Novembro Azul conta com programação diversificada em Mata de São João


Depois do sucesso obtido na campanha do Outubro Rosa, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (Sesau) vem alertando aos homens a importância de cuidar da saúde, com o Novembro Azul. O mês é um alerta contra o câncer de próstata, um assunto que ainda é tabu para os rapazes.

Com palestras, rodas de conversa, exames, caminhada e bate papo, a equipe da Policlínica Municipal montou uma programação especial para que os homens entendam a importância do cuidado com a saúde.

Em palestra, na manhã desta segunda-feira (19), na Policlínica, o Proctologista da Unidade de Saúde ressaltou a importância da prevenção do Câncer de Próstata e ressaltou que esta medida é fundamental para a cura, mas ela depende unicamente do homem. “A classe masculina deve deixar o preconceito de lado e ir ao médico, isso evita problemas posteriores”.

A ação continua nos próximos dias 24 e 27 de novembro. Dia 24, será o dia D do da prevenção, onde será realizada coleta de PSA. Os atendimentos serão realizados a partir das 8h. O público alvo da campanha são homens acima de 40 anos. De acordo com a titular da Sesau, Tatiane Rebouças, o mutirão será realizado no sábado para abranger um número maior de homens, “escolhemos o sábado por ser um dia em que a maioria das pessoas está de folga, assim atingimos um grande número de pacientes atendidos”, esclareceu.

É necessário seguir algumas recomendações básicas antes da coleta do sangue, visando obter um resultado preciso. O paciente deve estar em jejum de no mínimo 3 horas. Além disso, outras recomendações devem ser obedecidas para obter um resultado correto. Para isso o ideal é não ter ejaculado nas últimas 48 horas; não andar de motocicleta nos dois dias que antecedem o teste; não deve fazer exercício de bicicleta (ergométrica ou não) por dois dias; não andar a cavalo dois dias antes do teste e evitar uso de supositório três dias antes da coleta do sangue.

Para fechar o mês com chave de ouro, será realizada a Caminhada Novembro Azul, pelas ruas da cidade, na terça-feira, dia 27, a partir das 16h. A caminhada terá a presença especial dos cantores Júnior Moura e Fred Tabaréu. A prevenção do câncer de próstata é a mesma para quase todos os tipos de doenças: sempre manter hábitos saudáveis. A dica dos especialistas é que o homem mantenha alimentação balanceada, cuidado com a obesidade e pratique exercícios físicos regularmente.