Mudanças para tirar CNH e ACC, começam a valer nesta segunda


 

Passam a valer a partir desta segunda-feira (16), as mudanças para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC).

Quem quiser tirar a CNH na categoria B terá o número de aulas reduzidas, devido ao fim da exigência de simulador nas autoescolas, o que torna a CNH, em média, R$ 300 mais barata.

 Com a mudança, fazer aulas no aparelho passa a ser facultativo. As horas/aulas obrigatórias passarão de 25 para 20 horas, retomando a mesma carga-horária de antes de o simulador ter sido adotado. 

Já quem deseja obter ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) documento exigido para guiar cinquentinhas, poderá fazer as provas teórica e prática sem ter feito aulas. Somente se for reprovado, terá de passar por aulas práticas. Porém, em setembro de 2020, as aulas voltarão a ser exigidas mas o número vai cair de 20 para 5 horas, sendo que uma delas dever ser noturna.

A resolução nº 778 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de junho deste ano.