Mesmo com chuva, 15ª Parada Gay de Simões Filho atrai multidão; veja vídeo e fotos


Mesmo com chuva, cerca de 5 mil pessoas participaram da 15ª Parada Gay e a 9ª Caminhada Rosa que passou pelas principais vias de Simões Filho, região metropolitana de Salvador (RMS), neste domingo (15/09) que teve como tema “Abrindo o armário da resistência, lutando pela nossa existência”.

Mesmo com tempo chuvoso,o grupo de reuniu e realizou a abertura pontualmente às 16h15 na Avenida Elmo Serejo de Farias, em frente ao Condomínio João Figueiras e seguiu até a Praça Noêmia Meirelles, antiga Praça da Bandeira, onde o trio comandado por artistas ligados a militância LGBT e dos Direitos Humanos permaneceu parada para apresentações e shows de artistas transformistas e de bandas locais.

Rafael Miranda fazendo a abertura do evento. Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho

Para Rafael Miranda, representante do Grupo Contra o Preconceito (GCP), e um dos organizadores do evento, mesmo sem o apoio dos órgãos públicos da cidade, em sua 15ª edição o ato não poderia deixar de ser realizado e foi um sucesso.

“Graças a Deus ocorreu tudo bem, mesmo sem apoios dos órgãos públicos municipais devido ao decreto de estado de emergência. O movimento LGBT é de resistência e conseguiu botar o evento na rua contra todos os obstáculos. A parada completou 15 anos e não poderíamos deixar de comemorar algumas vitórias e também resistir alguns retrocessos governamentais contra os Direitos Humanos”, disse em entrevista ao FALA SIMÕES FILHO.

Ainda segundo Rafael, no próximo mês, o grupo fará uma Comissão Organizadora para já dar início a organização do evento para o ano que vem. “organizar com tempo para que possamos fazer um belíssimo evento”, concluiu.

O evento contou com o apoio das Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), Secretaria de Ordem Pública (SEMOP), guarnições da Polícia Militar, e equipes de Bombeiro Civil, equipe do brigadista Motta. Estiveram prestigiando o evento o vice prefeito da cidade e secretario de Cultura, Sid Serra, a secretaria de Saúde Poliana Vennas e o líder do Partido Verde Ferdnand Andrade.

Confira vídeo e fotos;

Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho
Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho
Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho
Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho
Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho
Foto: Débora Souza|Fala Simões Filho