Melhor receita de yakissoba para você fazer hoje


Yakisoba é uma comida de rua japonesa clássica feita por legumes, carne e macarrão com um molho doce e salgado. Minha versão mantém o sabor da autêntica Yakisoba, mas adapta a técnica e os ingredientes para cozinhas não japonesas.

O QUE É YAKISOBA?

Talvez um dos alimentos de rua mais conhecidos do Japão, Yakisoba (literalmente) signifique literalmente “macarrão grelhado”. Pensa-se que ele se originou da culinária chinesa e se tornou uma refeição popular de fast-food nos mercados negros que surgiram no Japão após a guerra. Em uma época em que a comida era escassa e o país estava ocupado reconstruindo, os ingredientes básicos necessários para fabricar o yakisoba e a possibilidade de prepará-lo em grandes grelhas de aço chamadas teppan , idealmente adequado para esses ambientes improvisados ​​ao ar livre mercados.

COMIDA DE RUA JAPONESA

Hoje em dia, as regulamentações de saúde praticamente eliminaram as barracas de comida ao ar livre, mas o yakisoba ainda pode ser encontrado nas barracas de todos os lugares, desde os estádios de beisebol aos tradicionais matsuri (festivais). Se você já esteve em um desses festivais no Japão, provavelmente se lembra do cheiro do molho picante e frutado caramelizado naquelas grades gigantes de aço acompanhadas pelo barulho de marcas registradas das espátulas de metal grossas usadas para fritar o macarrão.

INGREDIENTES PARA YAKISOBA

Enquanto a maioria das versões de yakisoba de comida de rua são principalmente macarrão com alguns restos de repolho aqui e ali, eu gosto de carregar meu yakisoba com vegetais (e às vezes frutos do mar ou carne), transformando-o em uma refeição completa.

MACARRÃO YAKISOBA

A maioria das pessoas fora do Japão associa o soba ao macarrão de trigo sarraceno, porque soba significa literalmente “trigo sarraceno” em japonês, mas a palavra era historicamente usada para se referir a qualquer macarrão longo e fino. De fato, o ramen era originalmente conhecido como chūkasoba (macarrão chinês).

No caso de Yakisoba, o macarrão é macarrão alcalino de estilo chinês. No Japão, esse macarrão está disponível em embalagens pré-cozidas especificamente para este prato. Embora sejam convenientes, eu não sou fã deles porque é difícil desembaraçar, e eles tendem a ficar cozidos demais e macios quando você os frita. Em vez disso, gosto de usar macarrão fresco, como ramen ou chow mein, e eu mesmo os cozinho. É uma etapa extra, mas não é muito mais trabalho, e os resultados são melhores.

Macarrão longo de estilo chinês frito com repolho, cenoura e cebola.

Yakisoba é tão bom que você provavelmente acabará comendo todo o lote; portanto, se você estiver preocupado com carboidratos e calorias, há uma boa alternativa: macarrão Shirataki. Esses macarrão feitos com o núcleo de um lírio vodu são muito baixos em carboidratos e praticamente não têm calorias. 

MOLHO YAKISOBA

Em um mundo em que as pessoas são pressionadas pelo tempo, a maioria dos yakisoba é preparada com molhos engarrafados ou embalados. Eles são carregados com MSG e não estão amplamente disponíveis fora do Japão, então eu prefiro misturar minha própria mistura, usando molhos disponíveis em quase qualquer lugar.

No Japão, o principal componente do molho é um molho de frutas e vegetais chamado chūno sōsu (  como em refrigerante e su como em sue), que geralmente é abreviado para sōsu. É um condimento derramado em tudo, de Tonkatsu a saladas, e é usado para temperar pratos que variam de Hambúrguer a Caril Japonês . O molho Worcestershire (eu uso Lea & Perrins) tem uma mistura semelhante de especiarias e tem o chute de vinagre, mas falta a doçura frutada, e é por isso que eu o misturo com ketchup e mel para fazer um fac-símile próximo que eu acho que tem um gosto melhor do que o original.

Também gosto de adicionar um pouco de molho de ostra ao meu molho Yakisoba, que empresta umami incrível ao macarrão, trazendo-o de volta um pouco para suas raízes chinesas .

A CARNE

O tipo mais comum de carne usado para yakisoba é a barriga de porco em fatias finas. Não só adiciona uma tonelada de sabor ao macarrão, mas também contribui com um pouco de gordura que ajuda a impedir que o macarrão grude. Se você tiver problemas para encontrar a barriga de porco em fatias finas na sua região, o bacon ao estilo americano é um bom substituto; no entanto, você precisará reduzir um pouco a quantidade de molho que você adicionar, pois o bacon pode ser bastante salgado.
Se você não gosta de carne de porco, frango ou camarão são excelentes opções, e também não há problema em deixar de lado a carne para fazer yakisoba vegetariana (certifique-se de usar um molho vegetariano de Worcestershire).

THE VEGGIES

A trindade padrão de vegetais para Yakisoba inclui repolho, cenoura e cebola, mas você pode usar honestamente qualquer combinação de vegetais que desejar. Em nossa casa, essa é uma maneira de usar as probabilidades e os fins da gaveta de legumes, e eu fiz isso com tudo, desde pimentas, ervilhas, aspargos e couve.

O Yakisoba é um prato japonês fácil de macarrão feito com macarrão, legumes e carne frito com molho doce e salgado temperado.

A PANELA CERTA DE YAKISOBA

O Yakisoba tem um sabor melhor quando feito em um teppan, mas a maioria de nós não tem uma grande chapa de alto rendimento em nossas casas, então aqui está o segredo para obter esse ótimo sabor grelhado em casa.

O teppan tradicional oferece uma grande superfície aquecida para trabalhar, para que os cozinheiros possam mover constantemente os ingredientes para mantê-los em uma parte quente da panela. Isso não apenas prepara os ingredientes rapidamente, mantendo sua cor vibrante, mas também permite que os ingredientes usem apenas um pouco de carvão, que é de onde vem esse sabor maravilhoso.

Para aproximar isso em casa, gosto de usar uma panela grande com um fundo pesado (ferro fundido ou aço inoxidável funcionam bem). A panela grande oferece uma área de superfície extra para trabalhar enquanto você usa uma panela pesada de ferro ou aço (em oposição ao alumínio) significa que a temperatura da panela não cairá tão rapidamente quando você adiciona ingredientes adicionais.

COMO FAZER O MELHOR YAKISOBA

Primeiro, eu gosto de fritar a barriga do porco, isso dá ao porco a chance de dourar, desenvolvendo uma tonelada de sabor, e também permite que parte da gordura se solte. Se você não usar barriga de porco, você aumentará a quantidade de óleo que usa na panela para 2 colheres de sopa.

Depois, frito rapidamente os legumes para dar um pouco de cor. Você não precisa cozinhá-los por todo o caminho até aqui, pois eles continuarão a cozinhar depois que o macarrão for adicionado.

Finalmente, o macarrão é adicionado e misturado com o molho até que fique caramelizado ao redor do macarrão e o macarrão começar a dourar.

As coberturas clássicas de yakisoba são aonori (flocos de nori verdes) e beni shōga (gengibre em conserva vermelho), mas também gosto de cobri-lo com cebolinha algumas vezes, e até ouvi dizer que há pessoas que colocam maionese nele.

YAKISOBA VIDEO

INGREDIENTES

  • 230 gramas
    macarrão amarelo fresco (como ramen)
  • colheres de chá
    óleo vegetal
  • 100 gramas
    barriga de porco (ou bacon, em fatias finas e picadas)
  • 100 gramas
    cebola (~ 1/2 cebola pequena, cortada)
  • 100 gramas
    repolho (~ 2 folhas picadas)
  • 60 gramas
    cenoura (~ 1/2 cenoura, julienned)
  • colheres de sopa
    molho Worcestershire
  • colher de sopa
    ketchup
  • colher de sopa
    molho de ostras
  • 1/2 colher de sopa
    querida
  • ¼ colher de chá
    Pimenta branca
  • colher de sopa
    óleo vegetal
  • Aonori (para decorar)
  • Benishoga (para decorar)

PASSOS

    1. Ferva o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Quando o macarrão estiver pronto, escorra e enxágue abundantemente com água fria, usando os dedos para agitar o macarrão. Drene o máximo possível de água do macarrão usando um movimento de queda com as duas mãos e puxando-o subitamente. Misture o macarrão com 2 colheres de chá de óleo vegetal para impedir que o macarrão grude.
      Lave bem o macarrão yakisoba para remover o excesso de amido.
    1. Prepare os legumes e faça o molho misturando o molho Worcestershire, ketchup, molho de ostras, mel e pimenta branca em uma tigela pequena.
      Bata os ingredientes do molho yakisoba juntos.
    2. Aqueça uma frigideira grande de fundo pesado ou grelhe em fogo alto até aquecer. Adicione 1 colher de sopa de óleo junto com a barriga de porco ou bacon. Frite até que a gordura da carne de porco comece a desbotar.
      Frite a barriga do porco até que comece a dourar nas bordas.
  1. Adicione as cenouras, as cebolas e o repolho e frite usando duas espátulas até os vegetais ficarem vibrantes e começarem a murchar (eles ainda não precisam estar totalmente cozidos).
    Frite os legumes até começarem a murchar.
  2. Adicione o macarrão e misture com o óleo na panela. Se você notar que eles estão grudando, adicione mais óleo diretamente no macarrão.
    Adicione o macarrão yakisoba e misture com o óleo.
  3. Regue o molho uniformemente sobre o macarrão e continue jogando e fritando até que o macarrão tenha uma cor uniforme e você possa sentir o cheiro do molho começar a caramelizar.
    Adicione o molho yakisoba e misture bem para caramelizar.
  4. Prato o yakisoba e polvilhe com aonori e benishoga para decorar.
    Um dos alimentos de steet mais populares do Japão, o Yakisoba é um refogado fácil e delicioso que se junta em minutos.