raiz e massageie. Deixe agir por 20 minutos e enxágue